Sobre rodovias duplicadas

Será que os retornos em “U” de uma determinada rodovia duplicada contam como INTERSEÇÃO?

Isso pra definir se é =motorway ou =trunk.

Ex:BR-101 de Estância-SE até Aracaju-SE

Acho que a discussão pode seguir na talk-br.

Eu sei que a convenção brasileira não diz isso, mas se tiverem retorno em U, não devem ser “motorway”. na “motorway” você entra e sai à direita (em países que circulam à direita)…

Pus no wiki a ilustração abaixo comparando os casos pra ajudar nessa discussão. A coluna branca representa o consenso internacional sobre o conceito de autoestrada/motorway. A princípio os retornos em U seriam compatíveis com esse conceito somente se permitirem o egresso de uma pista e o ingresso na outra com segurança, considerando que em ambos os casos o veículo deve ser capaz de desacelerar e acelerar de/para a velocidade da faixa da esquerda, que é a faixa mais rápida. Isso pode ser um problema para os veículos pesados, como os ônibus e caminhões, que por lei devem transitar pela faixa da direita, ou seja, tanto antes quanto depois do retorno em U o condutor do veículo pesado tem que transpor faixas para se colocar na posição correta. Para que todos esses movimentos sejam seguros, essas faixas teriam que ser bastante generosas, e não é o caso em muitas das rodovias brasileiras com retornos em U.