[RS] Níveis mais altos da classificação viária no RS

Não vejo motivo para não incluir esse trecho. Acho que deve fazer parte da malha.

Fernando:

Por que é classificado BR-101 de Osório a Torres como motorway quando possui inúmeros acessos de propriedades adjacentes e entradas e saídas à esquerda? Na minha opinião é um excelente trunk, mas não o suficiente para motorway.

BR / RSC-471 de Quinta ao Chuí não deve ser trunk, é bastante estreita, de baixa velocidade, atravessa áreas com probabilidade de colidir com fauna autóctone, é claramente de uma categoria inferior a BR-116 de Pelotas a Jaguarao.

O fator de escala na projeção de Mercator é calculado pela fórmula 1 / cosseno(latitude). Os valores a seguir são em relação à latitude aproximada do Rio Grande do Sul. Valores superiores a 100% indicam que a projeção no mesmo nível de ampliação resultou numa ampliação do mapa, e os inferiores representam uma redução. Todos os links apontam pro site do OSM no nível de ampliação 7.

Flávio, sinto um esforço contra-intuitivo em evitar pensar em trunk x primary, dificulta o pensamento e visualização (ao menos para mim). Enfim, o objetivo desta discussão é mapear “no OSM”, com as tag “do OSM”. Até agora não consegui entender a vantagem de não pensar em trunk/primary (sendo Motorway o único que depende exclusivamente de característica física, e a estrada top “em si”, ficando de fora.) . Mas vou tentar.

Acho que se o que queres é visualizar um ranking só das “entre as principais”, precisas então apontar para nós como ficaria em termos de tabela de ranking, aí sim daria talvez pra visualizar melhor a tua ideia, ou de algum modo poder ver no mapa. O Fernando p.ex. tá fazendo em mapas, fica muito bom pra visualizar. Flávio, por favor, tenta fazer uns mapas pra gente visualizar o que pensas, ou um ranking.

Se for tipo tabela de ranking, para que se possa ver onde se cortaria um exceso de “primeiras principais”.

Um “exemplo” (próximo):
BR101=1
BR290=2
BR116=3
BR386=4
(etc)

(ACIMA, TRUNK)

: TODAS ABAIXO INDIFERENTEMENTE DE RANKING

(ABAIXO, PRIMARY)

BR153(Bagé-Aceguá)
RSC453
RSC377
BR159(Cachoeira do Sul)

O importante, acho, é tentar encontrar um ponto de “corte” no ranking.

Porque além do critério de População, acho que a gente pode perceber que algumas tem menos importância econômica.
Aí significa que tamos precisando de outro elemento que ainda não encontramos para afinar a seleção, “cortar”.

Quanto ao mapa do Fernando, que tá bom de visualizar, também me parece, intuitivamente, que com os critérios atuais propostos, só, acaba aparecendo um excesso de trunk.
Só me parece, de conhecimento geral do movimento no trânsito do RS. Não me baseio em dados precisos, pode ser impreciso.
Todo modo, acho que precisaria ver onde tá um elemento de corte para evitar excesso de trunk.

Mando abaixo o que me parece que seria uma tentativa de correção:
-eliminar as “menos top” dentre estas top que não seriam consideradas “primeira principal”, as que rebaixaria (em AZUL).
Talvez mais algumas ainda.

A ver se corresponde a algum um critério absolutamente objetivo que pudesse embasar.
Ou se faz um ranking para ver onde cortar as em excesso de algum modo mais fácil, e razoavelmente objetivo, plausível.

Eu concordo se considerarmos a definição estrita de motorway.

Uns tempos atrás eu levantei essa questão com a comunidade do OSM Brasil no Telegram (vou chamar eles aqui pra registrarem a opinião) depois de encontrar várias motorways em situação similar em São Paulo, e a resposta que tive foi que essa situação é tão comum no Brasil que, se for considerada, praticamente eliminaria as motorways do mapa do Brasil. A comunidade do RS no Telegram concordou com essa visão também.

Ou seja, parece que o desejo geral da comunidade brasileira é relaxar um pouco a definição de motorway no Brasil (o que, claro, não necessariamente deve se aplicar a outros países).

Acho que o ponto principal é:
talvez não existiria motorway “pura” no Brasil inteiro, se não puder haver nenhuma distorção do padrão “puro”.
Então tem que adaptar ao mais próximo da realidade.

Mais ou menos vale o mesmo para todo o princípio OSM de classificação de todas as highway=* :
indica adaptar a hierarquia a um “grau de importância sucessiva”.
Não considerar “cegamente” uma classificação física que em última análise seria apenas “arbitrária”.
É importante a classificação física de modos gerais. Mas continua sendo arbitrária. Dá distorções. Precisa adaptar a cada país.

Eu não entendi a que ponto tu quisestes chegar. Estás falando de distorções cartográficas? Enfim… parece que o Texas teria uma densidade populacional parecida ao nosso estado. A título de comparação, e supondo que a classificação deles já esteja suficientemente consolidada, acho que vale um estudo da classificação daquele estado dos EUA.

O que você pediu (uma estatística da densidade viária da malha trunk) é algo bem difícil de confeccionar, por isso eu elenquei exemplos que podem ser observados facilmente no mapa do OSM. Mas no mesmo nível de ampliação, a projeção de Mercator produz escalas diferentes conforme a latitude, por isso é necessário citar o fator de escala ao usar o site do OSM pra comparar lugares diferentes no planeta. Se você quiser, pode tirar um print screen do mapa, jogar num editor de imagens, e aplicar o escalamento inverso (ex.: 80% para um mapa que está com fator de escala de 125%) pra produzir mapas comparáveis na mesma escala.

