Incluir Ponto ou desenhar Área?

O ideal seria que as aplicações soubessem obter o endereço de áreas maiores (como a a área do shopping que contém a loja). Mas poucas fazem isso, então o melhor é colocar addr: nas lojas também.

Já addr:door é uma questão mais confusa. Você conhece alguma aplicação que usa essa tag?

Pessoalmente eu colocaria nas lojas só o nome do Shopping em addr:housename e o número da loja em addr:door, mas se você acha que seria bom encontrar estas lojas em um GPS (só é útil quando a pessoa não souber que a loja fica dentro do shopping), então seria bom colocar rua e número também.

É mais útil quando a “interface” não é um mapa gráfico, mas é uma lista de texto com o POI e endereços.

Se um shopping, parece mais útil do que as lojas têm o addr:housename=“Shopping ZZZ” o resto do addr: *

E por que você faria assim se nenhuma aplicação suporta essa forma de mapear?

O addr:door eu colocaria porque até onde eu sei é a forma mais “correta” de mapear. Geralmente as aplicações priorizam suportar as etiquetas depois de elas ficarem populares, então não acho que é um problema adicionar o número da sala assim.
O addr:housename acho que seria desnecessário neste caso, mas de qualquer forma Indoor Mapping é uma área recente, e não se deve esperar um comportamento ótimo das aplicações quanto a isso, mas é uma pena que o Nominatim não reconheça que as lojas ficam dentro do Shopping atualmente.

No espaço vazio, ao lado do ponto do supermercado “Mart Minas” fiz o desenho da área do Parque de Exposição JK.

https://www.openstreetmap.org/#map=17/-19.48177/-44.25543

Isto foi feito há várias semanas e até hoje ele não aparece no mapa. Já tentei forçar a renderização com o /dirty, mas sem sucesso.

O que pode estar ocorrendo?

AS2,
O objeto que você mencionou não possui uma classificação (está simplesmente marcado como “Àrea”), por isso que não aparece.
Em geral, os mapas não mostram qualquer objeto que tenha nome. Precisa ser algo que o mapa reconheça.

Tente procurar no iD se tem alguma predefinição que corresponda ao tipo deste parque.

Abs

Olá jgpacker. Grato pela informação.
Alterei para “Parque/Praça” porque não achei nenhuma etiqueta específica para parque de exposição ou semelhante.
Fiz uma busca no mapa por “parque de exposição” e não encontrei um padrão. Existem várias classificações: parque, atração, parque temático.

É possível (e viável) criar uma etiqueta para “Parque de Exposição”? Se sim, como?

Olá AS2,

O processo de criação de etiquetas é indefinido, tortuoso, e o principal problema é o tempo desde a invenção e início do uso da etiqueta até o suporte nas aplicações (que acaba ocorrendo só se a etiqueta realmente se popularizar).

Na minha opinião, um “parque de exposições” pode ser mapeado de diversas formas, e provavelmente todas elas corretas: como parque, como “área de recreação” (landuse=recreation_ground) (exemplo) (um pouco mais genérico do que parque), como uma área comercial (landuse=commercial) caso as exposições seja predominantemente dessa natureza (exemplo). E provavelmente há outras possibilidades.

Só parque temático que é um pouco menos adequado, ele é para parques de diversão.

Sendo um espaço permanente para exposições, marcaria como landuse=commercial. Se não for, mas você se dispuser a mapear agora e quando a exposição terminar, também.

[]s

Eu sugiro mapear como amenity=community_centre:

“A public facility which is mostly used by local associations for events and festivities. Sometimes it can also be used for private or commercial events.”

“Centro comunitário” dá a ideia de um local coberto.

O Centro de Convenções de Natal é um espaço que tem estacionamento, salões, salas, auditórios e áreas abertas (ao ar livre) que podem ser organizadas com barracas. Já o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, é onde acontece a Festa do Boi. Eu só o conheço como um espaço não coberto, com estacionamento, e que pode ser organizado com barracas.

Esses dois locais seriam amenity=community_centre indiferentemente?

Sim. Na minha opinião, os dois são atendidos por essa tag. Poderia haver uma tag mais específica, no entanto.

Olá pessoal, (não sei se alguém ainda vai ver esse tópico), mas eu estou com a mesma dúvida do AS2. Estou exportando tiles com o Maperitive e precisava de uma customização maior nos dados, então baixei o JOSM e vi que em minha cidade muitos locais estavam marcados como pontos, e não como áreas. Para meu uso marquei as áreas das universidades e atribuí da mesma forma que estavam os pontos (amenity=university, por exemplo), e queria saber se é errado manter as duas informações no mapa, tanto o ponto como a área, com a mesma tag e denominação. Ou se haveria uma outra forma de juntar os dois (a tal relação, que não sei como funciona), ou se devo apagar o ponto já que marquei a área. Essa dúvida na verdade é para saber se subo o mapa com as modificações que fiz ou se mantenho só local para o que estou desenvolvendo.

Deve apagar o ponto. http://wiki.openstreetmap.org/wiki/One_feature,_one_OSM_element

Qual a área que você está editando?

antes de apagar o ponto, usando o josm, é possível copiar as tags para a área criada. basta selecionar o ponto, cltr+c e editar > colar etiquetas (ou mais ou menos isso rsrs).

Ctrl + Shift + V para colar. Essa dica é boa. Bem lembrado!

Abraços, Linhares

Se estiver usando o iD, pode selecionar o ponto e a área e clicar no ícone de merge. (demorei para descobrir esta, hehe)

[]s

Olá! Preciso dessa opção para os mapas da Universidade já que aqui na UFG há muitas calçadas/caminhos que são cobertos e não sei como classificar corretamente! Fico no aguardo!

Imagem para exemplificar:
https://goo.gl/photos/QqFdMJ2fuEW8cbcSA