[wiki][RS] Limpeza de artigos de microrregiões

Há vários artigos no wiki sobre microrregiões, quase todas no Rio Grande do Sul, que parecem praticamente abandonados desde 2010. Eles contêm uma tabela de status de mapeamento, com foco no sistema rodoviário, que era popular no wiki alemão nessa época, e podem ser dividos em alguns grupos:

Não existem mais microrregiões desde 2017. Então, eu gostaria de propor que fossem removidos (não sei se o seu conteúdo pode ser aproveitado de alguma forma) e que fossem criados artigos para as Regiões Geográficas Intermediárias, equivalentes às antigas macrorregiões, de modo a diminuir o número total de artigos a gerenciar (mais fácil alterar na próxima mudança de organização territorial do país) e para termos algum lugar para acumular informações de municípios menores sem ter que criar um artigo para cada um deles (as comunidades com mais contribuidores parecem estar criando artigos só para as cidades maiores).

O que acham?

Bom ter trazido isto para a discussão. Eu ia comentar no grupo OSM RS do Telegram, que não vejo mais sentido em manter os artigos sobre as Micro’s. Uma que elas não existem mais, e outra que já se está documentando diretamente nas wikis de cada município, como por exemplo Araricá.

No caso do RS temos uma lista de tarefas, que após completadas as partes, documenta-se na wiki, que também serve para um controle de qualidade.

Conteúdos das wikis das micros que estiverem atualizados, ou que tenham alguma utilidade, podem ser movidos para wiki do respectivo município ou do estado.

Araricá é um exemplo interessante de algo que me preocupa um pouco como usuário e mantenedor do wiki. O município tem só 5 mil habitantes, mas tem página própria. Tem municípios bem maiores sem página própria (por falta de mapeadores). O que eu acho que faria mais sentido seria colocar dados sobre Araricá num artigo que represente uma região maior, por exemplo, a Região Geográfica Imediata de Novo Hamburgo - São Leopoldo, ou a Região Geográfica Intermediária de Porto Alegre. O artigo da região então poderia ser dividido em sub-artigos abrangendo todos os municípios da região - bairros e distritos (divisões territoriais hierarquizadas), sistema viário hierarquizado (quando tivermos esse dado), links para prefeituras e para o plano diretor, rotas de transporte. Poderia também ter um sub-artigo relativo a tarefas pendentes, como por exemplo a lista de ruas a revisar em Araricá, mas seria um sub-artigo para a região toda, não um sub-artigo por município. Dessa forma acho que ficaria mais intuitivo comparar e integrar as informações dos municípios vizinhos. Quem é de Porto Alegre ficaria sabendo das pendências em Araricá e, em caso de dúvidas em situações particulares (ex. classificação viária, nomenclatura de POIs, etc.), poderia buscar inspiração no trabalho feito nos municípios vizinhos.

Se criarmos uma página para cada município no wiki, teremos 497 artigos só no RS. Mas se criarmos uma para cada uma das 8 regiões intermediárias e alguns sub-artigos (supondo Divisões Territoriais, Sistema Viário, Transporte, talvez Ciclovias), teremos 8 * 4 = 32 artigos pra gerenciar e seguir, o que é bem mais gerenciável.

Como os artigos mencionariam os municípios que eles contêm, ainda seriam localizáveis com a busca. Também podemos criar redirects.

Pra grande maioria dos municípios menores, é bem provável que não tenhamos praticamente nenhum dado oficial pra consolidar no artigo, o que quer dizer que um artigo dedicado ao município provavelmente seria um exagero e a tendência é de que acabem sem manutenção/revisão periódica. (Eu, por exemplo, não sabia do de Araricá.)

No extremo mais alto disso estaria a região metropolitana, com vários municípios grandes com muitos dados. Mesmo assim, os artigos resultantes seriam de tamanho médio, se comparado com os artigos típicos no wiki do OSM. Além disso, fica mais intuitivo pensar assim já que a região metropolitana é planejada de forma integrada (pela Metroplan). Particularmente em PoA, acho importante saber das diferenças entre o município da capital e os municípios vizinhos, pra não fazer alterações acidentais no mapa. Então, se tivesse um artigo só pro sistema viário de toda a região, mostrando o sistema viário de cada município, fica fácil comparar e entender as diferenças. E se tivesse um pras divisões territoriais, também fica fácil saber o que é distrito e o que é bairro, quem tem distrito e quem não tem, quem tem bairro oficial e quem não tem.

Acho que eu devo ter criado a maioria deles (no RS), na tentativa de organizar o mapeamento. Como não estão sendo usados, por mim podem ser apagados.

