OpenStreetMap Forum

The Free Wiki World Map

You are not logged in.

Announcement

A fix has been applied to the login system for the forums - if you have trouble logging in please contact support@openstreetmap.org with both your forum username and your OpenStreetMap username so we can make sure your accounts are properly linked.

#1 2017-06-12 13:21:26

Bonix-Mapper-Forum
Member
From: São Paulo
Registered: 2014-08-21

Abreviações na tag name

Olá,

Gostaria de solicitar a ajuda de vocês sobre o entendimento da tag name por esta comunidade.

Trago este tema aqui porque iniciei um debate aqui:

* https://www.openstreetmap.org/changeset/48850320
* https://www.openstreetmap.org/way/222842155

Eu havia editado o nome de uma escola assim:

* name=Escola Ângelo Bortolo
* short_name=EE Ângelo Bortolo

O colega/usuário AjBelnuovo alterou para:

* name=E.E. Ângelo Bortolo
* phone    +55 11 2204 0300
* phone_1    +55 11 2952 8254

As tags no momento são:

addr:city    São Paulo
addr:country    BR
addr:district    Tremembé
addr:housenumber    91
addr:postcode    02352-090
addr:state    SP
addr:street    Rua Antônio Gonçalves Silva
addr:suburb    Bortolândia
amenity    school
email    e001272a@educacao.sp.gov.br
name    E.E. Ângelo Bortolo
operator    Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
phone    +55 11 2204 0300
phone_1    +55 11 2952 8254
ref    35001272
short_name    EE Ângelo Bortolo

Também me parece apropriado discutir o uso da pontuação em abreviações.

Após uma busca neste fórum só encontrei um tema semelhante:

* https://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21457
* Onde pode-se ler: " - polígonos com "." no nome (geralmente indicando abreviações): a abreviação normalmente precisa ser expandida se for uma palavra, ou formatada removendo os pontos se for um acrônimo "

No grupo do telegram sugeriu-se que o uso de E.E ou EE na tag name poderia contribuir para a despoluição da tag.

Já adianto que entendo que EE ou E.E devem ser alterados para Escola Estadual, na tag name, assim como devem ser alterados nos nomes de ruas:
* Dr, Dr. = Doutor
* Gal      = General
* Prof.    = Professor

Uma vez que o tema mostrou ter um entendimento diferente trago até o fórum para ampliar a discussão.

Last edited by Bonix-Mapper-Forum (2017-06-12 13:30:03)

Edito como         Bonix-Mapper.
Importarei como Bonix-Importer.

#2 2017-06-12 16:00:27

Gerald Weber
Member
From: Belo Horizonte, Brazil
Registered: 2013-05-21

Re: Abreviações na tag name

Se formos pensar bem, nós só estamos tendo essa discussão porque o estilo cartográfico padrão mostra o nome completo. Se o algorítmo comparasse o tamanho da tag name com o tamanho da tag short_name, poderia mostrar a short_name. Com isto ninguém se incomodaria mais e ninguém ficaria preocupado em "despoluir" o mapa.

Aliás, o conceito de mapa "poluído" por possuir informações completas é no mínimo muito estranho.

Isto tudo me lembra a discussão sobre o grande número de vias terciárias em Porto Alegre. Alguém se incomodou com o grande número de vias amarelas e chamou o mapa de "poluído". Mudaram a cor das vias terciárias para branco e nunca mais este tipo de argumento apareceu.

Voltando ao tema, a gente tem que lembrar que nossos mapeamentos tem que ser interpretados por dezenas de algorítmos diferentes. O que estes algorítmos tem em comum (presumívelmente) é confiar que os mapeadores estão seguindo à risca as regras de mapeamento.

Uma das regras mais básicas que temos é não introduzir abreviações na tag name. O que podemos fazer é introduzir uma sugestão de abreviação via short_name.

Então no meu entendimento deveria ser

name=Escola Estadual Ângelo Bortolo
short_name=EE Ângelo Bortolo

alternativamente

name=Escola Estadual Ângelo Bortolo
short_name=EE Ângelo Bortolo;E. E. Ângelo Bortolo

de resto deixe o algorítmo se virar com isto.

#3 2017-06-12 20:38:41

Tomio
Member
Registered: 2014-04-21

Eu concordo em muitos pontos com o Bonix e o Gerald. Pra contribuir com a discussão, tb vou emitir algumas opiniões:

- Abreviação de nomes, prefixos ou Sufixos (Prof., Eng., Jr., etc...)  é consenso no OSM que não deve ser feito.

- Em escolas (ou outros) deveriam ser incluídas várias tag como:

* O nome deveria ser algo simples como foi citado: name=Escola Angelo Bortolo.

Qdo vamos pedir um endereço, é assim normalmente que recebemos a informação.
Também é assim qdo informamos a algum conhecido onde estudamos.
Ou qdo consultamos os locais de votação. Tb, não se diz "Praça Municipal" ou "Rua Municipal",...

