OpenStreetMap para DWG

Boa noite pessoal,
Hoje eu preciso trabalhar com mapas georreferenciados para que possa fazer projetos de telecomunicações. Porém tenho um problema que sempre que vou procurar mapas de cidades em DWG estão extremamente ultrapassados e também sem georreferenciamento ( apesar que o problema de georreferenciamento não seja um problema tão grande ). Vejo uma possível solução desse problema seria a exportação dos mapas que estão na plataforma OpenStreetMap e migrar elas de alguma forma para AutoCad. Então tem horas que eu preciso interligar dois bairros com fibra óptica e necessito do mapa atualizado com nome de ruas, distancia das ruas, quadras (não me importa o que esteja dentro da quadras) e etc. Tentei algumas formas aqui porém não obtive sucesso, alguém saberia o que devo pesquisar para que consiga fazer isso ou melhor se é possível fazer isso ?
Att

Boa noite Arthur, o único meio que conheço, até o momento, de converter arquivo “.osm” para “.dwg”, e sempre dá certo, é o seguinte:

1)Para não pesar muito seu DWG, baixe do OSM o que você tem interesse:
-usa o http://overpass-turbo.eu/ , clica no “wizard(assistente)”, escreve o tipo de dados que quer, e a “cidade”, roda a pesquisa;
Exemplo no wizard, para baixar as “ruas”:
highway=* in “São José dos Campos”
-Clica “Exportar”, arquivo, em GeoJSON.

2)Abre o QGIS (https://pt.wikipedia.org/wiki/QGIS)
-Importa o arquivo .geojson no QGIS
(o Sistema de Referência de Coordenadas (CRS) será WGS84 EPSG:4326);
-Salva como .DXF (intercâmbio para CAD), com CRS de SIRGAS 2000 (EPSG:4674) (ou outro CRS que seja mais usado no seu trabalho).
Nota: só salvará o desenho (vetor); os dados do vetor não salva em DWG (nomes de ruas, etc)

3)Abre o .DXF no AutoCAD (2012 para cima);
salva como .DWG;
E deu. Fica um DWG georreferenciado em SIRGAS 2000
(se for abrir de volta no QGIS, tem que indicar CRS SIRGAS 2000 EPSG:4674, porque dgw não salva a CRS)

Agradeço sua ajuda já cheguei em um nível de projeto que nem conseguiria imaginar chegar kkkk. Depois de fazer alguns testes aqui e dar uma breve estudada, cheguei numa conclusão: É possível invés de isolar as ruas para extrair as informações do mapa pegar os limites da quadra/calçada. Para nível do projeto que eu necessito fazer, se eu tiver os limites das quadras/calçada assim tendo o tamanho das ruas ficaria mais fácil de realizar. Porque da forma que tu me ensinou eu fiquei apenas com as linhas representando as ruas. Meu projeto eu necessito georreferenciar os postes para que possa projetar fibra ópticas compartilhando os postes da concessionaria de energia, então tendo só as linhas fica muito confuso, acho que conseguir pegar quadras-calçada ficaria mais fácil o entendimento do projeto

Não sei se entendi bem. Mas todo modo em geral não tem as quadras desenhadas no OSM. Só as ruas.
Neste caso, imagino, para gerar polígonos de quadras teria que fazer um buffer conforme a largura da rua; a partir daí recortar polígonos nas intersecções, formando quadras isoladas. Talvez os Planos Diretores tenham as quadras Mas isso fica muito na estimativa.
E ainda não adiciona os nomes da rua em CAD. Aí imagino que teria que gerar nomes em pontos por centróide de segmentos de linha de eixo de rua, e orientados pela inclinação do segmento; ver como importar estes pontos com nomes sob forma de texto pro CAD. Complicado todo modo. Tem que pesquisar pra ver se tem outro modo mais fácil.
Se a cidade tiver Plano Diretor em DWG mapeado com quadras, melhor. Georreferenciamento pode ser feito ou corrigido em cima do mapa, no QGIS.

Boa noite Arthur, me chamo Othon e também tenho o mesmo problema que o seu, eu ate consigo alguns mapas em DWG o problema é que eles vem com informações de topografia como nível de solo entre outros sem contar que são bem antigos porque baixo do site do IBGE e quando abro no CAD vem todos cheios de linhas ai preciso fazer uma grande limpeza alinhas as quadras que vou precisar passar com a rede e me demanda muito tempo gostaria que por gentileza me ajude se possível preciso otimizar meu tempo e apresentar uma resposta melhor aos meus superiores.

Boa noite Arthur e Othon, estou com o mesmo problema que vocês, ainda em 2021, tenho a mesma situação de precisar das ruas para referenciar postes para lançamento de fibra óptica.
Gostaria de saber se vocês conseguiram resolver o problema de vocês…

As ruas em geral tem.
No OSM o que mais tem em geral são as ruas. Linhas (highways).
Em geral não tem quadras (polígonos). Para obter polígonos de quadras aproximadas, tem que gerar:
fazer um buffer de +/- 10m geral pra cada lado de rua, gerar polígonos de quadras.
Converter em DXF e depois DWG é simples. Leram acima?

Para o caso de vocês as vezes usar a Base Face de Logradouros do IBGE é mais facil por que a topologia é a quadra. Basta pesquisar ai no google “Base Face de Logradouros”, fazer o download e abir no QGIS a cidade do seu interesse (ver codigo da cidade no site do IBGE) e exportar em DXF igual o colega ai em cima falou.