Como vigiar regiões e edições no Brasil

Olá pessoal,

O usuário naoliv tem alertado sobre uso de dados de fontes não-livres e também devido ao caso “Lacuna no mapa - SC” (assunto da lista de email), decidi fazer um tutorial que há tempos já havia planejando.

Neste tutorial ensino como vigiar edições no OpenStreetMap utilizando programa automático. Ele cobre todo o país.

E mais pessoal… Que tal a gente criar no wiki uma página com a relação de quem vigia que lugar!!! Assim a gente vai poder perceber áreas que não estão sendo vigiadas e até mesmo vigiar até que apareça alguém da região que tenha interesse nela.

Link para o tutorial. https://www.youtube.com/watch?v=VG9_JvRPY5E

Para quem usa Linux, uma alternativa ao RSSOwl é o Liferea.

É interessante reabrir essa discussão sobre a proposta feita pelo santamariense, devido a maturidade dos mapas e ao surgimento de vários interesses na alteração dos mapas, principalmente para proteger de vandalismos. A título de exemplo, recentemente um usuário apagou em Florianópolis/SC diversas informações sobre serviços públicos, especialmente áreas militares e escolas. Suponho que tenha a ver com o Pokemon Go, pois pode ser que essas áreas causem algum tipo de limitação no jogo.

Além disso, é importante também acompanhar novos usuários com o intuito de de incentivá-los a participar da comunidade e a mapear de acordo com as boas práticas.

Sendo assim, é muito importante haver mapeadores mais experientes acompanhando essas situações.