Ortofotomosaico do IEMA, Espírito Santo

Caros colegas, boa tarde.

Encontrei esta semana na internet o mosaico do IEMA no Espírito Santo. As imagens foram feitas entre 2012 e 2014, sendo na maioria das vezes mais antigas que as imagens do Bing. Entretanto, o que chama a atenção é a qualidade dessas imagens, que foram realizadas com a resolução “absurda” (comparando ao que temos disponível por aí), de 25cm/pixel, o que é suficiente para ver detalhes como cercas, faixas, sentidos das ruas, postes, contorno de edificações, etc.

Infelizmente a cobertura deve atingir uns 60 ou 70% do estado, não registrando municípios ao nordeste, como Linhares, por exemplo.

Segue o trecho que detalha o uso das imagens (grifos meus):

As imagens podem ser acessadas na aplicação i3Geo - IEMA. Mas, o sistema é muito lento para gerar as imagens, que só podem ser “impressas” em uma pequena dimensão, apesar de gerar um link WMS (que eu não consegui usar ainda).

Sobre as informações da “licença”, especialmente em “…é obrigatória a citação da fonte de referência em todos os trabalhos que utilizem, de qualquer forma…”, vocês veem algum problema?

Comparação

Segue uma rápida comparação entre o Ortofoto IEMA, a camada Google Earth atual e as imagens Bing que temos disponíveis para o mapeamento:

Santa Teresa - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Santa Teresa - Google by LucFreitas, no Flickr
Santa Teresa - Bing by LucFreitas, no Flickr

Boapaba - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Boapaba - Google by LucFreitas, no Flickr
Boapaba - Bing by LucFreitas, no Flickr

Itaguaçu - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Itaguaçu - Google by LucFreitas, no Flickr
Itaguaçu - Bing by LucFreitas, no Flickr

Pedra Azul - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Pedra Azul - Google by LucFreitas, no Flickr
Pedra Azul - Bing by LucFreitas, no Flickr

Venda Nova do Imigrante - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Venda Nova do Imigrante - Google by LucFreitas, no Flickr
Venda Nova do Imigrante - Bing by LucFreitas, no Flickr

Jardim da Penha - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Jardim da Penha - Google by LucFreitas, no Flickr
Jardim da Penha - Bing by LucFreitas, no Flickr

Guarapari - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Guarapari - Google by LucFreitas, no Flickr
Guarapari - Bing by LucFreitas, no Flickr

Capuaba - IEMA by LucFreitas, no Flickr
Capuaba - Google by LucFreitas, no Flickr
Capuaba - Bing by LucFreitas, no Flickr

Só lembrando que, apesar dos diferentes níveis de aproximação mostrados, toda a cobertura tem a mesma resolução e qualidade.

Isso e muito interessante, principalmente interior do ES onde ha muito nuvens. Favor nos informa andamento em gerar um link wms que podemos utilizar no JOSM.

Pois é, Skippern. Ele gera um link WMS e um link KML (de onde obtive as imagens), mas só tem validade de um dia. Quando vira o dia tem que gerar outro link. Estou tentando acessar a WMS, mas (provavelmente por falta de conhecimento) não consegui ainda abrir no JOSM, ArcGIS ou QGIS. Vou ver se consigo um suporte sobre isso na faculdade.

Como o acesso dele é bem lento, pensei até em entrar em contato com o IEMA e pedir uma cópia do TIFF desse mapeamento, e ver se eles liberam. Vou fazer isso nessa semana provavelmente.

WMS gerado hoje (23 de agosto de 2015):

http://189.84.218.229/cgi-bin/mapserv?map=/tmp/ms_tmp/byWkyIhaTX/byWkyIhaTXws.map&

Se obter o TIFF, voce pode gerar um TMS, mas vc tem algum lugar publico para hospedar isso? Deveria ser interresant ter esse disponível para tudo mapeadoras no ES

Estava pensando hoje justamente nisso. Quando entrar em contato com eles, vou solicitar se eles podem melhorar o sistema de acesso, liberando um link fixo e corrigir um aparente problema na camada WMS das ortofotos, que não carrega as imagens no JOSM/QGIS/ArcGIS, apenas as camadas de base (países e estados).