OpenStreetMap Forum

The Free Wiki World Map

You are not logged in.

Announcement

A fix has been applied to the login system for the forums - if you have trouble logging in please contact support@openstreetmap.org with both your forum username and your OpenStreetMap username so we can make sure your accounts are properly linked.

#1 2017-12-01 00:16:46

ftrebien
Inactive
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 682

place=*, distritos municipais e bairros

Olá a todos,

O wiki diz que:
* place=* não depende de admin_level=*
* place=city/town/village/hamlet devem ser usados para povoações fisicamente separadas entre si (que não formam uma conurbação), e place=suburb/neighbourhood devem ser usados para subdivisões dessas povoações
* place=neighbourhood pode ser subdivisão de place=city/town/village/suburb, mas place=suburb só pode ser subdivisão de place=city/town mas não de place=village

Ou de forma hierárquica:
* City/town
   * Suburb
      * Neighbourhood
* Village
   * Neighbourhood

Do que eu concluo:
* em geral, mas nem sempre: o distrito-sede de um município compartilha o rótulo com o município, os bairros do distrito-sede são place=suburb, os rótulos dos outros distritos são place=village e os bairros dos outros distritos são place=neighbourhood
* se os distritos municipais estiverem conurbados com o distrito-sede, todos os rótulos de distritos (exceto o da sede) devem ser place=suburb e o distrito-sede deve ser tratado como se fosse place=suburb também, ou seja, seus bairros devem ser place=neighbourhood
* nos outros casos (que na verdade são bem mais comuns), os rótulos dos distritos (exceto o da sede) devem ter place=* definido conforme a população da mesma forma que fazemos para municípios, ou seja, o valor place=* do rótulo do distrito pode ser place=hamlet/village/town/city
* se o distrito-sede tiver mais de 10 mil habitantes, ele é considerado equivalente a place=city/town e os seus bairros devem ser place=suburb
* se o distrito-sede tiver menos de 10 mil habitantes, ele é considerado equivalente a place=village e os seus bairros devem ser place=neighbourhood

Faz sentido pra vocês?

Queria ter essa certeza porque estou começando a arrumar o mapa de cidades subdivididas em distritos e não gostaria de introduzir erros no mapa, caso alguém já tenha tido essa discussão de forma mais aprofundada (procurei e não achei).

Estou deixando os subdistritos municipais de fora da discussão porque me parece que não estão sendo mapeados, e parto do pressuposto de que não desejamos usar valores de place=* controversos e sem suporte amplo.

Last edited by ftrebien (2017-12-01 02:07:52)

Offline

#2 2017-12-04 22:39:47

ftrebien
Inactive
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 682

Re: place=*, distritos municipais e bairros

Vou acumular aqui os casos particulares que for encontrando para enriquecer o debate:

1. Alvorada, RS: distrito-sede + 1 distrito conurbado a ela. Esse distrito seria place=suburb e seus 2 bairros seriam place=neighbourhood.

2. Gravataí, RS: distrito-sede + 4 distritos não conurbados a ela com população entre 1 e 10 mil habitantes. Os distritos (exceto a sede) seriam place=village, os bairros da sede seriam place=suburb, e os bairros dos outros distritos seriam place=neighbourhood.

Last edited by ftrebien (2017-12-11 23:33:33)

Offline

#3 2017-12-09 05:08:17

santamariense
Moderator
Registered: 2015-08-26
Posts: 64

Re: place=*, distritos municipais e bairros

Contrapontos:

1. hamlet embora venha sendo usado em larga escala no Brasil, eu acho ela estranha pois não obedece regra de "pertencimento". Em alguns trechos da Wikipedia é citado que ela é, em muitos países, tida como local não incorporado de um município, o que não existe no Brasil. Ou a forma como a mapeamos está incorreta, ou o nominatim na hora de mostrá-las em pesquisa faz besteira. Exemplo (que vale para todas as hamlets atuais do Brasil): A pesquisa por "Passo da Barca" que é uma localidade do distrito de Catuçaba, município de São Gabriel deveria retornar "Passo da Barca, Catuçaba, São Gabriel, Microrregião..." mas retorna "Catuçaba, Passo da Barca, Microrregião...", ou seja, retorna um resultado que diz que o distrito de Catuçaba pertence a localidade de Passo da Barca, que não pertence a município algum. Algo está errado nesta história toda. place=locality não serviria para marcar localidades rurais que não são sedes de distritos?

2. Para mim faz todo o sentido a hierarquia que tu apresentou, só acho que place=quarter deveria ser incluído para marcação de bairros oficiais, ficando neighbourhood para as áreas que são de fato "vizinhanças" como vilas, parques residenciais, loteamentos e afins. Vale lembrar que a maioria dos municípios quando monta sua divisão de bairros junta muitas delas para formar o então bairro oficial.

Offline

#4 2017-12-09 12:37:00

ftrebien
Inactive
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 682

Re: place=*, distritos municipais e bairros

santamariense wrote:

embora venha sendo usado em larga escala no Brasil, eu acho ela estranha pois não obedece regra de "pertencimento"

Pela definição no wiki do OSM, place=hamlet é um assentamento (settlement) tal como place=town e place=village, independente de serem incorporados a um município. A ideia de assentamento do OSM se assemelha mais à ideia de "perímetro urbano" do que da de "município". Então o ponto place=city + name=Santa Maria representa o núcleo da área urbana de Santa Maria (e tal como o IBGE nós no OSM o colocamos junto à prefeitura, exceto nas capitais onde colocamos junto ao governo do estado).

