Importar shapefile com nome correto de logradouros

Bom dia e saudações, sou novo no fórum.

Trabalho no município de Igrejinha RS com a cartografia digital, e temos desenvolvido um trabalho de correção/atualização de nomes e traçados de logradouros urbanos e rurais. Gostaria de proceder uma alteração nos mapas, mas não queria fazer isso manualmente. Há alguma forma de importar vetores com atributos associados, p. ex. shapefile para substituir os logradouros existentes. Qual a melhor forma? Há muitas ruas no mapa com nomes incorretos. Desde já agradeço.

Apagar o que já existe e colocar algo novo não é o caminho correto.
Pode ver alguma coisa com conflação (https://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/Conflation por exemplo)

Mas pelo tamanho da localidade creio que algo mais manual acabe saindo mais rápido do que pensar em soluções complexas.
Colocando um mapa de fundo da cidade com o nome das ruas e verificando as ruas existentes no OSM, por exemplo, usando o plugin https://wiki.openstreetmap.org/wiki/JOSM/Plugins/TODO_list (ou seja, indo de rua a rua e apenas alterando o que precisa ser corrigido)

Outra sugestão :
baixar só as vias do no JOSM com o overpass;
salvar e abrir no QGIS;
salvar como shp, e pegar só a coluna de nomes, em ordem alfabética, e comparar com a sua;
e atribuir um campo qualquer tipo "corrigir nas que NÃO batem;

Com isso vc pode gerar um mapa só das que não batem, pra colocar como camada auxiliar no JOSM, e ir direto nelas nos dados do OSM, e trocar os nomes onde precisar.

Mas não apagar os vetores existentes pois perderia o histórico.

Olá. Muito legal saber do interesse em melhorar os dados do OSM de Igrejinha. Montamos um grupo e estamos fazendo uma revisão completa pelo estado, porém a base que temos usado não é das melhores, mas é a que está mais acessível no momento que é o IBGE para áreas urbanas (neste caso).
Fica o convite caso queira participar ou pedir ajuda enquanto estiver editando, ou para ajudar a construir projetos de mapeamento pelo estado ou específico de Igrejinha: https://web.telegram.org/#/im?p=@osmrs

Pelo que entendi, os dados novos que estás trazendo ao OSM tem um alinhamento melhor e nomes de ruas corretos/atualizados. Seria isso?

Para fazer o alinhamento, o melhor é usar o JOSM. Coloca-se a camada que tu tem disponível de fundo e faz o alinhamento dos eixos de ruas dos dados do OSM em outra camada. Quanto ao nomes de ruas eu faria o seguinte: Baixaria os dados do OSM para o JOSM, colocaria a tag REVISADO=NAO em todas as ruas, conforme iria conferindo na base que tu quer importar, ia retirando esta tag até não constar nenhuma, significando o fim da revisão, e só então subiria as modificações ao OSM.

Como disse o naoliv, pode ser mais rápido fazendo assim. Inclusive, tem várias ruas de Igrejinha que fazem parte de relações como linhas de ônibus e limites de bairros que teriam que ser cuidados para não quebrar as relações fazendo-na perder (parte de) seus membros. E como estamos fazendo uma revisão geral no RS, temos total interesse nessa melhoria. O melhor é que tu tentes aprender e fazer, pois isso permite que tu tenhas uma interação com os dados, e aprenda coisas novas, inclusive as vezes podem surgir ideias de novos mapeamentos. Porém, caso você precise de ajuda para por a mão na massa, estou a disposição para ajudar parcial ou totalmente na sua tarefa proposta.

Aproveito para comunicar que quanto às tarefas referente a Igrejinha, precisamos revisar os limites do município, completar as estradas rurais e cursos d’água, além de desenhar os prédios. Aproveitando o contato, se tiverem disponível shapefile dos prédios da cidade para importação, seria mais um grande avanço para o mapeamento da cidade no OSM.