A qualificação poderia ser colocada no operator, tipo operator=municipal, operator=estadual e operator=federal.
Isso ajudaria a filtrar os resultados em pesquisas no banco de dados do OSM.
Tipo um mapa somente com escolas municipais.

* O alt_name ou o official_name deveriam ser completos e sem abreviações: alt_name=Escola Estadual Angelo Bortolo.
Assim o mapa do OSM não irá "poluir", pq não visualiza esse tipo de informação.

* O short_name poderia incluir todo tipo de abreviação: short_name=EE Angelo Bortolo.

Então, vamos discutir e consensar algo pro Brasil?

Last edited by Tomio (2017-06-12 20:54:29)

#4 2017-06-12 21:23:51

Gerald Weber
Member

Prezado Tomio

Tomio wrote:

- Em escolas (ou outros) deveriam ser incluídas várias tag como:

* O nome deveria ser algo simples como foi citado: name=Escola Angelo Bortolo.

Qdo vamos pedir um endereço, é assim normalmente que recebemos a informação.
Também é assim qdo informamos a algum conhecido onde estudamos.
Ou qdo consultamos os locais de votação. Tb, não se diz "Praça Municipal" ou "Rua Municipal",...

A qualificação poderia ser colocada no operator, tipo operator=municipal, operator=estadual e operator=federal.
Isso ajudaria a filtrar os resultados em pesquisas no banco de dados do OSM.
Tipo um mapa somente com escolas municipais.

* O alt_name ou o official_name deveriam ser completos e sem abreviações: alt_name=Escola Estadual Angelo Bortolo.
Assim o mapa do OSM não irá "poluir", pq não visualiza esse tipo de informação.

* O short_name poderia incluir todo tipo de abreviação: short_name=EE Angelo Bortolo.

Pensei sobre isto e sinto que não posso concordar sobre a omissão do "Estadual" do nome de uma escola. Você argumenta que normalmente não é assim que se passa o endereço. Não é esta a minha experiência, pelo menos aqui em MG "Estadual" sempre é usado na referência a uma escola. Sei disto em parte porque dou aula pro curso de Licenciatura em Física na UFMG, a maioria dos meus estudantes faz estágio em escolas estaduais. Não me recordo uma única vez alguém omitir "Estadual" do nome da escola. Na verdade tem uma escola que muita gente simplesmente chama de "Estadual Central", omitido o "Escola" http://www.openstreetmap.org/way/218129 … /-43.94394. Por isto eu acho que não podemos fazer esta omissão.

Também não acho que podemos usar o argumento de "despoluir" o mapa. Entendo que quando dizem que o mapa está "poluído" na verdade as pessoas querem dizer que está "carregado"  de informações ou "abarrotado", difícil de visualizar pelo excesso de informação. Ora, esté um problema do renderizador. Não nos cabe remover informações só porque o renderizado gera um mapa sobrecarregado ou porque não é esperto o suficiente para puxar o short_name no lugar do name. Isto seria o famoso "tagging for the renderer" e é consenso que isto deve ser evitado.

Por outro lado, reconheço que tem nomes que começam a ficar gigantescos, por exemplo quando incluem algo como "Escola Estadual de Ensino Médio Guilhermina Hulda Kruger Reinholz". Neste caso entendo que batemos num limite prático, um nome de escola com 8 palavras, talvez nestes casos possa se trabalhar com coisas como

name=Escola Estadual Guilhermina Hulda Kruger Reinholz
official_name=Escola Estadual de Ensino Médio Guilhermina Hulda Kruger Reinholz
short_name=EEEM Guilhermina Hulda Kruger Reinholz

já para o alt_name, penso que realmente deve ficar para os casos em que a escola é também conhecida por outro nome que não tem a ver com seu nome real/oficial.

#5 2017-06-12 21:32:24

santamariense
Moderator
Registered: 2015-08-26

(Seguindo a mesma coerência do apresentado pelo Tomio)...

Sugiro mudança do título do tópico para "Padronização de mapeamento de escolas" porque entendo que o assunto é mais abrangente. Só não sei se é possível mudar o título.

Penso que a pergunta objetiva seria a seguinte:

Pergunta 1

Dado como exemplo uma escola de nome completo "Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal", as variações da nomenclatura a seguir devem ir em quais variações da tag name?

key1="Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal"
key2="EEEF Professor Fulano de Tal"
key3="Escola Professor Fulano de Tal"
key4="Escola Fulano de Tal" (neste caso principalmente se a lei que dá nome a uma escola põe o título do homenageado como opcional)
(Haveria outra variação?)