Além disso, é concedida (tem pedágios). Em alguns países (ex.: Japão), a existência de pedágios afeta (eleva) a classificação da via. Eu também acho que deve ser primary essa rota, mas o pedágio pode ser algo interessante a considerar.

A classificação funcional oficial de Minas Gerais eleva a classificação da MG-050, que também é concedida. É o caso mais notório de diferença entre a classificação funcional real e a aproximação dela que eu propus com base em jurisdição e situação.

Ela é conectada a RN9, no Uruguay, que é trunk, e muitos que vão a Punta del Este e Montevidéo preferem essa rota do que a de Jaguarão.
E discordo da baixa velocidade, é apenas em alguns pontos bem específicos, é uma via que todos os que trafegam nela andam normalmente a 100km/h (isso quando não excedem essa velocidade).

À primeira vista, parece que poderia ser descrito como “eliminar as ligações mais curtas” pra diminuir a complexidade visual do mapa. Mas isso pode ser problemático porque levaria as pessoas a crerem que o melhor seria fazer voltas bem maiores pra realizar certos trajetos longos.

Objetivo ou não, qual seria a sua real motivação pra eliminar esses segmentos?

Embora em um primeiro momento eu achasse que a 293 deveria ser trunk até Quaraí, agora eu discordo, creio que deva ser trunk somente até Santana do Livramento, entre Santana do Livramento e Quaraí deve ser primary, as cidades de Quaraí e Artigas juntas não somam nem 80 mil hab, e do lado uruguaio tanto a RN 30 quanto a RN 4 não são tão expressivas assim.

Não acho que deva ser visto como uma eliminação de segmentos, apenas rebaixar a classificação para primary onde não se encaixa como trunk, nem tudo é trunk, e segmentos menos utilizados como Santana do Livramento-Quaraí, Bagé-Aceguá e Osório - São José do Norte não se encaixam como trunk, a meu ver.

Não acho que deva ser visto como uma eliminação de segmentos, apenas rebaixar a classificação para primary onde não se encaixa como trunk, nem tudo é trunk, e segmentos menos utilizados como Santana do Livramento-Quaraí, Bagé-Aceguá e Osório - São José do Norte não se encaixam como trunk, a meu ver.

Não creio que isso possa fazer alguém mudar de rota, uma primary é sempre uma boa opção de rota, já uma secondary pode não ser.

Retiro do conjunto se for essa a opinião da maioria, claro. Mas duas coisas a considerar: a rota está na sua maior parte em bom estado, e é a melhor rota entre Bagé e Uruguaiana.

Me expressei mal. Quis dizer que eliminaríamos do conjunto que estamos considerando o das rodovias principais, o da discussão atual.

Hm, Bagé - Aceguá faz parte da rota Santa Cruz do Sul - Bagé - Montevidéu.

Osório - São José do Norte é interessante. Existe uma balsa entre São José do Norte e Rio Grande. Se aceitarmos trajetos por balsa, o trecho Osório - Rio Grande fica 92 km mais curto (22% menor). Google Maps e Here.com ambos indicam que esse trajeto também costuma ser o mais rápido. Consequentemente, também fica mais rápida e mais curta a rota Rio de Janeiro - São Paulo - Curitiba - Joinville - Florianópolis - Criciúma - Rio Grande.

O Flávio (fbello), bem como outros que estão preocupados com o funcionamento dos seus GPSs, defende que procuremos respeitar a expectativa do GPS de calcular rotas que passem por níveis crescentes e depois decrescentes de classificação ao longo das rotas entre origens e destinos quaisquer. Embora isso seja quase impossível de satisfazer matematicamente em todos os casos, em geral se espera que esteja assim pras rotas mais longas. Daí se estiverem faltando esses segmentos, os GPSs que usarem a hierarquia como heurística vão recomendar algumas rotas dando voltas longas desnecessárias, e os que não usarem como heurística vão produzir rotas com classificação que oscila ao longo da rota (ao invés do padrão esperado crescente próximo à origem e decrescente próximo ao destino).

Pode ser, mas teríamos que confirmar que a razão para usar esta rota é a mesma rota, e não ir a Chuy e comprar nas free shops.

Há alguns meses, quando usei pela última vez, a vegetação estava no limite do asfalto. Não há espaço para manobras em caso de imprevistos, como animais pulando no asfalto (não há como vê-los antes) ou motoristas imprudentes.

O tráfego entre as duas cidades é significativo? Uma das duas cidades serve de referência para outra? Porto Alegre é referência para as duas por ser capital, ou seja, o trânsito entre essas cidades e a capital é relevante, mas entre elas o trânsito é relevante?
Vejo estas duas cidades como muito distantes para por si só justificarem um trunk entre elas, mesmo que ambas tenham população de mais de 100 mil hab, e também não é um trecho de ligação relevante a nível internacional.

Uma alternativa é usar o KDE Marble pra explorar o mapa do OSM. Só precisa verificar se a altitude está igual nos lugares observados.

Fiz um álbum com capturas das regiões que eu citei antes vistas no Marble a 218 km de altitude, todas com a mesma escala e a menor distorção possível (projeção paralela a partir da esfera do planeta com centro no meio da área observada).

Depende do que consideraremos significativo. Você está argumentando então a favor da classificação conforme o volume de tráfego médio? Certamente a rua residencial onde eu moro tem mais tráfego médio do que muitas rodovias importantes, e tem vias residenciais em Porto Alegre com bem mais tráfego.

Bem poucas BRs são relevantes a nível internacional. O wiki diz que as trunks são as estradas (incluindo as pavimentadas, que chamamos de rodovias no Brasil) mais importantes no sistema de um país que não são motorways. Se você for selecionar somente as que têm relevância internacional, ficará de fora do sistema trunk a maior parte das rodovias federais.