Usando dados de um Órgão Estadual

Boa noite, mapeadores! Bom, sou novo neste fórum, mas já contribuo no OSM há alguns meses.

Tenho observado em alguns sites governamentais do meu estado (ES), a disponibilidade de dados como áreas de preservação (http://www.meioambiente.es.gov.br/default.asp?pagina=16704) ou outros arquivos que indicam a localização de equipamentos públicos (http://www.ijsn.es.gov.br/Sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=3780&Itemid=330), que poderiam me auxiliar no mapeamento de escolas, hospitais, unidades de saúde, localidades, prefeituras, reservas, e outros.

Desejo saber de vocês, mais experientes, se posso utilizar estes dados, ou, de que maneira solicitar a disponibilização dos mesmos, sob uma licença compatível com a do OpenStreetMap.

Desde já agradeço.

  1. Para importar formas geométricas de mapa, se você não puder encontrar permissões explícitas e válidas junto a trabalho publicado, será preciso solicitar a licença específica. Para interpretar texto e desenhar você mesmo as formas a serem salvas na base do OpenStreetMap, não.

  2. Sim, você deve entrar com eles no detalhamento sobre a licença para uso dessas bases de dados.

Obrigado pelo esclarecimento, Alexandre Magno. Vou tentar entrar em contato com o instituto por email, e comunico a resposta. Novamente, muito obrigado.

Bom dia a todos. Bom, o Instituto Jones dos Santos Neves respondeu o email que enviei nesta semana. Segue a mensagem:

Isto basta para que eu possa inserir as informações no OSM? Preciso de comunicar isso na Wiki?

Desde já agradeço.

Essa declaração deve bastar. Você poderia colar todas as mensagens trocadas com o IJSN aqui no fórum, para manter o registro? Pode “censurar” o seu nome, mas mantenha o nome da pessoa que respondeu, e a data.

Se você estiver interessado em mapear as unidades de conservação estaduais, aqui há algumas dicas: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Unidades_de_conservação.

Muito obrigado pelo esclarecimento, Augusto S. Segue uma cópia das mensagens:

Mensagem enviada em 26 de janeiro de 2015

Resposta do Instituto Jones dos Santos Neves, no dia 28 de janeiro de 2015

Minha resposta no dia 28 de janeiro de 2015

Agora, vou me esforçar para inserir os dados que interessam no OSM.

Excelente.

Apenas um pequeno esclarecimento: não há nenhuma restrição na licença do OSM referente a sua não-utilização com propósitos comerciais. Portanto, apesar do trabalho ser voluntário e não haver cobrança para download e utilização dos dados, não é possível falar que o projeto não tenha fins lucrativos.

[]s

Obrigado pelo esclarecimento, Nighto. Adaptei esta mensagem de uma outra que encontrei na Wiki do OpenStreetMap, mas realmente não me atentei a este detalhe. Agora serei mais cuidadoso.

Agradeço a todos pelo auxílio.