Hello

Alô alô pessoal, tudo bem?

Decidi apresentar-me depois de brincar um bocadinho e mexer com o JOSM, para não andar escondido.
Fiz algumas alterações(adicionei os municípios das regiões autónomas da Madeira e Açores como sub-áreas e também adicionei relações entre o município de Vila Nova de Foz Coa e suas freguesias) e se não houver problema algum pretendo adicionar mais relações em falta, p. ex em Trancoso e outros municípios com freguesias em falta.
Tendo dito, digam-me se houver algo especial que tenha de ter em conta quando estiver a alterar dados(p. ex., reparei que tive erros no validator quando adicionei ligação entre os Açores e seus municípios por causa de “unclosed coastlines” e “non-way” existentes. Isto é “erro tipo warning” ou é algo a tentar reparar quando possível?). :slight_smile:

Cumprimentos,
Nelson

Olá Nelson,

Bem-vindo ao OSM e obrigado pelos esforços realizados no mapeamento das fronteiras administrativas. Cada melhoria dos dados existentes é sem dúvida bem vinda!

Nelson, as linhas com a tag natural=coastline que definem a linha de costa das ilhas pertencem a relações com a tag place=island. Isto serve para definir cada uma das ilhas e o respetivo território.

As linhas de fronteira administrativa têm boundary=administrative. Na maioria dos casos a linha de costa tem boundary=administrative e natural=coastline, mas há exceções.

Se no JOSM pedir para descarregar todos os membros da relação Açores poderia pensar que estaria a descarregar toda a linha de costa, mas não. Em alguns locais, fruto de obras na costa por exemplo, e enquanto a Carta Administrativa Oficial não é retificada, a natural=coastline diverge da boundary=administrative. Se no JOSM pedir para descarregar todos os membros da relação Açores há natural=coastline que não é descarregada.

Embora não tenha certezas, e considerando que uma alteração para inclusão de sub-areas não mexe com a geometria da costa, parece-me que o aviso no JOSM terá aparecido por esse motivo, ou seja, um falso alarme.

Boas Edições e divirta-se
Emanuel

Olá Emanuel.

Agradeço a sua resposta e as informações relativas ao processo de obtenção de dados no JOSM(quando se trata de fronteiras administrativas que possam ter costa) e à possível causa do “alarme” que verifiquei. Faz sentido que seja devido ao possível desajuste entre os limites administrativos e costeiros.
Procederei, então, às correcções a fazer.
Um bem-haja, novamente.

Cumprimentos,
Nelson