Abreviações na tag name

Olá,

Gostaria de solicitar a ajuda de vocês sobre o entendimento da tag name por esta comunidade.

Trago este tema aqui porque iniciei um debate aqui:

Eu havia editado o nome de uma escola assim:

  • name=Escola Ângelo Bortolo
  • short_name=EE Ângelo Bortolo
  • contact:phone +55 11 2204-0300;+55 11 2952-8254

O colega/usuário AjBelnuovo alterou para:

  • name=E.E. Ângelo Bortolo
  • phone +55 11 2204 0300
  • phone_1 +55 11 2952 8254

As tags no momento são:

addr:city São Paulo
addr:country BR
addr:district Tremembé
addr:housenumber 91
addr:postcode 02352-090
addr:state SP
addr:street Rua Antônio Gonçalves Silva
addr:suburb Bortolândia
amenity school
email e001272a@educacao.sp.gov.br
name E.E. Ângelo Bortolo
operator Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
phone +55 11 2204 0300
phone_1 +55 11 2952 8254
ref 35001272
short_name EE Ângelo Bortolo

Também me parece apropriado discutir o uso da pontuação em abreviações.

Após uma busca neste fórum só encontrei um tema semelhante:

  • https://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=21457
  • Onde pode-se ler: " - polígonos com “.” no nome (geralmente indicando abreviações): a abreviação normalmente precisa ser expandida se for uma palavra, ou formatada removendo os pontos se for um acrônimo "

No grupo do telegram sugeriu-se que o uso de E.E ou EE na tag name poderia contribuir para a despoluição da tag.

Já adianto que entendo que EE ou E.E devem ser alterados para Escola Estadual, na tag name, assim como devem ser alterados nos nomes de ruas:

  • Dr, Dr. = Doutor
  • Gal = General
  • Prof. = Professor

Uma vez que o tema mostrou ter um entendimento diferente trago até o fórum para ampliar a discussão.

Se formos pensar bem, nós só estamos tendo essa discussão porque o estilo cartográfico padrão mostra o nome completo. Se o algorítmo comparasse o tamanho da tag name com o tamanho da tag short_name, poderia mostrar a short_name. Com isto ninguém se incomodaria mais e ninguém ficaria preocupado em “despoluir” o mapa.

Aliás, o conceito de mapa “poluído” por possuir informações completas é no mínimo muito estranho.

Isto tudo me lembra a discussão sobre o grande número de vias terciárias em Porto Alegre. Alguém se incomodou com o grande número de vias amarelas e chamou o mapa de “poluído”. Mudaram a cor das vias terciárias para branco e nunca mais este tipo de argumento apareceu.

Voltando ao tema, a gente tem que lembrar que nossos mapeamentos tem que ser interpretados por dezenas de algorítmos diferentes. O que estes algorítmos tem em comum (presumívelmente) é confiar que os mapeadores estão seguindo à risca as regras de mapeamento.

Uma das regras mais básicas que temos é não introduzir abreviações na tag name. O que podemos fazer é introduzir uma sugestão de abreviação via short_name.

Então no meu entendimento deveria ser


name=Escola Estadual Ângelo Bortolo
short_name=EE Ângelo Bortolo

alternativamente


name=Escola Estadual Ângelo Bortolo
short_name=EE Ângelo Bortolo;E. E. Ângelo Bortolo

de resto deixe o algorítmo se virar com isto.

Eu concordo em muitos pontos com o Bonix e o Gerald. Pra contribuir com a discussão, tb vou emitir algumas opiniões:

  • Abreviação de nomes, prefixos ou Sufixos (Prof., Eng., Jr., etc…) é consenso no OSM que não deve ser feito.

  • Em escolas (ou outros) deveriam ser incluídas várias tag como:

  • O nome deveria ser algo simples como foi citado: name=Escola Angelo Bortolo.

Qdo vamos pedir um endereço, é assim normalmente que recebemos a informação.
Também é assim qdo informamos a algum conhecido onde estudamos.
Ou qdo consultamos os locais de votação. Tb, não se diz “Praça Municipal” ou “Rua Municipal”,…

A qualificação poderia ser colocada no operator, tipo operator=municipal, operator=estadual e operator=federal.
Isso ajudaria a filtrar os resultados em pesquisas no banco de dados do OSM.
Tipo um mapa somente com escolas municipais.

