You are not logged in.

#1 2021-02-28 00:54:47

IgorEliezer
Member
From: São Paulo
Registered: 2017-12-25
Posts: 6
Website

Maxar está atualizando suas imagens e sobre Apple Data Team (#adt)

Isso é uma cópia adaptada do chat do OSM Brasil - Avançado


1) Maxar está atualizando suas imagens

A Maxar está atualizando as imagens, e é nítida a mudança de posição em cerca de 3 m para o norte e 5 m para o leste, pelo menos na região que costumo mapear que é Laranjal Paulista (por causa do Atlas de Laranjal Paulista, uma publicação que mantenho).

As imagens são mais atualizadas, porém a qualidade degenerou na área da cidade que mapeio. As imagens são mais borradas e com aparência de sépia (marrom claro/bege).

Maxar%2B%25281%2529.jpg

Na imagem acima, o tile que é mais recente está na parte inferior a direita, enquanto o resto mostra os tiles mais antigos.

Eu já desenhava os eixos das ruas com um deslocamento de 1.19 E; 2.45 N no Centro da cidade para alinhar com o geoprocessamento da prefeitura. Agora terei que adicionar um deslocamento dentro do deslocamento em certas partes da cidade. E o deslocamento varia de uma quadra para outra.

Olhem para estas duas esquinas. A imagem e os eixos estão bem alinhados. Foram mapeadas com a imagem da Maxar anterior que ainda não foi atualizada neste nível de zoom mais afastado.

Maxar%2B%25282%2529.jpg

Agora vou dar um zoom.

Maxar%2B%25283%2529.jpg

Antes, em ambos os níveis de zoom, a imagem ficava alinhada com as vias.

Pelo menos é o que estou tendo no editor JOSM. No editor iD a alteração ainda não aparece. (Isso foi ontem)


2) Sobre o trabalho da Apple que estavam alinhando as vias com a imagem da Maxar (ADT)

Apple, assim como outras empresas, tem uma equipe de mapeadores que estão editando o OSM pelo JOSM. É a Apple Data Team (você ve o #adt nos changesets).

Detalhes: https://github.com/osmlab/appledata

Já houve vários questionamentos de mapeadores da comunidade, inclusive eu, sobre a aplicabilidade das edições da ADT. O mais relevante a este tópico é o realinhamento de vias onde já não precisava, pois a via já havia sido alinhada com um geoprocessamento ou por uma imagem melhor posicionada, ocasionando casos de vias cruzando terrenos e edificações.

Como falei há alguns meses, não adianta arrumar algumas vias para alinhar com a imagem mais recente e deixar o resto como estava mapeado numa imagem mais antiga. O correto é deslocar a imagem de forma que se alinhe com as vias. Então você terá condições de julgar quais as vias que estão fora do lugar em relação às demais. Do contrário, é provável que estejam desperdiçando trabalho e tempo.

Daqui a um ano, a imagem do mesmo fornecedor mudará de lugar, de novo.

Enquanto não tivermos uma imagem devidamente ortorretificada e geoposicionada, a referência é o que já foi mapeado. Pelo menos nas áreas densamente mapeadas.

(Sim, para o "horror" de todos, estas imagens do Bing, Maxar, Esri etc são sempre uma aproximação. As imagens são obtidas por levantamento aéreo e por satélite e são ajustadas num modelo digital de elevação, que é também aproximado. Exemplo: a pista norte desta rodovia tem leves sinuosidades na foto aérea, mas no streetview ela é reta.)

Digo "a referência é o que foi mapeado" porque, se todas as ruas de uma cidade estão uniformemente fora do lugar e uma vez que obtivermos um levantamento geoposicionado, é mais fácil deslocá-las por inteira do que ficar arrumando pedaço por pedaço.

Por isso, eu proponho que, pelo menos nos casos em que as vias e edificações tiverem a etiqueta "source:geometry=nome de um órgão ou prefeitura", não se deve mexer para alinhar com a imagem, pois é muito provável que já vieram de um material georreferenciado.


3) Com relação à Maxar

O ideal mesmo é que a imagem não atualizasse, mas fosse "arquivada" e deveriam lançar outro link WMS com imagens novas para evitar ter tiles de épocas diferentes no mesmo zoom ou entre níveis de zoom, ou para evitarmos de perder referência.

Maxar%2B28-02-2021.png

Last edited by IgorEliezer (2021-03-03 02:41:30)


Igor Eliezer
Formado em arquitetura e urbanismo, pós-graduando em legislativo, território e gestão de cidades. igoreliezer.com | Perfil OSM

Offline

#2 2021-03-01 02:00:44

ftrebien
Member
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 887

Re: Maxar está atualizando suas imagens e sobre Apple Data Team (#adt)

Em muitos lugares o mapa do OSM ainda está tão incompleto que a perfeição no alinhamento com as imagens aéreas costuma ser deixada pra depois, o mapeamento semântico (descrição das vias usando etiquetas, pontos de interesse, etc.) e o diagramático (melhorias simples na geometria pra ela não parecer muito grotesca) agrega mais valor mais rápido com menos esforço. Mas, para quem está disposto a perseguir esse ideal logo de início, duas sugestões:

Quem se assusta com uma imagem menos nítida certamente é recém-chegado no OSM e não faz ideia de como costumava ser uns anos atrás. tongue

Last edited by ftrebien (2021-03-01 02:02:09)

Offline

Board footer

Powered by FluxBB