Mapeamento Rio Doce (Mariana/MG a Regência/ES)

Salve comunidade!

Estou com planos de fazer alguns mapeamentos do Rio Doce, rio que foi contaminado por mais de 800km por um crime de uma mineradora.

Colaboro com algumas organizações envolvidas nos diversos tipos de regeneração do rio. Já fizemos algumas expedições ao longo de todo o percurso durante os anos de 2015 e 2016. Temos muitas informações registradas porém não organizadas em formato de mapa digital.

Temos algumas intenções de expedições para mapeamento nos primeiros meses deste próximo ano, de 2017, e deixo aberto aqui se alguém se interessar em participar ou colaborar de alguma forma.

A nossa principal missão é de conectar todos os atingidos, movimentos, organizações e coletivos para que possam se colaborar entre si.

Estamos iniciando com a WikiRioDoce.org (uma wiki colaborativa e livre), somente para assuntos sobre o rio que visa registrar a verdade em várias esferas como, por exemplo, pesquisas, laudos, informações diversas (dificuldades, necessidades, cultura, saúde, justiça, educação, geografia, história, meio ambiente, etc), projetos, protótipos de ações e tudo o que colaborar para a regeneração do Rio Doce e os atingidos de forma coletiva.

Acreditamos que unindo a Wiki com OSM iremos contribuir na velocidade de muitos processos que acabam travando por conta da comunicação limitada.

Vamos conversar! :slight_smile:

Um grande abraço

Olá rafabrantes

tem uma página de uma ativação do HOT para mapear a região antes/depois do acidente https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt:2015_Mariana_Dam_Collapse

Em fevereiro de 2015 eu havia passado próximo à região e tinha postado fotos no Mapillary
http://mapillary.com/map/im/g_MJYq4YkXwx4-Ser1LkHQ?autoplay=true
e
http://mapillary.com/map/im/8Z78vFvChC43GO4eb8sSng?autoplay=true

postar as fotos georeferenciadas no Mapillary é bem interessante

abraço

Gerald

Eu tenho comentado com os colegas do OSM o quão importante é a gente mostrar que o OpenStreetMap pode ser útil para diversos fins.

Eu moro no RS, mas poderia colaborar mapeando a distância. Com os dados do OSM podemos criar mapas personalizados, para ajudar a ilustrar o Wiki Rio Doce. Seria questão de você ir propondo aqui as coisas mais especificas que deseja no desenrolar do tempo.

O Gerald disse bem, como você vai bastante a campo, poderia contribuir coletando fotos com o Mappilary, gravando trilhas GPX, ensinando os moradores de cada localidade a contribuir com o OSM nas questões de mapeamento, e da wiki no que tange às diversas áreas que você elencou. Das fotos do Mappilary é possível extrair muita informação. As trilhas GPX ajudam a alinhar estradas/caminhos, principalmente se for área de mata fechada, onde é difícil visualizar a estrada por imagens de satélite. E ninguém sabe mais sobre o local que seus próprios moradores.

Esqueci de comentar, o Mapillary também ordena as fotos por data, assim dá para ver como era uma dada região em diversas épocas.

Eu esperando acesso do API do Planet.com, assim quando tem acesso e um lugar p hospedar o TMS pode pegar o Vale do Rio Doce em resolução 3-5m/px, imagens atualizado com um intervalo menus que 48 horas.