  • O alt_name ou o official_name deveriam ser completos e sem abreviações: alt_name=Escola Estadual Angelo Bortolo.
    Assim o mapa do OSM não irá “poluir”, pq não visualiza esse tipo de informação.

  • O short_name poderia incluir todo tipo de abreviação: short_name=EE Angelo Bortolo.

Então, vamos discutir e consensar algo pro Brasil?

Prezado Tomio

Pensei sobre isto e sinto que não posso concordar sobre a omissão do “Estadual” do nome de uma escola. Você argumenta que normalmente não é assim que se passa o endereço. Não é esta a minha experiência, pelo menos aqui em MG “Estadual” sempre é usado na referência a uma escola. Sei disto em parte porque dou aula pro curso de Licenciatura em Física na UFMG, a maioria dos meus estudantes faz estágio em escolas estaduais. Não me recordo uma única vez alguém omitir “Estadual” do nome da escola. Na verdade tem uma escola que muita gente simplesmente chama de “Estadual Central”, omitido o “Escola” http://www.openstreetmap.org/way/218129367#map=18/-19.93609/-43.94394. Por isto eu acho que não podemos fazer esta omissão.

Também não acho que podemos usar o argumento de “despoluir” o mapa. Entendo que quando dizem que o mapa está “poluído” na verdade as pessoas querem dizer que está “carregado” de informações ou “abarrotado”, difícil de visualizar pelo excesso de informação. Ora, esté um problema do renderizador. Não nos cabe remover informações só porque o renderizado gera um mapa sobrecarregado ou porque não é esperto o suficiente para puxar o short_name no lugar do name. Isto seria o famoso “tagging for the renderer” e é consenso que isto deve ser evitado.

Por outro lado, reconheço que tem nomes que começam a ficar gigantescos, por exemplo quando incluem algo como “Escola Estadual de Ensino Médio Guilhermina Hulda Kruger Reinholz”. Neste caso entendo que batemos num limite prático, um nome de escola com 8 palavras, talvez nestes casos possa se trabalhar com coisas como


name=Escola Estadual Guilhermina Hulda Kruger Reinholz
official_name=Escola Estadual de Ensino Médio Guilhermina Hulda Kruger Reinholz
short_name=EEEM Guilhermina Hulda Kruger Reinholz

já para o alt_name, penso que realmente deve ficar para os casos em que a escola é também conhecida por outro nome que não tem a ver com seu nome real/oficial.

(Seguindo a mesma coerência do apresentado pelo Tomio)…

Sugiro mudança do título do tópico para “Padronização de mapeamento de escolas” porque entendo que o assunto é mais abrangente. Só não sei se é possível mudar o título.

Penso que a pergunta objetiva seria a seguinte:

Pergunta 1

Pergunta 2

Pergunta 3

Complementem com o que julgarem pertinente e abrimos para votação. O voto deve ser preferencialmente justificado.

Como fariamos com casos assim?

http://www.openstreetmap.org/way/240809567#map=19/-20.01669/-45.97847


name=Centro Municipal de Educação Infantil Neysson Paulinelli de Oliveira

É uma escola, mas não tem “Escola” no nome.

falta esse:

Na minha opinião, a tag name deve sempre ter o que está escrito na fachada do estabelecimento, no caso a escola. Então se na fachada está escrito “Escola Estadual Ângelo Bortolo”, é assim que deve ficar a tag name no OSM.

Já o short_name poderia ser alterado para algo menor, mas o importante é manter a tag name como ela é no mundo real.

Se por acaso alguma lei/decreto defina um nome diferente do que consta na fachada, este outro nome legal entra na tag official_name.

[]s

Nighto,

Para as escolas o que está escrito nas placa geralmente é : EE Ângelo Bortolo

Esse foi um dos argumentos usados na discussão que envolve esta escola.

Generalizando, a tag name deveria conter o nome por extenso do estabelecimento.

Prezados,

sou da opinião que algumas coisas no OSM não podem ser padronizadas com zero margem de dúvida. A tag name é uma delas (outra é a classificação de vias, imho).
Nesses casos, eu acho bem razoável deixar como foi mapeado pela primeira vez. É uma questão de consideração com o trabalho do colega, visto que uma infinidade de outras informações precisam ser mapeadas.

