Iniciando com o JOSM

Eu já tinha executado o JOSM antes, mas depois o deixei de lado. Agora vejo que, apesar do iD facilitar muita coisa, usar o JOSM para algumas outras é quase inevitável. Hoje eu comecei instalando-o no Ubuntu 12.04.4 LTS assim:

sudo apt-get install josm
sudo apt-get install josm plugins

Não executou!

Eu tive de ir no arquivo /usr/bin/josm e editar a linha 16:

#JAVA_CMDS="$JAVA_HOME/bin/java /usr/lib/jvm/java-6-sun/bin/java"
JAVA_CMDS="$JAVA_HOME/bin/java /usr/lib/jvm/java-7-oracle/bin/java" 

Logo que o programa abriu, fui no menu “Ajuda → Sobre” e verifiquei que a versão tinha 3 anos de idade. Então decidi ao site oficial — josm.openstreetmap.de — pegar a versão mais nova. Optei por implantar o josm-tested.jar, assim:

cd /usr/share/josm
sudo wget -c http://josm.openstreetmap.de/josm-tested.jar
sudo ln -sf josm-tested.jar josm.jar

Confira o resultado listando os arquivos do diretório:

ls -la

Próximos passos:

Observei que o wiki oficial pode ser traduzido para português e contém uma Ajuda. Talvez seja melhor trabalhá-lo primeiro, andes de criarmos tutoriais “JOSM” demais em wiki.openstreetmap.org

Quem quiser dar dicas de instalação em outros ambientes, ou de leituras, por favor, fique à vontade!

Teclas de atalho

  • a → adiciona informação

  • s → seleciona

  • z → zoom

Após adicionar pontos ou linhas, você pode utilizar "Alt + a" para adicionar tags.

Abraços, Linhares

O JOSM do repositório do Ubuntu é jurássico. E o JOSM do site é estável o suficiente para você rodar mesmo a versão final (não -tested) mesmo.

[]s

Eu acho mais prático utilizar o JavaWebStart mesmo, i.e., o arquivo JNLP. Ele se atualiza sozinho e tudo mais. A pessoa ter que utilizar a linha de comando para rodar um programa é pedir demais para quem quer só editar um mapa.

Um atalho que acho muito útil é:

F3 - busca um tipo de predefinição. Escreva “restaurante”, por exemplo (em português mesmo!). Ele autocompleta, você dá um e o JOSM mostra uma janela com as principais informações que podem ser preenchidas num restaurante (tipo de comida, horários, se oferece acesso à Internet, etc). Depois de confirmar, todas as tags adequadas são aplicadas aos objetos selecionados.

O JOSM sempre mostra as teclas de atalhos dos lados dos comandos ou em hints. É bom aprender pelo menos as que você mais utiliza, pois acelera muito a edição.

Do jeito que instalei (descrito acima), a execução é com dois cliques em ícone de aplicativo. E os comandos apt-get install deveriam ter sido suficientes; mas não foram, então mostrei como fazer a correção e atualização da instalação realizada por eles.

Só pra fazer constar. No Arch Linux, o JSOM é o mais atual!

Instala assim:

sudo pacman -S josm