Caminhos Históricos

Parabéns a você Linhares pela apresentação inspiradora no SOTM-Latam! Foi o que motivou iniciar este projeto.

Nâo seria um repositório para dados, tais como trilhas GPS e planilhas, mas para material de referência, tal como este: http://www.institutoestradareal.com.br/assets/materiais/mapa-ilustrativo-da-estrada-real.jpg, que é o mapa disponível na página web do instituto. Guardar cópias desse tipo de material é tranquilo, não? Ou só se pode indicar a url deles?

Acho que não temos um local para isto. Eu guardo uma cópia em meu laptop (para o caso do site desaparecer). Há um espaço para subir trilhas GPS, mas apenas aquelas que nós mesmos coletamos. Essas são as que aparecem automaticamente no JOSM ou no iD.

Linhares, estes outros caminhos históricos são muito legais, mas vejo que estes mapas são completamente esquemáticos. Por exemplo, estre trecho entre Serro e Diamantina do Caminho da Bahia, pode ser que seja coincidente com o Caminho dos Diamantes da Estrada Real, mas pode ser outra coisa qualquer. Aí só pesquisa histórica em documentos da época para saber.

Uma das coisas que ainda não mencionei é que pretendemos percorrer os caminhos, fazendo fotos e subindo pro Mapillary. Conversei com o Claudio do Mapillary durante do SOTM e eles vão nos apoiar no projeto.

Os detalhes de como e quando percorrer os caminhos ainda está completamente em aberto. Algumas pequenas partes eu já percorri e vou postar as fotos assim que conseguir.

Rota das Imigrantes que começando no Anchieta/ES, e pelo que saiba passa Matilda (Alfredo Chaves/ES) e Pedra Azul (Domingo Martins/ES), provavelmente encontrando com Rota Imperial. Também tem as Passos do Anchieta começando no Matriz principal do Vitória/ES, para o Santuário no Anchieta/ES. Os Passos e um caminhada de mais ou menus 100km em 4 dias, a Rota das Imigrantes sei nada mais do que vi placas nos locais indicados.

Um bom pergunta e, que tipo do relação deve ser certo, nem tudo trechos e acessível com carros/veículos, ate tem rotas que e dedicadas para caminhada ou cicloturismo Deu um olhada no https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route e pra mim, parece que uso do network para indicar o sigilo da rota (ER para Estrada Real, RI para Rota Imperial, etc), mas também seria bom se podemos indicar o escudo usado nas rotas que tem isso. O wiki documentando um campo symbol, mas isso e um freetext, e não muito bom para esses placas mais detalhadas (o Passos do Anchieta uso um pegada azul nas placas, que pode ser representado com symbol=blue footprint on yellow.

Estava olhando essa questão das “tags” e, pelo que vi até agora, me pareceu que estaria bem algo assim:


type = route
route = historic
historic = road
road = (tipo de via: trilha, estrada de terra, rodovia,....)
tourism = yes

{aqui entram as outras tags}


O valor “historic” para a tag “route” está aqui:
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:route#Others

Há um texto sobre os valores para a tag “historic”, mas está em alemão (a tradução do google é ilegível, mas há uns exemplos entendíveis):
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:route%3Dhistoric
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:route%3Dhistoric

Ainda é uma leitura inicial que fiz, mas me parece melhor do que usar route=road e “tourism” e “historic” com valor yes.

Não creio que seja papel da relação de rota dizer quais trechos são passáveis ou não, route=road, não é garantia que se possa percorrer o caminho de carro, bicicleta ou a pé. Acho que isto tem que ser representado em cada trecho individualmente.

Minha solução preferida seria colocar route=historic como o Gilmar já mencionou
https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:route%3Dhistoric
mas não sei se isto esteja realmente aceito (importa?), só encontrei esta página em alemão na wiki.

Neste exemplo usaram route=historic e historic=road
http://www.openstreetmap.org/relation/3218427

Baixei o Caminho Velho http://institutoestradareal.com.br/files/gtm/2068b08cd3107226c6c568dcfcaf59e1.gtm, converti para gpx e fui passando de Ouro Preto até Paraty (sem mapear nem nada, só verificando o que nós já temos).

A boa notícia é que a maioria das estradas já está no OSM, todas as cidades e vilas também. As poucas estradas que faltam são em sua maioria na região do Sul de Minas e Rio de Janeiro e são perfeitamente visíveis no Bing.

Eu posso mandar o gpx que criei em particular se precisarem (aqui não tem como colocar anexos, né?), mas não converta este gpx para trilha do OSM, apenas use para se guiar quais restradas faltam.

Uma coisa interessante é que o IER também tem planilhas explicando cada trecho, se é de terra, asfaltado, trilha a pé etc.http://institutoestradareal.com.br/roteiros/velho

dito isto, verifico que Cunha no RJ quase não tem nome de ruas marcado.

Caminho Novo, http://institutoestradareal.com.br/files/gtm/ad9b0604ba57c66f62dcffc2cce8d3e1.gtm

cidades que precisam de atenção

  • Alfredo Vasconcelos
  • Barbacena
  • Doutor Sá Fortes
  • Santos Dumont
  • Paraíba do Sul
  • Inconfidência
  • Pedro do Rio
  • Cascatinha
  • Petrópolis
  • Vila Inhomirim
  • Fragoso
  • Parada Angélica

as estradas estão todas presentes, algumas como trilhas (track)

O Caminho Novo começa no Parque do Itacolomi http://www.ief.mg.gov.br/component/content/193?task=view, nós não temos este parque mapeado. Será que alguém consegue converter esta descrição da Lei http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/Itacolomi/lei4495.pdf em um contorno aproximado do parque?

Este path está descrito nas planilhas da Estrada Real e sinalizado com marcos de concreto. É uma das coisas interessantes da ER, está tudo descrito e marcado, é um trabalho fantástico.

Acabei de contribuir com nomes de rua em Cunha! :sunglasses:

Abraços, Linhares

Confirmei com o Claudio Cossio, do Mapillary, o apoio a eventos de mapeamento que formos fazer.

A idéia é organizarmos eventos ao longo de trechos das rotas, mapeando e fotografando.

Algumas datas interessantes são dois feriados prolongados em abril, 21-23/04 e 29-30/04+01/05. Tem que ser abril em diante para minimizar a ocorrência de chuvas.

Ideias de datas para planejar o evento de mapeamento:

  • 21,22 e 23 de abril (feriado de Tiradentes)
  • 29, 30 de abril, 1 de maio (feriado do dia do trabalho)

são dois finais de semanas prolongados. Isto é bom porque permite mais gente participar, mas é ruim porque se formos pernoitar em alguma cidade as pousadas vão estar cheias. Por outro lado dá mais visibilidade ao evento. Enfim, há prós e contras.

Gerald, achei excelente a ideia!

Particularmente prefiro a segunda data porque é final de mês (facilita para compensar horas no trabalho):

:smiley:

Abraços, Linhares

Legal então já temos 2 jipes?

Quase! Preciso confirmar com o Linhares sênior! :laughing:

Você já sabe qual trecho será percorrido? Eu gosto muito do Caminho dos Diamantes entre Barão de Cocais e Catas Altas!