De qualquer forma, a discussão é sempre saudável. Meu entendimento é o seguinte:

offical_name - é o nome longo que consta nos documentos
local_name - quando existe um apelido para o lugar
name - Escola Estadual Fulano de Tal ou Escola Fulano de Tal. É como as pessoas chamam a escola sem utilizar o apelido.
short_name - pode ser EE Fulano de Tal, Escola Fulano de Tal, etc… a depender do que está escrito em name (este deve ser menor)
alt_name - usar para todos as outras variantes.

Pergunta 1

official_name=“Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Fulano de Tal”
alt_name=“EEEF Professor Fulano de Tal”
name=“Escola Professor Fulano de Tal”
short_name=“Escola Fulano de Tal”

Pergunta 2

operator = Governo do Estado, do Município ou Federal

Pergunta 3

Nenhuma objeção às tags. Aqui em Brasília tem um mapeador que adicionou um código em todas as escolas. E, se não me engano, ele adicionou escolas que não estavam mapeadas.

Quanto ao algoritmo, acho que ele deveria converter Escola Estadual para EE (E. E. | E.E.) e vice-versa!

Abraços, Linhares

E loc_name, não local_name
Tambem tem long_name

o sigilo EE pode ser adicionado no um tag especifico, mas não vejo motivo pra isso enquanto tem o sigilo no um dos formas do nome (alt_name=“EEEF Professor Fulano de Tal”)

Olá, pessoal!

Queria reviver este tópico porque creio que não houve um ponto final no assunto. A comunidade OSM Ceará está pensando em importar as escolas para o OSM (não se preocupem, iremos seguir a estrutura de importação), mas caímos nessa mesma discussão da padronização dos nomes. Vou responder as 3 perguntas conforme divisão sugerida pelo santamariense.

Pergunta 1: Nomenclatura

A minha opinião (falo por mim e não pela comunidade OSM Ceará) é que deveríamos usar a seguinte estrutura de nomes para escolas públicas (explico abaixo a motivação):

Escola:

name = Escola Santa Luzia
official_name = Escola de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia
short_name = EEFM Santa Luzia
alt_name = E.E.F.M Santa Luzia (e variantes, caso existam)
loc_name = nome mais conhecido da escola no local, caso exista

Creche:

name = Creche José Dias Macêdo
official_name = Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo
short_name = CEI José Dias Macêdo
alt_name = C.E.I. José Dias Macêdo (e variantes, caso existam)
loc_name = nome mais conhecido da creche no local, caso exista

Possíveis questionamentos (e justificativas):

1 - Devemos utilizar o que está escrito na entrada da escola como name, pois essa é a regra do OSM.

Creio que podemos ser flexíveis. Pela minha experiência, é bem raro (para não dizer nunca) alguém dizer, “ah, eu estudo/fiz o ensino médio na EEFM Santa Luzia”. Se eu quero buscar o nome de uma escola/creche, eu escrevo “Escola xxx” no buscador.

2 - Mas o OSM é um banco de dados, e devemos tratá-lo como tal.

Concordo. Contudo, qual a finalidade de ter um dado que ninguém irá encontrar? Podemos culpar o router/render/Nominatim/algoritmo/utilizador dos dados o que for, mas devemos facilitar o uso desses dados. Como exemplo rápido, o Nominatim não encontra “Escola Santa Luzia” uma escola com o name = EEFM Santa Luzia. Já no que proponho acima, os utilizadores dos dados conseguem achar tanto Escola Santa Luzia como qualquer variante possível, sem burlar as regras do OSM.

3 - Exemplo do Gerald Weber sobre as escolas estaduais e sua omissão no name.

Isso varia de local para local. No Ceará, tanto na sigla quanto no nome completo não se menciona se a escola é municipal/estadual. Tanto é que o exemplo que estou usando nessa mensagem (escola real), não há menção do operador da escola. Enquanto uma escola municipal de ensino fundamental no Ceará tem a sigla EEF, no Mato Grosso tem a sigla EMEF. Não posso usar todos os estados por falta de conhecimento, mas nesses dois estados que conheço já mostro uma discrepância, que evitaria um consenso nacional. Usando somente “Escola xxxx” no name, evita esse problema, e as etiquetas short_name e official_name resolveriam o problema.

