qual o mapa que ser usado para as divisão do territorio brasileiro

a comunidade openstreetmap Brasil precisa definir qual é o mapa que sera usa para divisão dos Estado, Mesorregião ,Microrregião , Municipio e Distrito se dever ser o orgão federal ( IBGE) o Estadual .

Não sei se estou sendo ingênuo, mas acho que a resposta é simples: use o que for melhor, mais detalhado, mais atualizado ou mais preciso.

Se o mapa do IBGE for melhor, use o do IBGE. Se o mapa estadual, ou municipal for melhor, então use estes. (Supondo, é claro, que a gente tenha autorização para usar.)

Mesmo os mapas do IBGE tem uma qualidade muito variável, basta comparar os mapas de SP com os da BA para se ter uma idéia.

Coloque na documentação o que foi utilizado e a motivação. Avise aos colegas regionais para que saibam o que você fez.

O caso aqui é sobre os novos limites municipais na BA, que foram alterados em leis estaduais (e diferem, no momento, do IBGE).
Por aqui http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/Lcp01.htm é possível ver que é o estado que define os municípios.

Se o órgão estadual da Bahia possui informações mais recentes, baseadas em leis, então são essas que devem ser utilizadas.

no ES o IJSN tem um lista de documentos, referentes as leis dos divisas, descrevendo cada diviso em observações de formas naturais, como linhas entre picos, rios e córregos, e mais. Acho que o LucFreitas começar olhar estes documentos. Eu deu um olhada rapidamente e ainda faltamos muitos desses formas naturais no banco dados, e para mim não valer a penha tenta acertar divisas pra rios que ainda não e traçados. Eu credito que todos estados tem documentas similares, e estes documentos deve ser disponível no dominio publico. Mapa IBGE e um visualização desses documentos, mas pode falta detalhas finas.

O estado de São Paulo é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em quinze mesorregiões, subdivididas posteriormente em microrregiões http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mesorregi%C3%B5es_de_S%C3%A3o_Paulo
Regiões Administrativas São Paulo
http://www.igc.sp.gov.br/produtos/arquivos/IGC_Regioes_de_Governo_2014.jpg
O estado de Minas Gerais é dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em doze mesorregiões, subdivididas em 66 microrregiões
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mesorregi%C3%B5es_de_Minas_Gerais
Regiões Administrativas Minas Gerais
http://www.iga.br/SiteIGA/mapas/cgi/IGA_09_001.php
Mesorregiões do estado da Bahia dividido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mesorregi%C3%B5es_da_Bahia
Regiões Administrativas da Bahia
http://www.sei.ba.gov.br/site/geoambientais/mapas/pdf/regioes_administrativas_2015.pdf
As região Mesorregião Microrregião no mapa do Ibge não é igual as dos instituto de geografia do estado.

Meso e microrregiões (que são regiões geográficas) são diferentes de regiões administrativas (utilizadas pelos governos para melhor gerenciar as áreas que atuam).
Regiões e áreas metropolitanas podem ser representadas no OSM (com admin_level=6), mas áreas e regiões administrativas não são* (sendo apenas meso e microrregiões).

  • exceção no DF

Na Bahia deverá ser mapeado as divisas das Região Metropolitana pela Lei Complementar Estadual e as divisas Municipais e dos Distritos de acordo com a nova lei http://limites.sei.ba.gov.br/lei-12-057/ e as região mesorregiões microrregiões do estado deve ser com a divisão do IBGE http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mesorregi%C3%B5es_da_Bahia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_microrregi%C3%B5es_da_Bahia