Imagens de Satélite Atualizadas - Informações

Olá,

Alguém conhece algum site ou plataforma que possa consultar/baixar imagens de satélite atualizadas (pelo menos um ano pra trás do ano atual)? Ou algum lugar que possamos solicitar um update de imagens de satélite de determinada região?

Eu sugeri para o pessoal de desenvolvedores do Editor iD do OSM, que colocassem a data da imagem de satélite, de acordo com a camada selecionada, pois ao editar uma área, seria interessante saber de quando é a imagem. Eu só consigo saber qual camada é mais atualizada do que a outra, em determinados lugares que eu visito e sei como está a região, porém lugares distantes que nunca fui, não sei de quando são as imagens.

Obrigado pessoal.

Olá e boa tarde,

Seria excelente ter as datas das imagens, isso ajudaria muito.

Quanto a baixar imagens, eu recomendo esses sites:

https://eos.com/landviewer/ (A questão que a melhor imagem não vai ter uma resolução espacial tão boa quanto a do Bing/Google)

https://www.gisenglish.com/2017/12/download-sas-planet-nightly-1711309738.html (Esse é um programa pra baixr diversas imagens de satélite, inclusive Bing e Google)

o problema de soluções desse tipo é sobre o licenciamento. na dúvida, ainda prefiro usar as imagens que já estão nas aplicações, pois parto do princípio que quem incluiu conseguiu autorização para tanto. baixar de outras fontes pode ter problemas relativos a direitos autorais.

isso já tem. basta usar o atalho ctrl+shift+b. porém acho que só aparece a data de captura das imagens do bing e da esri (talvez seja preciso afastar o zoom para aparecer).

para as imagens da digitalglobe (premium e comum) há a opção de usar uma outra camada chamada de vintage (data da coleta, tradução livre). no josm está entre as opções de camadas a serem ativadas. no id não sei bem como fazer (tendo o link, é possível usar a opção de plano de fundo customizado. ou pode ser que apareça logo entre as opções disponíveis, pois já estava no transifex para tradução).

complementando, é possível ver as datas de coleta das imagens da digital globe no id usando os seguintes planos de fundo customizados:

  1. premium: https://{switch:a,b,c,d}.tiles.mapbox.com/v4/digitalglobe.2850d66c/{zoom}/{x}/{y}.png?access_token=pk.eyJ1IjoiZGlnaXRhbGdsb2JlIiwiYSI6ImNqOTBkcmZjNzJ5ZnozNHF6NnVkOGd6ODYifQ.grAnqgpCjOaeq-ozqt4QNw
  2. standard: https://{switch:a,b,c,d}.tiles.mapbox.com/v4/digitalglobe.1412531a/{zoom}/{x}/{y}.png?access_token=pk.eyJ1IjoiZGlnaXRhbGdsb2JlIiwiYSI6ImNqOTBlYWJ1ZDAza2YyeG14NWVodTA4OWUifQ.wVc8ZOuPuYVw39lhS2j3_g