Além disso, caso no local a Escola Estadual xxx seja mais comumente chamada de Estadual Central, esse nome pode ir para a tag loc_name.

4 - Você está sendo muito prático ao reduzir tudo à Escola/Creche.

Sim, o objetivo é ter algum padrão e ajudar nos futuros mapeamentos. Há diversas siglas pelo Brasil, o que é bem complicado de padronizar. Só de escolas públicas temos EEEM, EMEF, EEEFM, EEFM, e por aí vai. Em creche pelo menos conheço CEI e NEDI (Núcleo de Educação da Infância), mas é provável que haja muitas outras siglas. Com a estrutura proposta, podemos ter todas essas variantes de maneira prática, sem criar nenhuma etiqueta ou criar diversas exceções que dificultaria o mapeamento.

Pergunta 2: Operador

Acho que aqui a coisa fica mais fácil. Para uma escola estadual do Ceará, seria:

operator = Secretaria da Educação do Ceará
operator:type = public

O bom das etiquetas operator/operator:type é que facilita a busca por escolas públicas, bem como por escolas municipais ou estaduais. Se eu desejar buscar as escolas municipais de Fortaleza, basta buscar por “Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza”.

Atenção ao nome completo da secretaria. Se colocar Secretaria Municipal da Educação somente, pode ser de qualquer cidade.

Pergunta 3: Outras etiquetas

Aqui acho importante definirmos uma etiqueta padrão para o Código INEP. Eu votaria por ref:INEP. No taginfo temos 4 tags para isso, e a maior delas é IPP:COD_INEP (creio que uma importação de escolas no RJ).

Para ISCED, tem uma planilha que se pode baixar da UNESCO. Na Wikipédia temos de maneira mais clara e resumida, os seguintes valores para creches, pré-escolas e escolas (que são os mesmos da UNESCO):

Creche (0-3 anos)/amenity=childcare/ISCED = 0
Pré-Escola (4-5 anos)/amenity=kindergarten/ISCED=0
Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (6-10 anos)/amenity=school/ISCED=1
Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11-14 anos)/amenity=school/ISCED=2
Ensino Médio (15-17 anos)/amenity=school/ISCED=3

Pelo que entendo, me parece que em algumas cidades/estados há também referências próprias para as escolas. Por exemplo, há uma escola aqui com código INEP = 23067268 e também um outro código = 131. Julgo que o último seja uma referência local. Sendo assim, usaria a etiqueta ref.

_____________________________________________________
_____________________________________________________

No, fim das contas, usando uma escola real, com todas as etiquetas possíveis (opcionais e obrigatórias), teríamos uma seguinte escola estadual, que leciona o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio:

addr:housenumber = 511
addr:postcode = 60060-090
addr:street = Avenida Dom Manuel
amenity = school
contact:email = cbevilaqua@escola.ce.gov.br
contact:phone = +55 85 3101 5080
isced:level = 2;3
name = Escola Clóvis Beviláqua
official_name = Escola de Ensino Fundamental e Médio Clóvis Beviláqua
operator = Secretaria da Educação do Ceará
operator:type = public
ref = 131
ref:INEP = 23067268
short_name = EEFM Clóvis Beviláqua
source = Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza
source:date = 2018

_____________________________________________________
_____________________________________________________

O que vocês pensam? Creio que jamais teremos uma opção que agrade a todos 100%, mas após discutirmos, podemos abrir uma votação na Wiki, seguindo todas as regras, e colocar em prática o que for decidido. Conto com o apoio de todos, pois essa discussão ocorreu quase há 4 anos e nada foi decidido, salvo engano, impossibilitando de realizarmos uma adição em massa das escolas no OSM.

Abraços!

Matheus

Por acaso essa semana estive em uma creche na praça presidente Janio da Silva Quadros, como no local tem 3 escolas uma estadual uma municipal e a creche que em são Paulo são conhecidas e tem placas na fachada com os dizeres CEI fulano de tal, essa em questão tem o nome CEI Jardim Japão , entretanto dentro tem uma placa de inauguração com o nome Creche do Jardim Japão o qual não coloquei por estar totalmente escondido do publico em geral, se alguém quiser ver as edições https://www.openstreetmap.org/way/930471502 , e como estou editando as escolas presentes no geosampa.