Me parece uma boa estrutura geral para a wiki no RS. 8 páginas, uma para cada região intermediária, cada uma com subartigos predefinidos. Redirecionamentos das páginas municipais existentes para a respectiva região, sem criar redirecionamentos para municípios que não tem página própria atualmente.

Por mim, podemos implantar essa estrutura.

Que se acabe tendo inúmeras páginas para serem mantidas, eu acho que isso é inevitável. Por exemplo, se fizer por municípios, teremos 497 páginas. Se fizermos pelas 8 regiões, com o tempo elas vão se desdobrando em sub-páginas (Região X/Transportes, Região X/Uso do solo, …).

Uma das vantagens que vejo em ter um artigo para cada município, é para quando notar novos colaboradores nele, chegar e apresentar uma documentação wiki do que foi feito lá, em uma só página, para que ele/a possa dar prosseguimento e manutenção no mapeamento e (atualização da) documentação.

Mas se a maioria estiver favorável a paginação por regiões, sem problema, pois mais importante do que decidir como vai ser feito, é … ser feito. E também não me oponho caso venha a surgir um colaborador de uma cidadezinha X que queira manter uma documentação detalhada de sua cidade, por menor que seja.

Por fim, acho que a questão seria mais em ter um mantenedor wiki local do que pela quantidade de dados que teoricamente teria de ser detalhado num município.

Quando for esse o caso, sempre podemos criar uma página específica para o município e ligá-la à página da região usando um link, mas tenho observado que isso é a exceção e não a regra. Eu jamais me oporia, tanto é que fui eu que criei a maior parte das páginas de municípios, na expectativa de atrair mantenedores, o que acabou não acontecendo, parecido com a iniciativa do Flávio em 2010.

Acho que municípios grandes (Porto Alegre, Caxias do Sul, etc.) devem ter sua página própria. Não é necessário criar uma página para cada um dos municípios do RS, mas as páginas que têm alguma informação relevante devem ser mantidas. As páginas regionais podem (devem) conter links para as páginas dos municípios principais.

Olhei o conteúdo e o histórico dos artigos de cidades com mais de 100 mil habitantes e as que são núcleos urbanos regionais, e também todas as cidades do RS no wiki. Das centenas de cidades, só as seguintes têm algum conteúdo que não seja o “padrão” mais comum (listas de distritos e bairros, de rotas de transporte público, de ciclovias, mapa ou descrição exaustiva da hierarquia viária oficial, e referências ao site da prefeitura, da câmara de vereadores, e ao plano diretor):

  • Fora do RS:
    [list=*]

  • Mantidas regularmente:
    [list=*]

  • Belém

  • Florianópolis

  • Fortaleza

  • Guarapari

  • Jaraguá do Sul

  • Joinville

  • Recife

  • Rio de Janeiro

  • Vila Velha

[/*] [*]Estagnadas e incompletas desde 2014:
  • Ipatinga

  • Natal

  • Ponta Grossa

  • São José dos Pinhais

  • São Paulo

  • Vitória

[/*] [/list][/*] [*]No RS:
  • Mantidas regularmente:
    [list=*]

  • Porto Alegre

  • Santa Maria

  • Pequenas, criadas recentemente:
    [list=*]

  • Araricá

  • Dilermando de Aguiar

  • Restinga Seca

  • Rosário do Sul

[/*] [/list][/*] [*]Estagnadas e incompletas desde 2014:
  • Bento Gonçalves

  • Caxias do Sul

  • Garibaldi

  • Guaporé

  • Rio Grande (além do conteúdo padrão, só tem um número de telefone)

  • São Gabriel (além do conteúdo padrão, só tem uma citação a uma tarefa pendente)

  • Venâncio Aires (além do conteúdo padrão, só tem uma nota sobre limites de bairros não coincidirem com os eixos das vias)

[/*] [/list][/*] [/list]

No RS foram criados artigos para várias cidades pequenas recentemente, mas elas só têm o conteúdo “padrão” que poderia ir para os sub-artigos padrão para cada região.

Acho que faria sentido:

  • mover o telefone para a seção de referências da página principal da região

  • mover a tarefa pendente prum sistema padrão de controle de tarefas (ex.: um pad, o OSM Tasking Manager, etc.)

  • levar a nota sobre os limites dos bairros de Venâncio junto ao consolidar no sub-artigo de divisões territoriais da região

  • colocar as tabelas de status de mapeamento de Caxias, Bento, Garibaldi e Guaporé num sub-artigo de Status para a região

Nenhum dado perdido, só reorganizados. O que acham?