IBGE atualiza dados geográficos do Brasil

O momento para falar sobre os dados do IBGE é nada mais do que oportuno, haja vista a divulgação das informações de geologia, geomorfologia, vegetação e solos que o Instituto publicou no fim de 2014. Além disso, no dia 23 de dezembro saiu no Diário Oficial da União (DOU) que a instituição disponibilizou no seu portal os valores atualizados das áreas territoriais dos estados e dos 5.570 municípios brasileiros. Em termos de território, foi mantida, para a superfície total do país, a grandeza de 8.515.767,049 quilômetros quadrados. Essas e outras informações mais detalhadas sobre as áreas territoriais você pode consultar no canal http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm

O mesmo conteúdo: ftp://geoftp.ibge.gov.br

Outro FTP do IBGE: ftp://ftp.ibge.gov.br

Explanar sobre essas duas árvores de diretórios talvez fosse útil à comunidade OpenStreetMap.

O IBGE publica esses dados sob que licença? Seria possível importar esses dados para o OSM?

Não sei quanto a todos os dados. [Penso que] Sei que nomes de rua e shapes tem sido importados sob permissão específica. Mas em nenhum lugar eu vi uma “oficialização de licença” para esses dados do IBGE. Ou eu já esqueci dela. Eu posso ter esquecido se, por exemplo, são dados liberados automaticamente pela Lei vigente.

Alguém por favor lembre-nos onde está a solução dessa questão. Eu sei que ela existe, porque afinal de contas o OpenStreetMap tem oficialmente usado dados do IBGE; a importação de nomes de ruas, por exemplo.

Existe um comunicação do IBGE onde eles confirmando que os dados e no domínio publico, mas tambem pedi atributação nos chagesets, basta coloque source=IBGE

Nao ha copia desse comunicação mas acho for publicado no wiki

Pt-br:IBGE Import (2008):

Prováveis lugares para se perguntar sobre isso: