Proposta de Importação: uso e ocupação do solo capixaba

Olá colegas.

Como solicitado, comunico aqui a intenção de realizar uma importação dos usos e ocupações de solo do estado do Espírito Santo, conforme shapefile disponibilizado em FTP público pelo governo estadual.

Os dados foram levantados a partir de imagens aéreas de 2007-2008, e aparentemente têm uma boa qualidade.

Mais detalhes do projeto de importação estão na página da Wiki: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Espírito_Santo_(state)/Proposta_de_importação:_Uso_e_Ocupação_de_Solos

Aguardo sugestões, colaborações e discussões a respeito dos dados e seu processo de importação para que possamos chegar a um consenso.

Como tenho pouca experiência na gestão e preparação desses dados para uma importação, acredito que toda ajuda será bem vinda.

Agradeço desde já,
Lucas

Muito bacana!

Em “Outros”, reparei a existência de terrenos de ferrovia. Pode ser interessante marcar como landuse=railway.

[]s

Com as áreas que já existem no OSM, você vai fazer como?
Vai recortar a área a ser importada, utilizando a do OSM como máscara (para encaixar) ou não vai importar as áreas que tiverem qualquer tipo de interseção com os dados do OSM?

Sim, mas tem que ser um trabalho manual por se tratar de uma única feição, cortando e unindo as partes. Um mesmo polígono “outros” pega vários quilômetros, abocanhando áreas de rodovias, ferrovias, portos, etc…

Então, não estou mechendo nele no momento pois não descobri ainda como transformar tudo isso em relação (apesar que eu poderia importar “do jeito que está” mas eu teria várias linhas desnecessárias entre os polígonos).

Minha ideia é consultar os dados de cobertura de terra existentes no OSM e analizar no SIG as áreas que se sobrepõem antes de fazer a importação automática. Deixaria de fora essas áreas para importação manual depois. Depois manualmente substituiria apenas onde as geometrias do GEOBASES são de melhor qualidade.

Eu estava olhando as áreas classificadas como solo exposto, e não vai dar para automaticamente usar uma tag pelo jeito.
Aparenta variar entre scrub, orchard, farmyard, farmland, grassland, entre outros.
Não dá para usar greenfield também (que é um tipo de área verde dentro da cidade).

E será que macega não encaixa melhor com scrub ao invés de heath?

O “solo exposto” é outra que deixaria para referência no mapeamento manual futuramente, é muito difícil generaliza-la sob uma única etiqueta, assim como a “outros” e “área edificada”.

Quando eu elaborei a classificação, considerei como se fosse uma área de pasto abandonado ou margens de rodovia, etc… Vou conferir nas imagens aéreas, e se possível, em algum local por perto para averiguar. Mas pensando melhor acho que deve ser scrub mesmo.

A mesma coisa é a “restinga”. Acho que é mais correto ser scrub.

Parece que encontrei aqui o que preciso para converter os dados e relações do OSM em relações. Entretanto meu QGIS não está rodando o plugin GRASS, aparecendo mensagem de erro que o mesmo não está funcionando corretamente. Estou baixando uma nova versão para ver se soluciono o problema.