Pergunta 2

Qual valor deve ir na tag operator=* quando a escola for:

a) Municipal
b) Estadual
c) Federal

Pergunta 3

Alguma objeção sobre o uso das seguinte tags, bem como documentar elas na wiki OSM pt-br sobre escolas (amenity=school)?
a) isced:level=* (vide wiki para maiores detalhes)
b) ref:INEP=* (ID da escola junto ao INEP)

Complementem com o que julgarem pertinente e abrimos para votação. O voto deve ser preferencialmente justificado.

#6 2017-06-12 21:39:49

Gerald Weber
Member

Como fariamos com casos assim?

http://www.openstreetmap.org/way/240809 … /-45.97847

name=Centro Municipal de Educação Infantil Neysson Paulinelli de Oliveira

É uma escola, mas não tem "Escola" no nome.

#7 2017-06-12 21:42:48

Gerald Weber
Member

Dado como exemplo uma escola de nome completo "Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal", as variações da nomenclatura a seguir devem ir em quais variações da tag name?

key1="Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal"
key2="EEEF Professor Fulano de Tal"
key3="Escola Professor Fulano de Tal"
key4="Escola Fulano de Tal" (neste caso principalmente se a lei que dá nome a uma escola põe o título do homenageado como opcional)
(Haveria outra variação?)

falta esse:

key5="Escola Estadual Professor Fulano de Tal"

#8 2017-06-13 14:54:38

Nighto
Member
From: Rio de Janeiro
Website

Na minha opinião, a tag name deve sempre ter o que está escrito na fachada do estabelecimento, no caso a escola. Então se na fachada está escrito "Escola Estadual Ângelo Bortolo", é assim que deve ficar a tag name no OSM.

Já o short_name poderia ser alterado para algo menor, mas o importante é manter a tag name como ela é no mundo real.

Se por acaso alguma lei/decreto defina um nome diferente do que consta na fachada, este outro nome legal entra na tag official_name.

[]s

Last edited by Nighto (2017-06-13 14:57:50)

#9 2017-06-13 15:23:11

Bonix-Mapper-Forum
Member
From: São Paulo
Registered: 2014-08-21

Nighto,

Nighto wrote:

Na minha opinião, a tag name deve sempre ter o que está escrito na fachada do estabelecimento, no caso a escola. Então se na fachada está escrito "Escola Estadual Ângelo Bortolo", é assim que deve ficar a tag name no OSM.

Já o short_name poderia ser alterado para algo menor, mas o importante é manter a tag name como ela é no mundo real.

Se por acaso alguma lei/decreto defina um nome diferente do que consta na fachada, este outro nome legal entra na tag official_name.

[]s

Para as escolas o que está escrito nas placa geralmente é : EE Ângelo Bortolo

Esse foi um dos argumentos usados na discussão que envolve esta escola.

Generalizando, a tag name deveria conter o nome por extenso do estabelecimento.

Edito como         Bonix-Mapper.
Importarei como Bonix-Importer.

#10 2017-06-16 14:24:50

Linhares
Moderator
From: Brasilia
Registered: 2013-06-21
Website

Prezados,

sou da opinião que algumas coisas no OSM não podem ser padronizadas com zero margem de dúvida. A tag name é uma delas (outra é a classificação de vias, imho).
Nesses casos, eu acho bem razoável deixar como foi mapeado pela primeira vez. É uma questão de consideração com o trabalho do colega, visto que uma infinidade de outras informações precisam ser mapeadas.

De qualquer forma, a discussão é sempre saudável. Meu entendimento é o seguinte:

offical_name - é o nome longo que consta nos documentos
local_name - quando existe um apelido para o lugar
name - Escola Estadual Fulano de Tal ou Escola Fulano de Tal. É como as pessoas chamam a escola sem utilizar o apelido.
short_name - pode ser EE Fulano de Tal, Escola Fulano de Tal, etc... a depender do que está escrito em name (este deve ser menor)
alt_name - usar para todos as outras variantes.

Pergunta 1

official_name="Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal"
alt_name="EEEF Professor Fulano de Tal"
name="Escola Professor Fulano de Tal"
short_name="Escola Fulano de Tal"

Pergunta 2

operator = Governo do Estado, do Município ou Federal

Pergunta 3

Nenhuma objeção às tags. Aqui em Brasília tem um mapeador que adicionou um código em todas as escolas. E, se não me engano, ele adicionou escolas que não estavam mapeadas.

Quanto ao algoritmo, acho que ele deveria converter Escola Estadual para EE (E. E. | E.E.) e vice-versa!

Abraços, Linhares

#11 2017-06-23 09:37:50

Skippern
Member
From: Guarapari, ES, Brazil
Registered: 2009-02-07

E loc_name, não local_name
Tambem tem long_name

o sigilo EE pode ser adicionado no um tag especifico, mas não vejo motivo pra isso enquanto tem o sigilo no um dos formas do nome (alt_name="EEEF Professor Fulano de Tal")

Board footer