Cidade deslocada

Boa noite, mapeadores.

Há algumas semanas atrás, comecei a explorar o entorno da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão/Pará, para encontrar vilas e cidades que pudessem ser mapeadas ou detalhadas. Na cidade de Marabá (www.openstreetmap.org/#map=13/-5.3597/-49.1151), no entanto, percebi um deslocamento de aproximadamente 100m à oeste em todo o desenho da cidade. Apesar disto, o rio que passa próximo à cidade está posicionado em seu lugar correto (acontecendo de ruas e polígonos residenciais avançarem sobre o polígono da área do rio), por isso acredito que não tenha sido um erro de deslocamento de imagem, mas um acidente. Por estas razões não trabalhei nela.

Minha pergunta é: devo fazer a realocação da geometria? Se sim, como?

Obrigado a todos.

Este tipo de deslocamento é tipicamente causado pelo alinhamento das imagens de satélite. Na medida em que imagens são atualizadas este deslocamento pode mudar. Provavelmente a cidade e o rio foram mapeados em épocas distintas e em cima de imagens diferentes. Para fazer o alinhamento correto é preciso verificar primeiro o alinhamento da imagem. Veja se há traços de GPS na região que possam ajudar a fixar o deslocamento correto. Lembrando que trilhas de GPS também podem sofrer deslocamento se a recepção do GPS usado não estivesse boa.

Enfim, pode ser que a cidade está no local certo mas a imagem que está deslocada.

Veja uma discussão mais completa em

http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Using_Imagery

Completando, se você concluiu que é mesmo a cidade que está deslocada, o ideal seria abrir no JOSM, selecionar todas as vias afetadas e deslocar elas como um todo. Provavelmente você receberá um aviso por estar deslocando um grande número de pontos. Por favor não tente fazer isto no iD.

Obrigado. Vou verificar. Percebi que alguns trechos de vias foram corrigidos, o que causou problemas como este: .
Aí teria de corrigir nó por nó, não é?

Você pode mover vários nós ao mesmo tempo, mas no caso acima não ajuda muito. A solução é corrigir um por um, mesmo :confused:

Abraços, Linhares

“Corrigidos” http://nrenner.github.io/achavi/?changeset=19863853
A última coisa que deve fazer é ficar realinhando (ou tentando realinhar) cidade como aconteceu acima.

Pelo pouco de tracks de GPS que tem no local a imagem atual do Bing está certa (então não precisa aplicar nenhum deslocamento nela).
Só vai ter o trabalho de realinhar tudo mesmo.

Complementando com o que eu faria: reverteria o changeset 19863853 e selecionaria tudo o que está deslocado (usando o JOSM), realinhando com a imagem atual.
É o caminho mais fácil de ter tudo realinhado novamente.

Obrigado Linhares e naoliv. Vou olhar essa changeset e ver o que consigo fazer para melhorar o que está desenhado.

+1