É essa a ideia, @O Fim, tentar padronizar os nomes para que não hajam esses casos. Mesmo com a fachada escrita uma coisa, internamente se referem como Creche. No meu entendimento, essas siglas têm a serventia de identificar o tipo exato de instituição, mas que no fim das contas se resumem a Creche e Escolas.

Eu aprendi que os nomes no Openstreetmap não deve ser abreviados, então poderia ser adicionado o nome por extenso na tag nome
e na tag alt_name o nome abreviado…

casó a consulta seja feita abreviada o caminho da pesquisa seria o mesmo…!

Uma Sugestão!

Raphael de Assis
Recife/PE

Sobre o uso dos termos “Estadual” ou “Municipal” no nome, uma observação: é possível que haja escolas com o mesmo nome, operadas por entes federativos diferentes, localizadas em locais distintos de uma mesma cidade. Nestes casos, entendo que ter o Estadual ou Municipal no nome, ainda que apenas no official_name, é fundamental para evitar equívocos.

Quanto ao uso na tag name, avalio que a melhor nomenclatura é Escola Municipal/Estadual Fulano de Tal, mas considero que é compreensível o uso de Escola Fulano de Tal.

Só discordo mesmo de usar abreviação na tag name, como E.E. ou coisa similar. Aqui no Rio, por exemplo, usamos E.T.E. para Escola Técnica Estadual ou Estação de Tratamento de Esgoto. Melhor não confundir as duas coisas. :laughing:

Oi Raphael, obrigado pela sugestão! Conforme falei no grupo de Telegram, na regra geral sim, mas a própria wiki específica isso:

Se um nome oficial for complicado ou obscuro e poucas pessoas o usarem na prática, mesmo se estiver sinalizado na entrada do local, é melhor colocar o nome oficial em official_name= ou alt_name=* do que tratá-lo como o nome principal.* (tradução livre da Wiki em inglês).

No caso, mesmo se na entrada está escrito Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Doutora Maria das Graças Ferreira, talvez é melhor colocar esse nome em official_name e ter um nome mais prático (e que é o mais comumente usado), como Escola Professora Doutora Maria das Graças Ferreira.

Além disso, não estaria abreviando nenhum nome (como Profª e Dra.), que concordo que não devem ser abreviados. A questão principal que eu trataria é reduzir todos esses prefixos “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio” para “Escola” (ou equivalente).

Não acho que fazendo desta maneira feriria os princípios da etiqueta name.

Oi gbragaalves, obrigado pela colaboração!

Sobre a primeira questão, eu acho que as etiquetas official_name e operator já evitariam possíveis confusões (pois o termo ‘estadual’ estaria na etiqueta official_name e também o ‘Secretaria da Educação de xxxx’ estaria na operator), mas particularmente tampouco vejo muito problema em adicionar “estadual” ou “municipal” no name. A minha maior preocupação é adicionarmos termos que achemos importantes, e no fim das contas a etiqueta name ter todos os termos possíveis, ficando igual à etiqueta official_name proposta :laughing:

Referente à abreviação, concordo com isso, e até falei no quote anterior um pouco mais sobre isso.

Pessoal, só passando para avisar que a votação da proposta está aberta: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Brazil/Padroniza%C3%A7%C3%A3o_das_escolas_p%C3%BAblicas_do_Brasil

Aguardo vossos votos/comentários! :smiley:

Pessoal, primeiramente queria agradecer a participação de todos, seja nesta discussão ou seja na votação. A votação da proposta foi encerrada e aprovada. Sendo assim, temos agora uma maneira unificada de mapear as escolas brasileiras.

Sendo assim, conforme a proposta, criei/atualizei/melhorei as seguintes páginas da Wiki:

Recursos educacionais (tradução)
Pré-Escola/Creche (melhoria)
Escola (melhoria)
Escala CINE (ISCED) (tradução e melhoria significativa)
ref:INEP=* (criação de página)

Fiquem à vontade para corrigir e melhorar as páginas! Espero que de agora em diante a criação de escolas siga um padrão no OSM.

Att,
Matheus