Living ou unclassified na zona rural?

Como classificar uma via de um povoado na zona rural, que possui várias casas? Segundo o esquema br2013, o que diferencia as duas basicamente é a “presença regular de pedestres”. Aí a dúvida é se pode-se considerar uma presença regular ou não.

Para as vias rurais, o indicado é usar unclassified. Dentro de vilas do interior, também se poderia usar highway=residential.

“living_street” eu uso para vias urbanas, onde geralmente, de tão estreitas nem calçada tem. E daí que vem o conceito de “presença regular de pedestres”, ela tem presença regular de pedestres pois por não haver calçada, os transeuntes andam sobre o eixo da via. Ou, em ruas que mesmo com calçadas, a indicação é de preferência de pedestres sobre o eixo da via, mesmo tendo calçadas.

Valeu! Outra dúvida que tenho, também na zona rural, é quando usar unclassified e track pra estradas de terra batida, que tem casas bem esparsas. Me acostumei a usar unclassified, mas mantenho track quando vou estender uma que já existe.

Gutierrez,

Use track para estradas onde trafegam apenas veiculos 4x4 ou máquinas agrícolas.

Estradas onde trafegam veiculos normais, use sempre unclassified.

Se tiver como track na situação descrita por vc, deveria reclassificar a via. Lembrando que gps não roteia por track.

  • Rústica (track) ou “agroflorestal”: via particular (privada) para realizar a manutenção de uma lavoura (plantio, colheita, adubagem, etc.), ou via de acesso restrito a guardas florestais para vigiar e realizar a manutenção de uma floresta (poda, recuperação, corte, etc.)

  • Serviço (service): literalmente via de acesso de serviço, como as usadas para acessar estacionamentos ou os corredores de ônibus (track pode ser vista como um caso específico de service); costuma ser o caso das vias de acesso que partem de estradas rurais e levam até as moradias rurais

  • Espaço compartilhado (living street): tem que ter placa ou lei definindo que o pedestre tem preferência em qualquer lugar na via, é muito rara no Brasil e quando ocorre quase sempre é em algum projeto urbano experimental

  • Residencial (residential): via local com casas imediatamente adjacentes ou lotes ainda não construídos mas destinados à construção de habitações (não é o mesmo que uma propriedade rural, que se destina primariamente ao plantio)

  • Sem classificação (unclassified): uma via que não se encaixa nas outras definições; geralmente é pública, como as estradas que levam até as entradas das propriedades rurais (não necessariamente até a moradia em si); em muitas comunidades (mas não na comunidade brasileira oficialmente) entende-se que estão incluídas as rotas para lugarejos (hamlet) e moradias isoladas (isolated dwelling), contanto que estes lugares existam formalmente/legalmente/indicados por placas e estejam mapeados usando place=*