Divisas intermunicipais

Na cidade onde moro, Paulínia-SP, há uma quantidade grande de bairros que adentram em territórios de municípios vizinhos. Temos o caso de Marieta Dian, João Aranha e São José, parcialmente localizados em Cosmópolis; alfuns loteamentos fechados de Betel com territórios em Campinas; parte do Residencial Pazetti em Americana,parte do Cooperlotes em Sumaré, etc. Por outro lado, alguns bairros de Sumaré adentram no território paulinense, assim como em Nova Odessa. Isso é relativamente comum por se tratar de uma região metropolitana.

O problema é que diversas vezes fazem edições na região “corrigindo” as divisas intermunicipais, de forma que alguns bairros fiquem inteiramente no município onde estão registrados. No meu entendimento as divisas devem seguir o traçado oficial, independente de cortarem bairros ou não, assim como o IBGE faz. Como essas alterações são frequentes, consulto a comunidade

Por acaso é essa região aqui: https://www.openstreetmap.org/history#map=14/-22.7277/-47.2236

Lembro que mexi nessa região cerca de um ano atrás (um dos changesets) para arrumar o contorno da represa e detalhar as divisas municipais conforme os mapas do IGC-SP que são mais precisos (escala 1:10.000 com topografia e hidrografia) e seguem a Lei Estadual do Quadro Territorial. Foi um pesadelo. :roll_eyes: As relações estavam bem bagunçadas e havia sobreposições.

Mas eu não “corrijo” divisa de município com o bairro. Isso é bizarro. Eu faço o inverso, se aplicável. :confused:

E quanto ao que fazer nos casos das “correções”, o jeito é comentar os changesets.