Ciclovias, ciclofaixas e afins

Srs,

Gostaria da ajuda de vcs para entender melhor como mapear ciclovias e ciclofaixas, pois pretendo atualizar o mapa de Recife quanto a essas “features”.

Saliento que estou seguindo, ou tento, o que está descrito aqui http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bicycle.

O site de dados abertos de Recife disponibiliza um geojson com essas vias, categorizando-as superficialmente, mas com informação suficiente para tageá-las.

Juntando essa fonte com o que eu vejo por aqui, atualizei, como teste, 3 vias desse tipo, uma ciclovia na Avenida Norte, http://www.openstreetmap.org/way/318227906, e duas ciclofaixas ( uma delas, http://www.openstreetmap.org/way/314624930 ).

Agora as dúvidas :

O modelo que devo seguir é o do wiki bicycle mesmo ?

Existe uma ciclofaixa que eu tinha mapeado como um ciclovia separada e paralela a via, e ela era renderizada, e agora que “consertei” de acordo com o wiki, ela “sumiu” do mapa, já que está como uma lane.
É assim mesmo ?

Aqui em Recife agora temos as ciclofaixas móveis, que funcionam em alguns horários e parecem com a figura abaixo:

Neste caso, como incluir a info do horário de funcionamento, lembrando que é só uma lane ?

Vi um post sobre separadores físicos em vias, e gostaria de saber como isso se aplica nos exemplos de ciclovias/faixas que vejo por aqui.

Ciclovia

Ciclofaixa pintada

Ciclofaixa com “olhosdegato”

No caso da primeira ciclofaixa que comentei http://www.openstreetmap.org/way/314624930, ela é parte de um “circuito”, eu preciso criar uma relation para unir as diversas ways ? Como fazer isso ?

Agradeço antecipadamente sugestões.

Att,

Marcelo Pereira

Apesar de tecnicamente errado (ou melhor, diferente do que a comunidade propõe), eu costumo mapear ciclofaixas como ciclovias (highway=cycloway), por entender que há entre as vias uma separação lógica.

[]s

Me parece que o que você fez nos links acima está bom. Eu mapearia uma ciclovia/ciclofaixa como uma linha separadas somente se ela for fisicamente separada. Se você mapear uma ciclofaixa como uma via separada, é preciso ter muito mais cuidado para o roteamento funcionar bem (por exemplo, o trabalho de adicionar restrições de conversão fica duplicado), e você acaba sendo obrigado a inventar nomes não-oficiais do tipo “Ciclovia da Rua Tal” (não-oficial no sentido de que não aparece em nenhuma placa).

Sobre pergunta 2, sim, é isso mesmo. Use a camada OpenCycleMap (http://www.openstreetmap.org/#map=15/-8.0501/-34.8878&layers=C) se você quiser visualizar as ciclofaixas. De fato, se você mapear ciclofaixas como vias separadas só para elas aparecerem na camada padrão do OSM, você está violando a regra de não mapear para o renderizador.

Sobre a pergunta 5, sim, isto é possível mas é opcional e pode ser feito mais tarde. Criar essas relações faz sentido quando o circuito tem um nome oficial que aparece em placas. Detalhes em http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Cycle_routes Também existe a tag lcn=yes que dispensa relações (útil para ciclovias/faixas que não tem um nome específico).

como mapear uma calçada com uso compartilhado entre ciclistas e pedestres, como desse exemplo da imagem abaixo:

ciclofaixa (cycleway=lane), acho que não, pois não é uma faixa da via.
ciclovia (highway=cycleway), também acho que não, pois apesar de haver um obstáculo físico que separa da via, ela é diferente de uma via específica para biciletas.

então, qual a melhor maneira?

Então no fim das contas, uma ciclofaixa separada por tachões é cycloway=lane ou highway=cycloway?

Aqui na minha cidade a maior parte delas é assim. Uma faixa da pista separada por tachões e em alguns lugares existe até uma terceira faixa exclusiva somente para ônibus a esquerda da ciclofaixa. Agora pense no seguinte, se na esquerda da via passa o tráfego normal e a direita existe uma faixa exclusiva para ônibus e por sua vez a direita da faixa de ônibus existe uma ciclofaixa, como as pessoas na calçada, que fica na direita da ciclofaixa, embarcam no ônibus?

Outra coisa que queria saber era se existe uma maneira de visualizar todas as ciclofaixas no mapa, ou alguma ferramenta capaz de sinalizar quais vias tem ciclofaixa pois utilizando essa layer cycle map só consigo ver em azul as ciclovias que foram feitas usando a tag highway.

É uma cycloway=lane (ciclofaixa é sempre *cycloway=**)
É o exemplo L1b de http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Bicycle

achei que com a imagem seria suficiente para me fazer entender. porém, parece que não ficou claro qual seria a minha dúvida, que era por ser uma calçada de uso compartilhado entre bicicletas e pedestres não era uma ciclovia (apesar de haver separação física com a rua), muito menos uma ciclofaixa.

de todo modo, o Corujão adotou uma solução interessante: https://www.openstreetmap.org/way/96082103#map=16/-26.9165/-49.0778
highway = path
bicycle = designated
foot = designated
segregated = no
surface = paved

no meu ponto de vista de editor iniciante e pelo que li na wiki (algumas coisas não entendi muito bem porque não estão em português), acho que foi perfeita a solução.

Isso. É como o JOSM cria no preset dele (caso alguém utilize).
É uma via de pedestre designada para pedestres e ciclistas.