Caminhos Históricos

Baixei o Caminho Velho http://institutoestradareal.com.br/files/gtm/2068b08cd3107226c6c568dcfcaf59e1.gtm, converti para gpx e fui passando de Ouro Preto até Paraty (sem mapear nem nada, só verificando o que nós já temos).

A boa notícia é que a maioria das estradas já está no OSM, todas as cidades e vilas também. As poucas estradas que faltam são em sua maioria na região do Sul de Minas e Rio de Janeiro e são perfeitamente visíveis no Bing.

Eu posso mandar o gpx que criei em particular se precisarem (aqui não tem como colocar anexos, né?), mas não converta este gpx para trilha do OSM, apenas use para se guiar quais restradas faltam.

Uma coisa interessante é que o IER também tem planilhas explicando cada trecho, se é de terra, asfaltado, trilha a pé etc.http://institutoestradareal.com.br/roteiros/velho

dito isto, verifico que Cunha no RJ quase não tem nome de ruas marcado.

Caminho Novo, http://institutoestradareal.com.br/files/gtm/ad9b0604ba57c66f62dcffc2cce8d3e1.gtm

cidades que precisam de atenção

  • Alfredo Vasconcelos
  • Barbacena
  • Doutor Sá Fortes
  • Santos Dumont
  • Paraíba do Sul
  • Inconfidência
  • Pedro do Rio
  • Cascatinha
  • Petrópolis
  • Vila Inhomirim
  • Fragoso
  • Parada Angélica

as estradas estão todas presentes, algumas como trilhas (track)

O Caminho Novo começa no Parque do Itacolomi http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view, nós não temos este parque mapeado. Será que alguém consegue converter esta descrição da Lei http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/Itacolomi/lei4495.pdf em um contorno aproximado do parque?

Este path está descrito nas planilhas da Estrada Real e sinalizado com marcos de concreto. É uma das coisas interessantes da ER, está tudo descrito e marcado, é um trabalho fantástico.

Acabei de contribuir com nomes de rua em Cunha! :sunglasses:

Abraços, Linhares

Confirmei com o Claudio Cossio, do Mapillary, o apoio a eventos de mapeamento que formos fazer.

A idéia é organizarmos eventos ao longo de trechos das rotas, mapeando e fotografando.

Algumas datas interessantes são dois feriados prolongados em abril, 21-23/04 e 29-30/04+01/05. Tem que ser abril em diante para minimizar a ocorrência de chuvas.

Ideias de datas para planejar o evento de mapeamento:

  • 21,22 e 23 de abril (feriado de Tiradentes)
  • 29, 30 de abril, 1 de maio (feriado do dia do trabalho)

são dois finais de semanas prolongados. Isto é bom porque permite mais gente participar, mas é ruim porque se formos pernoitar em alguma cidade as pousadas vão estar cheias. Por outro lado dá mais visibilidade ao evento. Enfim, há prós e contras.

Gerald, achei excelente a ideia!

Particularmente prefiro a segunda data porque é final de mês (facilita para compensar horas no trabalho):

:smiley:

Abraços, Linhares

Legal então já temos 2 jipes?

Quase! Preciso confirmar com o Linhares sênior! :laughing:

Você já sabe qual trecho será percorrido? Eu gosto muito do Caminho dos Diamantes entre Barão de Cocais e Catas Altas!

Isto está completamente em aberto. Uma idéia que pensei seria no entorno de Ouro Preto de ondem saem os 4 caminhos da estrada real e também a Rota Imperial. Tipo escolher como base Lavras Novas, Glaura ou Catas Altas e cada dia percorer parte de uma das rotas.

Eu identifiquei 2 trilhas que só podem ser percorridas a pé, interessante para quem quiser fazer hiking.

Outra possibilidade seria no entorno de Cunha/Paraty se houver mais participantes do Rio de Janeiro.

Ou ainda algo na região do Caparaó entre MG e ES, ao longo da Rota Imperial.

Por outro lado podem ser vários mini-eventos em locais diferentes, nem sequer precisam ser simultâneos.

Enfim, são idéias que me vem à cabeça, depende demais de quem for participar.

Massa!

Excelente!

Bom também, mas acho interessante marcar um local oficial. E por conta dos interessados até agora (nós dois!), que seja próximo a BH!

Me parece melhor concentrarmos em uma cidade de fácil acesso (asfalto) e de lá partir para os deslocamentos. Assim, podemos dar carona para mais um ou dois colegas. Além do quê, pode rolar uma mapatona no centro da cidade.

Outra sugestão é visitarmos algum ponto turístico, como por exemplo: sítio arqueológico da pedra pintada, bicame de pedra, cachoeiras, etc…

:slight_smile:

O primeiro trecho do Caminho Novo atravessa o parque do Itacolomi até Lavras Novas. Só pode ser feito a pé, são 12 km. Seria um trecho de hiking bem bacana para quem estiver animado.

Gerald, essa opção da trilha parece excelente para tirar fotos com o Mapillary (não está no Google Street View). E pra marcar os totens da ER.
Por mim, a gente já define logo a data e o local! Assim, outras pessoas podem se programar.
Sugestão de atividades:

  • Boteco em BH na sexta à noite
  • Deslocamento para Ouro Preto no sábado. À tade pode rolar um POI attack!
  • Hiking domingo de manhã
    :slight_smile:

Abraços, Linhares

Por se tratar de feriado prolongado as pousadas da região vão trabalhar com pacotes para pelo menos 2 pernoites. Ou seja chegada sexta, saída domingo.

Pensei em dividir a turma (se houver número suficiente para poder ser chamado de turma) em dois grupos. Um que faz o hiking e outro que faz a estrada de carro/jipe. A turma do carro transporta a turma do hiking.

Vamos supor que estabelecemos Lavras Novas como base.

  • Sexta: chegada em Lavras Novas, quem conseguir chegar de manhã faz uma atividade à tarde, por exemplo percorrendo algum dos caminhos de carro. A noite a desejada botecada.
  • Sábado: A turma do carro sai de Lavras Novas cedo e leva o grupo de hiking para a entrada do parque http://osm.org/go/PAZUqBw9V-?m=. O pessoal do hiking atravessa o parque e chega de volta a Lavras Novas. Enquanto isto a turma de carro percorre algum trecho. Encontramos todos de noite em Lavras Novas.
  • Domingo de manhã podemos ter mais alguma atividade, quem vem de mais longe já retorna.

sei lá, algo assim. Alguém tem outras idéias?

Gerald

Em junho tem o evento oficial do Passos de Anchieta, 4 dias caminhada, um total de 100km, etapas diárias entre 20 e 28 km. Algum fim p participar? Abri o assunto no wiki. E isso e caminhada mesmo, muito do trecho passa pela praias entre Vitoria e Anchieta.

Gerald, estou raciocinando com o feriado de 1º de maio que cai numa segunda. No mais, a ideia é essa aí mesmo! :wink:

Abraços, Linhares

Ah sim, verdade. É só pegar o esquema e deslocar por 1 dia. Numa dessas ainda pode rolar a botecada em BH na sexta :smiley:

Não tinha visto essas postagem sobre o evento de mapeamento.

Quero participar e, para mim, qualquer uma das datas são tranquilas. Podem acrescentar meu nome na lista de interessados.