[Dúvida - Novo Membro] Histórico da malha viária da RMSP

Prezados,

estou desenvolvendo uma pesquisa de mobilidade urbana para RMSP. E, atualmente, tenho interesse nas alterações da malha viária (dentro do período de 2010-atual).

Será que existem arquivos OSM que permanecem mesmo após as alterações feitas no mapa? Algo como um histórico, sei lá?! Seria possível ter acesso aos diferentes arquivos de cada momento, ou, a cada alteração se exclui?

Não sei se fui muito claro, mas a ideia é pegar os momentos de mudança do viário. Por exemplo, as obras da copa alteraram o viário da região do estádio de itaquera. Existiria um arquivo disponível que seja anterior a esta modificação? E estou com a dúvida se a atualização do mapa acaba por apagar o que existia antes e se existe alguma forma de ter esta informação.

Abraços

Olá user1985.

O OSM mantém um histórico em cada nó de sua posição anterior, cada vez que foi modificado. Uma forma simples que pode exemplificar isso é a ferramenta achavi, que exibe o que foi alterado em um conjunto de mudanças. Especialmente ao entorno do referido estádio, pode-se ver na ferramenta como estava a rua como foi editada em 28 de maio de 2013, qual era sua forma imediata anterior, e como está mapeado hoje, na camada do fundo.

Esta ferramenta, o achavi, não é para o fim que você busca, mas só citei para exemplificar que é possível sim fazer, apesar de não saber exatamente como. O XML que registra o histórico de cada objeto (do nó 155338349, por exemplo) também pode ser acessado, e ele vai te mostrar as latitudes e longitudes em cada data.

Talvez exista uma forma mais fácil ou uma ferramenta que já te dê os dados prontos, mas isso eu desconheço. Provavelmente alguém da comunidade aqui do fórum pode te detalhar melhor. A Wiki do OSM talvez também possa esclarecer algo sobre o assunto.

Att,
Lucas

Dê uma olhada neste link, talvez também possa te ajudar:
https://github.com/matiasdahl/osm-timeslider

Ah, e me lembrei deste mapa: https://www.mapbox.com/ten-years-openstreetmap/

Valeu LucFreitas!

Vou dar uma olhada neste material que você mandou!

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Planet.osm/diffs Acabei encontrando isso. Será que é um caminho mais fácil? Preciso da malha viária para usar de base para rodar um algoritmo de deslocamento; então, preciso desenhar cenários em todas as mudanças. Será que é um trabalho impossível ou dá pra ser feito?

Abraço! Valeu a ajuda

De verdade, preciso de um arquivo .pbf para rodar o programa. E, como estou analisando o período de 2010-atual, precisaria do histórico do arquivo. Iria rodar para cada alteração do mapa, com um novo .pbf