Quanto ao texto da Wikipédia, ele cita tanto casos em que hamlets são incorporados a municípios quanto casos em que são municipalidades independentes, varia por país.

santamariense wrote:

Ou a forma como a mapeamos está incorreta, ou o nominatim na hora de mostrá-las em pesquisa faz besteira.

Isso não é impossível, e se o Nominatim fizer besteira, o melhor seria abrir uma issue com os desenvolvedores. Só antes temos que nos certificar de que acontece em mais casos, ou seja de que não é um caso isolado, que poderia ser simplesmente um problema de atualização do cache do Nominatim.

santamariense wrote:

Exemplo (que vale para todas as hamlets atuais do Brasil): A pesquisa por "Passo da Barca" que é uma localidade do distrito de Catuçaba, município de São Gabriel deveria retornar "Passo da Barca, Catuçaba, São Gabriel, Microrregião..." mas retorna "Catuçaba, Passo da Barca, Microrregião...", ou seja, retorna um resultado que diz que o distrito de Catuçaba pertence a localidade de Passo da Barca, que não pertence a município algum. Algo está errado nesta história toda. place=locality não serviria para marcar localidades rurais que não são sedes de distritos?

Dos três resultados, só um está incorreto (o de Caçatuba), e ele aparece como Lugarejo porque está mapeado como place=hamlet. De qualquer forma, place=locality é apenas para um "lugar com nome mas sem população". Serve, então, quando essas localidades não tiverem habitantes.

Suspeito que o que está faltando pro Nominatim conseguir determinar corretamente a inclusão de Passo da Barca em Caçatuba é adicionar um ponto place=village para Caçatuba (porque Caçatuba tem 2589 habitantes e não é conurbada com o distrito-sede de São Gabriel) e incluí-lo no limite administrativo de Caçatuba como admin_centre, como costuma ser em todas as relações de limite. Se isso não resolver, eu abriria uma issue.

santamariense wrote:

place=quarter deveria ser incluído para marcação de bairros oficiais.

se houver necessidade. Essa tag ainda é controversa, e tags de place não renderizadas têm causado replicação de dados nos outros países.

Last edited by ftrebien (2017-12-09 13:58:17)

Offline

#5 2017-12-09 13:40:10

ftrebien
Inactive
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 682

Re: place=*, distritos municipais e bairros

ftrebien wrote:

Suspeito que o que está faltando pro Nominatim conseguir determinar a relação de inclusão é adicionar um ponto place=village

Já existem 2 pontos com o nome Caçatuba nessa região: este e este. Somente um dos dois pode estar correto, e se for o segundo, seria o ideal para transformar em village. Em geral o ponto do lugar deve ser primariamente o núcleo do lugar e, nesse núcleo, um lugar interessante como origem e destino de rotas. Pode ser o caso das proximidades deste cruzamento (veja a hierarquia viária oficial).

Last edited by ftrebien (2017-12-09 14:02:18)

Offline

#6 2017-12-09 17:32:14

santamariense
Moderator
Registered: 2015-08-26
Posts: 64

Re: place=*, distritos municipais e bairros

Dos três resultados, só um está incorreto (o de Caçatuba), e ele aparece como Lugarejo porque está mapeado como place=hamlet. De qualquer forma, place=locality é apenas para um "lugar com nome mas sem população". Serve, então, quando essas localidades não tiverem habitantes.

Não. Não é só para o caso de Catuçaba. É para todas. A terceira aparece devidamente hierarquizada porque está como place=locality. A outra também está errada, aparecendo "Sede, Passo da Barca,Micr..." ao invés de "Passo da Barca, Sede, Restinga Sêca, Micr..."

E isso acontece mesmo na maior cidade do BR. Pesquisando por "Villaggio Panamby" (v.1 de http://www.openstreetmap.org/node/1921673611), ela retorna "Vila Andrade, Villaggio Panamby, Micr..." ao invés de "Villaggio Panamby, Vila Andrade, São Paulo, Micr...".

Se tu puder abrir um ticket, para que as coisas possam ser esclarecidas, eu agradeço.

Offline

#7 2017-12-09 20:20:15

ftrebien
Inactive
From: Porto Alegre, Brazil
Registered: 2013-05-18
Posts: 682

Re: place=*, distritos municipais e bairros

santamariense wrote:

Não. Não é só para o caso de Catuçaba. É para todas.

Pra não perdermos o foco do tópico, acho melhor abrir outro, porque tem outras questões a responder pra abrir o ticket (desde quando está assim, em que outros lugares acontece, etc.).

Offline

#8 2017-12-10 14:34:54

santamariense
Moderator
Registered: 2015-08-26
Posts: 64

Re: place=*, distritos municipais e bairros

ftrebien wrote:

* se os distritos municipais estiverem conurbados com o distrito-sede, todos os rótulos de distritos (exceto o da sede) devem ser place=suburb e o distrito-sede deve ser tratado como se fosse place=suburb também, ou seja, seus bairros devem ser place=neighbourhood

Proposta de mudança de texto:

* se os distritos municipais estiverem conurbados com o distrito-sede e/ou tiverem população equiparada a uma Town (>10 mil hab.), todos os rót...

Pode não ser muito comum, mas pode acontecer...

Offline

Board footer

Powered by FluxBB