Caminhos Históricos

Caminho Novo, http://institutoestradareal.com.br/files/gtm/ad9b0604ba57c66f62dcffc2cce8d3e1.gtm

cidades que precisam de atenção

  • Alfredo Vasconcelos
  • Barbacena
  • Doutor Sá Fortes
  • Santos Dumont
  • Paraíba do Sul
  • Inconfidência
  • Pedro do Rio
  • Cascatinha
  • Petrópolis
  • Vila Inhomirim
  • Fragoso
  • Parada Angélica

as estradas estão todas presentes, algumas como trilhas (track)

O Caminho Novo começa no Parque do Itacolomi http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view, nós não temos este parque mapeado. Será que alguém consegue converter esta descrição da Lei http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/Itacolomi/lei4495.pdf em um contorno aproximado do parque?

Este path está descrito nas planilhas da Estrada Real e sinalizado com marcos de concreto. É uma das coisas interessantes da ER, está tudo descrito e marcado, é um trabalho fantástico.

Acabei de contribuir com nomes de rua em Cunha! :sunglasses:

Abraços, Linhares

Confirmei com o Claudio Cossio, do Mapillary, o apoio a eventos de mapeamento que formos fazer.

A idéia é organizarmos eventos ao longo de trechos das rotas, mapeando e fotografando.

Algumas datas interessantes são dois feriados prolongados em abril, 21-23/04 e 29-30/04+01/05. Tem que ser abril em diante para minimizar a ocorrência de chuvas.

Ideias de datas para planejar o evento de mapeamento:

  • 21,22 e 23 de abril (feriado de Tiradentes)
  • 29, 30 de abril, 1 de maio (feriado do dia do trabalho)

são dois finais de semanas prolongados. Isto é bom porque permite mais gente participar, mas é ruim porque se formos pernoitar em alguma cidade as pousadas vão estar cheias. Por outro lado dá mais visibilidade ao evento. Enfim, há prós e contras.

Gerald, achei excelente a ideia!

Particularmente prefiro a segunda data porque é final de mês (facilita para compensar horas no trabalho):

:smiley:

Abraços, Linhares

Legal então já temos 2 jipes?

Quase! Preciso confirmar com o Linhares sênior! :laughing:

Você já sabe qual trecho será percorrido? Eu gosto muito do Caminho dos Diamantes entre Barão de Cocais e Catas Altas!

Isto está completamente em aberto. Uma idéia que pensei seria no entorno de Ouro Preto de ondem saem os 4 caminhos da estrada real e também a Rota Imperial. Tipo escolher como base Lavras Novas, Glaura ou Catas Altas e cada dia percorer parte de uma das rotas.

Eu identifiquei 2 trilhas que só podem ser percorridas a pé, interessante para quem quiser fazer hiking.

Outra possibilidade seria no entorno de Cunha/Paraty se houver mais participantes do Rio de Janeiro.

Ou ainda algo na região do Caparaó entre MG e ES, ao longo da Rota Imperial.

Por outro lado podem ser vários mini-eventos em locais diferentes, nem sequer precisam ser simultâneos.

Enfim, são idéias que me vem à cabeça, depende demais de quem for participar.

Massa!

Excelente!

Bom também, mas acho interessante marcar um local oficial. E por conta dos interessados até agora (nós dois!), que seja próximo a BH!

Me parece melhor concentrarmos em uma cidade de fácil acesso (asfalto) e de lá partir para os deslocamentos. Assim, podemos dar carona para mais um ou dois colegas. Além do quê, pode rolar uma mapatona no centro da cidade.

Outra sugestão é visitarmos algum ponto turístico, como por exemplo: sítio arqueológico da pedra pintada, bicame de pedra, cachoeiras, etc…

:slight_smile:

O primeiro trecho do Caminho Novo atravessa o parque do Itacolomi até Lavras Novas. Só pode ser feito a pé, são 12 km. Seria um trecho de hiking bem bacana para quem estiver animado.

Gerald, essa opção da trilha parece excelente para tirar fotos com o Mapillary (não está no Google Street View). E pra marcar os totens da ER.
Por mim, a gente já define logo a data e o local! Assim, outras pessoas podem se programar.
Sugestão de atividades:

  • Boteco em BH na sexta à noite
  • Deslocamento para Ouro Preto no sábado. À tade pode rolar um POI attack!
  • Hiking domingo de manhã
    :slight_smile:

Abraços, Linhares

Por se tratar de feriado prolongado as pousadas da região vão trabalhar com pacotes para pelo menos 2 pernoites. Ou seja chegada sexta, saída domingo.

Pensei em dividir a turma (se houver número suficiente para poder ser chamado de turma) em dois grupos. Um que faz o hiking e outro que faz a estrada de carro/jipe. A turma do carro transporta a turma do hiking.

Vamos supor que estabelecemos Lavras Novas como base.

  • Sexta: chegada em Lavras Novas, quem conseguir chegar de manhã faz uma atividade à tarde, por exemplo percorrendo algum dos caminhos de carro. A noite a desejada botecada.
  • Sábado: A turma do carro sai de Lavras Novas cedo e leva o grupo de hiking para a entrada do parque http://osm.org/go/PAZUqBw9V-?m=. O pessoal do hiking atravessa o parque e chega de volta a Lavras Novas. Enquanto isto a turma de carro percorre algum trecho. Encontramos todos de noite em Lavras Novas.
  • Domingo de manhã podemos ter mais alguma atividade, quem vem de mais longe já retorna.

sei lá, algo assim. Alguém tem outras idéias?

Gerald

Em junho tem o evento oficial do Passos de Anchieta, 4 dias caminhada, um total de 100km, etapas diárias entre 20 e 28 km. Algum fim p participar? Abri o assunto no wiki. E isso e caminhada mesmo, muito do trecho passa pela praias entre Vitoria e Anchieta.

Gerald, estou raciocinando com o feriado de 1º de maio que cai numa segunda. No mais, a ideia é essa aí mesmo! :wink:

Abraços, Linhares

Ah sim, verdade. É só pegar o esquema e deslocar por 1 dia. Numa dessas ainda pode rolar a botecada em BH na sexta :smiley:

Não tinha visto essas postagem sobre o evento de mapeamento.

Quero participar e, para mim, qualquer uma das datas são tranquilas. Podem acrescentar meu nome na lista de interessados.

Oi Turma, podemos fechar então nesta data? 29/04, 30/04 e 01/05?

Por mim, podemos fechar nesses dias.