Mapeamento de estradas rurais

Bom dia galera,

Sou novo aqui no fórum, entrei em contato com Nelson A. de Oliveira através de e-mail, pedindo orientação de como poderia fazer para incluir as estradas rurais de vários municípios que trabalho aqui na minha região.

Gostaria de saber se existe algum mapeador por aqui, disposto a me ajudar nessa empreitada, alguém que pudesse me passar todas as dicas e como a coisa funciona, estou disposto a gravar as trilhas, só preciso saber como faz rsrsrs, ando muito, muito mesmo nessas estradas posso trazer uma riqueza de informações em pouco tempo.

Muito grato a quem puder me ajudar…

JACK LEITE

São diferentes tarefas:

1 - Gravar as trilhas. Pode ser pelo OSMAnd (navegador GPS para Android, que tem esta função). Ou com o OSMTracker (que é focado apenas em gravar trilha).

2 - Mapeamento em si no OSM. Que seria jogar as trilhas gravadas como camada de fundo para melhorar o mapeamento de estradas ou mesmo adicionar novas/faltantes estradas.

Com quais das tarefas acima você pretende ajudar? Apenas com a 1 ou com a 2 também?

Com certeza podemos te ajudar (sempre tem quem possa). Que região do país seria?

Boa tarde

O meu estado é pernambuco, mais especificamente no sertão do pajeú e moxotó, estou disposto a gravar as estradas por onde eu ando para enviar os GPX, eu tinha pensado em usar o Strava, mas se existe alguma ferramenta melhor posso usar sem problemas desde que seja compatível com meu celular…

Com o Strava também é possível porque eles liberam as trilhas para a gente usar no OSM.

Você conseguiria marcar pontos de interesse (POIs) ao longo das estradas rurais também? Como centros comunitários, comércios e outros? Se sim, o mais indicado seria o OSMTracker.

Claro que sim… vou instalar esse aplicativo que vc recomendou então… apos eu gravar as trilhas das estradas rurais… como eu faço pra enviar o arquivo pra vcs? e tem alguma previsão de em quanto tempo essas informações são publicadas?

Depois que for recebido ainda é preciso mapear. Vai depender do quanto tem a ser mapeado. Você mesmo pode mapear, mas caso você não possa, podemos fazer isso conforme a possibilidade de tempo de cada um. A publicação ocorre tão logo quanto alguém jogar estes dados no OSM.

Ok… vou começar a gravar essa semana, assim que tiver alguma coisa entro em contrato novamente por esse tópico. Obg pelas informações.

Jack, a Strava tem uma camada que permite traçar vias sobre vias onde atletas já passaram: https://strava.github.io/iD/#background=Bing&map=16.27/-49.77539/-15.58700

Inclusive você pode traçar por proximidade e clicar no botao que cria um alinhamento na via (após traçar a via clique sobre ela e depois sobre o botão Slide geometry to Strava heatmap).

Ou você pode utilizar um programa como o OSMtracker e levar os gpx como mapa de fundo do editor id ou josm. Ou até exportar diretamente o GPX para o formato OSM. Mas nesse caso você teria que usar o JOSM

Eu gosto muito de usar o OSMTracker. Você pode fazer o upload das trilhas pro OSM e depois mapeá-la usando os editores do OSM, ou pode simplesmente abrir a trilha no JOSM sem passar pelo upload pro site. O OSMTracker também permite fazer anotações, tirar fotos georreferenciadas, e até permite fazer audio mapping. Você pode começar com os recursos mais simples e ir explorando os mais avançados conforme vai descobrindo o sistema do OSM.

Pessoal muito obg pelas dicas, já estou começando a gravar pelo OSMTracker e vou começar a fazer os testes, qualquer dúvida eu incomodo vcs novamente, já que estou me sentindo em casa por aqui!!! :smiley:

Galera boa noite…

Peguei o jeito de desenhar as estradas pelo próprio site do OSM ou o JOSM, já desenhei muita coisa daqui da minha região, como falei anteriormente eu uso o MAPS.ME, só que mesmo depois de validado os meus desenhos, já fiz a atualização dos mapas no APP e ainda não apareceu nada, alguém sabe informar quanto tempo demora pra aparecer?

Muito legal sua iniciativa de tomar as rédias do mapeamento. Meus parabéns. Eu uso o OSMAnd e baixo os mapas de fonte atualizada a cada 2 dias (http://naoliv.iq.unesp.br/mapas/). Não uso o Maps.Me, mas creio que as atualizações saiam de mês em mês.

Muito obg pelo reconhecimento, estou disposto a contribuir sempre com o OSM, vou tentar esse que vc falou… eu carrego arquivos com pontos KML e KMZ e navego em cima das informações desses arquivos vc sabe dizer se esse aplicativo oferece suporte a esses arquivos?

hmm. KML não tenho certeza. GPX sim. Possivelmente apenas uma conversão basta.

Boa noite…

O OSMAnd que vc me indicou não serve para a minha demanda e tbm não está atualizado com as minhas edições vc poderia me indicar outro?

Outra coisa, estou muito sensibilizado com a causa da OSM, como poderia fazer pra ser um mapeador que contribui com a causa? digo em dinheiro…

O OSMAnd é um navegador avançado que exige tempo e dedicação para aprender.

Se por um lado ele é bem completo, por outro ele é bem complicado de se aprender se comparado com o Maps.Me.

No caso dos mapas atualizados é só você baixar do site que te falei e jogar o arquivo descompactado na pasta certa do seu smartphone.

Observe que não é baixar o aplicativo e os mapas pelo próprio aplicativo, mas sim baixar pelo site os arquivos a serem passados para a pasta correta do celular. Exemplo de pasta onde pode encontrar o OSMAnd: android/data/net.osmand

O KML pode ser transformado para GPX com, por exemplo, https://kml2gpx.com/, creio que o efeito seja o mesmo.

Fora o OSMAnd e o Maps.Me existem outros, mas com menor frequência de atualização.

Um grupo de colaboradores está discutindo e se organizando para criar uma associação (ou outro tipo de entidade) aqui no Brasil. Possivelmente vai demorar um bocado ainda. Porém, você pode também doar à OSM internacional, se assim desejar: https://donate.openstreetmap.org/

lembrando que o osmand na versão para android é completa e avançada. a versão para iOS é bem limitada.