Numeração de Ruas

Car@s,

Gostaria de saber como numerar ruas nos mapas brasileiros.
Digo, como inserir a lógica de numeração dos correios nas ruas, para que o OpenStreetMap consiga estivar uma localização com o endereço + número, sem ter que inserir o tag número em cada construção. Até onde sei, a numeração no Brasil corre da parte mais parte próxima do logradouro em relação ao centro até o fim dele, sempre estima em metros na fachada.

Isso é possível? Existe uma forma de automatizar esse processo?

O ideal é, se você tiver disponível a numeração de cada construção - e esta fonte pode ser trazida para o OSM sem burlar o seu copyright, que se faça a numeração de casa a casa.
Agora, se você tiver a numeração da face de uma quadra, aqui no OSM tratamos como:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Addresses#Using_interpolation

A interpolação servirá para “quebrar um galho” até que se tenha a numeração de casa em casa. Veja como exemplo uma região onde detalhei o casario:
http://www.openstreetmap.org/#map=18/-29.70321/-53.82286 . Foi um trabalho pesado, tanto na rua quanto no computador. Levou um bom tempo para terminar. Mas um dia se termina.

Talvez possa te ajudar. Enfim… Qual a fonte de dados e onde você gostaria de aplicar?

O CEP fora das endereços deve ser inserido como postal_code, i.e. o rua que morro pode ter postal_code=29200-240

Lembro-se que a banco de dados dos CEPs não e domínio publico, mas licença particular, precisamos colher as CEPs em forma diferente, por exemplo nas placas das ruas

Olá,

Gostei da dica da interpolação de endereços. Conhecem algum jeito fácil de testar se uma interpolação está funcionando corretamente?
Fiz essa aqui http://www.openstreetmap.org/way/457631920 pra experimentar mas pelo menos no campo de busca do próprio openstreetmap.org não funciona. :confused:

Descobri. O problema é que eu tinha colocado nodes intermediários vazios. Aparentemente só funciona se for uma reta de dois nodes.

Numerei muito por Sampa através da interpolação , agora estou colhendo numeração de porta, ate fácil de se coletar durante caminhadas , mas trabalhoso de se transportar para o mapa , ao contrario do colega santamariense, eu preferi trabalhar com poi visto que em São Paulo uma mesma edificação tem as x diversos números.

Pode-se usar o Maps.Me para numerar as edificações em campo, usando um celular.
Adiciona-se as edificações no OSM, baixa-se um mapa atualizado de http://direct.mapswithme.com/regular/daily/

Depois, com o aplicativo em funcionamento e na rua, adiciona-se a numeração.

Tomio muito trabalhoso e perigoso desse modo , melhor então usar a numeração de quarteirão disponível para download da PMSP de 1974, estou fazendo uns teste para ver se os números batem com o mundo real ,pelo que vi ate agora e muito bom deixando poucos números faltantes, o problema desse modo e não se ter o uso real do edifício mas e muito mais rápido.

Mapeiro,

o validator no josm acusa o seguinte alerta nessa numeração:

não sei qual a solução.

----- edição -----

editar até tarde da noite, tem dessas.

o alerta ali é simples: número par na interpolação com números ímpares. o pior é que o número 2700 está mesmo do lado “errado” da via, conforme site da ufsc: http://joinville.ufsc.br/.

acredito que a melhor solução seja deixar o número 2700 isolado, fora da linha de interpolação.

aos mais experientes: é isso mesmo?

------ edição 2 -----

resolvi o alerta apagando o ponto para o número 2700, pois ele já estava mapeado no edifício da ufsc.