Apresentação e dúvida

Olá a todos.

Meu nome é Túllio estou no OSM desde 2013 e desde essa época colaboro com edições por todos os lugares que vou com meu GPS (Garmin 62s) segundo as necessidades dos locais que vou conhecendo.

Não há muito tempo descobri a existencia deste fórum e tem sido de grande ajuda, seguindo as informações passadas pelos mais experientes. Vejo que sempre tenho muito a aprender e quero estar constantemente aperfeiçoado os meus mapeamentos.

Aproveito para perguntar: O que tem acontecido com as imagens de fundo que as vezes percebo que estão deslocadas dos mapeamentos? Alguns lugares que antes estavam bem alinhados as áreas e estradas e hoje há um deslocamento entre o mapeamento e a imagem de satélite.

Abraço a todos!

Olá Túlio. Somos 2 2013ênses :smiley:

Existem vários canais da Comunidade OSM no Brasil. Inclusive no Telegram (A mais dinâmica e descontraída, porém, nem sempre indicada para assuntos complexos). A lista você pode ver em https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:Contact

Quanto às imagens de fundo, quase sempre há deslocamento quando são atualizadas. Na verdade as imagens não tem essa precisão toda. Há sim uma margem de erro, ou mesmo distorção. Existem várias formas de se lidar com isso. O indicado é então alinhar as ruas por trilhas GPS. Em locais já com bastante objetos mapeados, o indicado é deslocar a imagem para trabalhar os dados, e não deslocar os dados em si.

Espero ter dado uma ajuda inicial.