OSM para UnB

Olá pessoal,

Sou aluna da Universidade de Brasília e estou participando de um projeto que envolve o mapeamento de praticamente toda a universidade, inclusive salas, departamentos, banheiros, bebedouros etc. O objetivo é criar um aplicativo de localização específico para a UnB, que trace rotas de acordo com o meio de transporte. A diferença é que as rotas também seriam traçadas dentro das edificações, além de considerar caminhos alternativos que o Google Maps, por exemplo, não utiliza. Consegui as plantas dos edifícios, mas um amigo me falou a respeito da dificuldade de utilizar o OSM para prédios com mais de um pavimento.
Estou com algumas dúvidas quanto a forma de encaminhar o projeto, poderia utilizar o OSM no meu aplicativo? Ou existem outros meios? Estive pesquisando o ArcGis, ou talvez utilizar uma API do próprio Google Maps. Sou de Engenharia Civil e não entendo muito dessa área, se alguém tiver alguma sugestão ou souber de algo que possa me ajudar, ficaria muito feliz.

Muito Obrigada!

Bem vinda ao OSM. Primeiramente, se você acha que engenharia civil não tem nada a ver com OpenStreetMap você está equivocada. Boa parte da comunidade que mais atua no OSM Brasil que eu tenho percebido é de engenheiros, arquitetos, programadores, etc. Você sabia que, por exemplo, com poucos comandos você pode converter dados do OSM (ruas, prédios, limites administrativos, afinal tudo o que há no mapa) para CAD? - É… esse é o diferencial dos dados abertos.

O nível de detalhamento em mapas que você quer aqui está sendo chamado de mapeamento indoor (http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Indoor_Mapping) e ainda é uma ideia que está em seus primórdios, assim como o mapeamento de transporte coletivo.

Não sou a pessoa mais indicada para falar sobre aplicativos, mas sei que o OSM tem API também. Você entende de progamação para construir aplicativos? Ou teria ajuda de quem entende? Você poderia mapear a UnB por exemplo, e indicar o uso de aplicativos já existentes, como o OSMAnd e o Maps.Me

Você já mapeia? Seria interessante começar a se ambientar ao mapeamento no OSM. Aprenda a usar o JOSM. Comece traçando ruas, adicionando prédios que ainda não existem, áreas de mato, etc. Depois que você pegar o jeito começa a trabalhar na ideia de mapeamento dentro dos prédios. Para quem é iniciante, e mesmo para quem já é experiente, é interessante aprender com os alemães. Procura universidade em berlim, por exemplo, e veja como estão trabalhando o mapeamento por lá. Eles são os melhores porque são os mais aplicados em mapeamentos no mundo. Só para você ter uma ideia, enquanto aqui no Brasil tem uma média de 75 mapeadores por dia, lá são mais de 500/dia - se fosse proporcional à população, o Brasil deveria teria 1250 mapeadores por dia (17 vezes mais do que a realidade atual).

Procurando no que já foi mapeado na UnB, sugiro chamar para a conversa aqui, e para até mesmo se reunirem aí na UnB em Brasília para decidir como mapear, os seguintes mapeadores:

OFF: Tenho percebido que quando alguém posta algo no forum demora até um dia para que apareça como novo tópico no forum. Logo que alguém publica eu percebo no RSS do forum, porém quando clico para acessar o tópico dá o recado “Pedido inválido. O link que você clicou está incorreto ou desatualizado.” - Alguém sabe explicar esse delay?

Oi, Nicolly

Muito interessante seu projeto! Eu não sou especialista em indoor mapping, mas posso te ajudar nisso. Uma professora de computação já me convidou para dar umas aulas sobre OSM na UnB. Se você quiser, posso te mostrar como você pode mapear o interior dos prédios e utilizar isso para traçar rotas. No link que o santamariense postou, há vários exemplos, inclusive de universidades, que utilizam OSM para esse tipo de projeto.

Muito obrigada pelo contato!

Então, a Faculdade de Tecnologia da UnB promoveu um concurso de ideias envolvendo o conceito de smartcampus, e a minha ideia, que foi essa do aplicativo, passou para a fase final. Nessa fase, eu tenho um mês para preparar uma apresentação de COMO eu pretendo fazer esse aplicativo, além de informações a respeito do público-alvo, utilidade, custo-benefício etc. Eu estou no terceiro semestre de Civil, então não tenho praticamente nenhum conhecimento na área, mas montei uma equipe. Somos cinco: dois engenheiros, um design, um programador e um geoprocessador, todos estudantes.

Estou pesquisando as formas pelas quais o aplicativo poderia ser feito, e caso a minha ideia ganhe, ele realmente será feito, através do CEFTRU (Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Transportes) da UnB. Por isso, preciso da ajuda, opinião e sugestões de pessoas que entendam mais do assunto. Eu planejo criar uma amostra do que seria o aplicativo para o dia da apresentação, pelo menos da interface do mesmo, por isso preciso entender melhor as ferramentas que disponho e de como poderei usá-las.

Documente o projeto — tarefas, direcionamentos, cronograma, etc. — e tudo tudo tenderá a correr bem melhor. Não espere que, sem comunicação, cada pessoa saiba o que e quando fazer. Organizem encontros para troca de conhecimentos. Nada informal. Formal mesmo, com apresentações, estilo seminário. Algumas coisas técnicas básica devem ser conhecidas por todos os envolvidos.