Overlays do IBGE

Notei que surgiu no mapa um número de “nature reserves” aparentemente aleatórias, sem nome ou qualquer informação adicional. O motivo disso foi a inclusão de vários overlays nos editores, puxados diretamente do geoserver do IBGE. Especificamente, as áreas a que me refiro foram traçadas do overlay intitulado “IBGE-BC250 Units of Sustainable Use - APA”.

Os demais overlays (muito úteis) do IBGE, como rios e limites municipais, tem o mesmo problema: não há nomes. Mostrar esses nomes no overlay certamente pouparia trabalho de revisão e refinamento no futuro.

Pois bem, acontece que a versão vetorial das mesmas camadas no geoserver do IBGE contém o nome e vários atributos extras.

Por isso, creio que seria interessante baixar todas as camadas relevantes do IBGE e renderizá-las num novo overlay contendo nomes o outros detalhes úteis. Uma vantagem colateral disso seria unificar em apenas um overlay com tudo que interessa da base do IBGE, em vez de várias camadas avulsas e bastante esparsas. Uma desvantagem é que seria preciso achar um servidor para armazenar esses tiles. No passado, empresas como o mapbox ajudaram com isso.

Que tamanho que tem esses dados todos?
De onde dá para baixá-los?

Em https://geoservicos.ibge.gov.br/geoserver/, opção “Layer Preview” e buscando por “BC250”. Dá pra visualizar clicando em “Open Layers” ou baixar em diferentes formatos, tanto vetorial quanto raster.

Em formato vetorial, não passa de alguns gigabytes. Porém, para renderizar no país todo em níveis mais altos de zoom, sem duvida é necessária uma infraestrutura profissional. (Os editores só aceitam camadas raster.)

Ah… basicamente o que tem em ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/bases_cartograficas_continuas/bc250/versao2017/

Talvez precise esclarecer isso (do BC250_termo_uso_2017.pdf):

Com o plug-in opendata, JOSM pode ver shapefiles como uma nova camada.
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/OpenData

Essas condições de licenciamento parecem tornar seu uso incompatível com o OSM, certo?

Me parece que torna incompatível, a menos que obtenhamos permissão e que eles digam explicitamente que os dados podem ser importados no OSM sem o requisito de que a origem deles apareça nos trabalhos derivados do OSM (site, layers do Leaflet, apps de roteamento, etc.). Em alguns casos, o fornecedor dos dados concorda com isso mas exige que os dados/changesets tenham source=*.

Eu creio que a questão do uso dos dados do IBGE está resolvida. Eles já não afirmaram várias vezes que o contúdo do portal de dados é “domínio público mas exige-se atribuição de autoria”?

O iD faz isso automaticamente.

Eu não tenho o link, mas acredito que tenham sim quando essa camada foi disponibilizada. Seria bom reler a comunicação que deu essa permissão só pra ter certeza de que ela se estende também aos dados vetoriais - e caso não esteja claro, obter uma confirmação. Talvez eles exijam que o servidor do novo tile layer declare que só pode ser usado no OSM ou que requer algum outro tipo de atribuição.

Por ora, os atributos (tags, incluindo o nome) podem ser copiados abrindo os shapefiles no JOSM, o que dispensaria a necessidade de um novo tile layer. Só não é tão acessível para quem só conhece o iD.

Acabo de descobrir um overlay de ruas em Salvador, feito com os dados de face de quadra do IBGE: https://www.openstreetmap.org/user/wille/diary/42727

Seria interessante estender isto também para o Brasil inteiro.

Nesse caso, o volume dos dados pode começar a se tornar um desafio. Mas, de qualquer forma, sem uma infraestrutura profissional, nem a primeira parte é factível.

Me parece que as pessoas que contataram o IBGE já deixaram claro sobre licença e registraram.
Links abaixo.
Questão importante como esta, uma hora tem que dar por resolvido e passar adiante. Ficar sempre rodeando vira coisa viciosa, improdutivo. Parece coisa pra fazer patinar ao invés de avançar.

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Import/Catalogue/Brazil_IBGE_Subnormal_Agglomerates

https://lists.openstreetmap.org/pipermail/imports/2013-July/001981.html

https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2013-July/003687.html

https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:IBGE_Import

Tá lá https://www.openstreetmap.org/user/naoliv/diary/47881

Dá pra fazer pra mais dados também, só que o mais trabalhoso é ver quais dados utilizar e de que maneira.

Fantástico!

Se você tiver interesse, posso dar uma passada pelas layers da base cartográfica do IBGE e montar uma lista das mais relevantes.

Para começar, duas idéias. Em ambos os casos, mostrando o campo “nome”.

  1. Unidades de conservação:

  2. Rios

Outra fonte para o download (talvez mais robusta) é ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/bases_cartograficas_continuas/bcim/versao2016/