Notícias do Mapillay

O boletim de notícias do Mapillary, em outubro de 2014, chamou bem a minha atenção. Eu havia ganhado deles um suporte automotivo para smartphone e tinha a intenção de escrever a vocês por aqui, compartilhando as notícias que julgava mais relevantes. Infelizmente aquele e-mail ficou sinalizado em minha Caixa de Entrada durante todo esse tempo e não realizei as intenções. Até agora. Mas hoje vai! Porque o boletim de ontem é outra leva de coisas interessantes.

Primeiro vamos às notícias mais frescas.

  • Existe um vídeo no vimeo que demonstra como fotos Mapillary podem ser navegadas através de reconstrução OpenSfM 3D. A ferramenta funciona pelo navegador de Internet. Está em estágio alfa de desenvolvimento.

  • O editor JOSM finalmente tem uma integração com o Mapillary!

  • Mapillary 2 Commons é um serviço simples que facilita muito o ato de enviar uma foto do Mapillary para o Wikimedia Commons

Em outubro de 2014…

  • O editor iD tinha sido integrado ao Mapillary.

  • A equipe do Mapillary já anunciava como ainda hoje anuncia: “Você precisa de uma suporte de smartphone para seu carro? Nós temos. Podemos dar um você. Apenas nos diga seu endereço, envie uma mensagem para hello@mapillary.com”.

Naquele novembro o site da empresa recebeu traduções por crowdsourcing.

Update

Em março deste ano (2015) o sistema passou a receber vídeos.

Já faz um tempo que o site do mapillary foi atualizado. Hoje eu observei que as transições entre as imagens estão muito melhores!
Para tanto, é preciso que uma imagem contenha alguma parte da próxima. Então fica a dica para procurar pontos de interseção entre as fotos.

Abraços, Linhares

Hoje eu soube do Mapillary for ArcGIS. Não sei de ArcGIS, mas sei que é importante. Talvez esse suporte esteja ralo. Já é um começo. Pelo que é descrito na página, dá pra imaginar que servirá para os mapeadores se orientarem com dados próprios, e assim planejar e desenvolver melhor os surveys para coleta de fotos Mapillary.

O desafio #MapillaryWalk está encorajando as pessoas a capturar e compartilhar suas caminhadas favoritas. O período de coleta de imagens vai de 20 a 30 de novembro. Entre 1 e 6 de dezembro haverá votação. A sequência precisa ter pelo menos 50 fotos e não mais do que 4 minutos de duração.

O ganhador levará um “kit do vagabundo andarilho¹”, idealizado pela empresa:

1 ‒ erro de tradução corrigido com a ajuda do usuário Nighto (ver mensagens abaixo)

Alexandre,

“wanderer” nesse contexto tem mais a ver com “itinerante” e “nômade” do que com “vagabundo”.

[]s

Eu suspeitava, mas pensei que eles tinham feito uma brincadeira. Obrigado pelo reforço. Alterei a tradução.

Mapillary para iOS agora pode comandar câmeras GoPro, tornando as fotos georreferenciadas. O blog Cult of Mac comentou a melhoria.

De outro outro lado, a usuária @jinalfoflia nos ensina como usar imagens do Mapillary para melhorar dados de roteamento.

Não vejo a hora de liberarem o suporte para GoPro Hero 3 e Android. Até recebi o suporte para bicicleta deles, mas sacoleja demais, fica instável. Acabo tendo que pedalar segurando o celular na mão e, por isso, o resultado não é tão satisfatório.

[]s

Tente no capacete ou no peito Nighto. Com esse seu feedback já não compro suporte para a bike para fazer filmagens por aí.

Nighto, suas fotos do Rio estão bem legais! Parabéns! Abraços, Linhares

Valeu Linhares! :slight_smile:

boneco, no peito não serve porque aparece as mãos e o guidão da bicicleta. No capacete é uma opção, mas eu simplesmente não consigo ficar olhando para frente sem inclinar a cabeça para os lados. Aí acaba ficando ruim o resultado também. :frowning:

Na verdade, acho que uma coisa que falta no Mapillary é uma forma ou ferramenta - automática ou não - de nivelar as imagens, removendo a inclinação fazendo o crop necessário. Quando tiver isso, acho que as minhas imagens vão ficar bem melhores, mais profissionais até.

[]s

Talvez um zoom… mas eu sei, quase sempre bagunça o foco.

Poderia ser plugin para visualizador de imagens, que permitisse selecionar imagens ou grupos de imagens e configurar reta de nivelamento.

Na verdade, acabei de imaginar um script para Nautilus. Esse gerenciador de arquivos exibe miniaturas e possibilita executar script sobre grupos de arquivos selecionados. Na imaginação :wink: é tudo muito fácil: o script abriria uma caixa para configuração da reta sobre a primeira imagem das selecionadas, e o botão OK realinharia cada uma das imagens e faria o “crop” com base nessa configuração. Ao final, força-se-ia gerar novamente as miniaturas.