Absurdos ditos pelo Baixaki sobre o OpenStreetMap

Há alguns meses atrás, no site do Baixaki, decidi pesquisar por OpenStreetMap para ver se encontrava algum programa que utilizasse o OSM. Lá achei um link para o site e a opinião deles sobre o OSM. Cheguei então a conclusão que eu é que estou mal informado sobre o OSM, ou eles não conhecem a finalidade deste mapa livre. Acho que o mais certo é a segunda opção. Vejam trechos obtidos no Baixaki em 04/12/2015:

  • “Enquanto permitir que qualquer um edite o mapa seja interessante, a falta de um sistema de “revisão” acaba sendo problemática, pois sempre pode aparecer um “troll” para estragar todo o trabalho duro de alguém sério.” - Isso não é tão sério, porque existe sim maneiras de caçar vandalismo e cópias não autorizadas de outros mapas. Mas isso e o de menos, vejam o que segue…

  • Ele ainda está bem longe de substituir o Google Maps, por exemplo – na verdade, é muito mais fácil que, eventualmente, ele seja adquirido pela Google.

“Adquirido pela Google”??? Seria o mesmo que a Wikipédia fosse adquirida por uma empresa. Não?

Sem contar que a maioria dos sites de notícias não sabem que o OSM não é pra ser um produto final, mas sim uma base de dados. Daí então já vi críticas sobre a falta de roteamento do mapa quando não tinha e um “enfim” quando passou a adotar como forma de reconhecer erros nos roteamentos.

O que vocês acham sobre o assunto? Será que se fosse mandado ao Baixaki uma explanação eles corrigiriam?

Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/openstreetmap.htm

Acredito que não podemos cerrar os olhos ao fato de que o OSM é sim frágil no que tange à manutenção de seus dados. Tome como análogo qualquer projeto de software de código aberto do mundo. Muitas pessoas acham que são uma bagunça, mas não é nada disso. Antes de submeter uma alteração, ela é avaliada previamente por outros membros da comunidade (princípio do terceiro confiável). Da avaliação saem três resultados: a) aprovação; b) solicitação de melhoras e c) rejeição. Tome como outro exemplo a alteração dos estilos do mapa do site do OSM no github.

Quer seja por má intenção ou simples negligência, danos ocorrem. Muitos dos quais só são percebidos muito tempo depois, tornando o rastreio e a reversão complicados. No dia em que o OSM acordar para a realidade e incluir uma etapa de revisão prévia à inclusão no mapa-base, o mapa tornar-se-á mais confiável. As críticas feitas, portanto, têm suas razões.

Minha avó já dizia: Prevenir (revisar) é melhor (mais barato) do que remediar (reverter).

Acredito que sim.

É verdade.

A fragilidade está no voluntarismo não formalizado. O único compromisso parte da consciência do voluntário.

1 ‒ risco meu; para expressar minha opinião através das citações

Eu sou da opinião do Paulo, porque um colaborador mesmo sem intenção, pode fazer estragos.

Gosto do sistema do Waze, a medida que vc vai mapeando, seu ranking sobe e habilita vc a mexer em objetos mais comlexos como relações de rodovias, …

Qdo vc é iniciante, não consegue mexer ou “estragar” informações importantes.

Muito do critico contra OSM e por falta de conhecimento, acho OSMF tem papel de apresentação para divulgar pra sites como baixaki, mas esses falta tradução para Portuguese. Se algum quer corre atras isso seria bom.

Tomio: Waze era do OSM, mas eles separou com o mudança da licença, e agora uso Google como fonte para atualizar as mapas. Duvida eles pago algum forma do royalties para google, e viver com o possibilidade da ser processado por isso.

Google comprou o Waze, Skippern.

Ah… mais uma motivo pra não usar