Inconsistências no mapa

Talvez se possa trabalhar com o seguinte fluxo:

  1. Uma consulta overpass retorna todos os objetos em um .osm

  2. O mapeador abre o arquivo no JOSM, seleciona tudo (os “novos”, através de um busca) e adiciona à lista TODO (plugin)

  3. Para cada alvo na TODO, o mapeador seleciona a região, faz o download, efetua as correções, e envia para o servidor

Dê uma olhada nesta consulta: overpass-turbo.eu/s/4mi

Exemplo de como a API do overpass pode ser chamada: overpass-cmd.sh, linha 9

Update

Download mais fácil do que pelo overpass: /wiki/Help/Action/DownloadObject. Uma lista de IDs separados por vírgulas!

Vou pegar todos os IDs pra vocês… atualizarei esta postagem.

Estou usando comandos assim:

awk '{ printf $8", " }' Oneway_roads_BRA.txt > Oneway_roads_BRA.ids ; sed -i 's/, $//' Oneway_roads_BRA.ids

Segue os arquivos de texto resultantes:

Eu inventei a extensão *.ids :D. É só um TXT.

Como são muitos objetos em cada arquivo (linha com lista de IDs), talvez o correto seja fracionar. Sugestões de tamanho?

1 ‒ Você pode usar flare-locator.sh para rapidamente ter uma Ajuda sobre o que pode estar acontecendo com o objeto:

$ ./flare-locator.sh 31588743
Incoming roundabout flare road points in wrong direction?
Outgoing roundabout flare road is not oneway?

2 ‒ Alguns outros erros, que acontecem menos, estão sendo desprezados e não constam nessa lista de IDs. Depois podemos voltar a eles.

3 ‒ Para experimentar, estou colocando como lista numerada numa página o relatório com links openstreetmap.org**/*** para locais com algum possível problema. Eu ainda poderei fazer filtros para listas *.ids utilizáveis com o JOSM e o plugin TODO dele.

Dica sobre como popular a lista TODO

Na função Buscar, quando for o caso, use a string de busca “type:way”, opte por “substitui a seleção” e marque “Todos os Objetos”. Depois que a busca for realizada, todos os objetos encontrados estarão selecionados. Então na lista TODO simplesmente clique o botão Adicionar.

Os erros mais importantes sao oneway, roundabout e talvez relations. Arcs são quase ignoráveis porque mostra muita coisa que não tem conserto, é só um aviso de checagem. Poderíamos dividir em conjuntos de 100. Poderia criar uma lista identificando se tal grupo de 100 já teria sido pego para consertar por alguém e identificar o “dono” deste grupo.

OSM Inspector routing view. http://tools.geofabrik.de/osmi/?view=routing&lon=-48.20080&lat=-25.03786&zoom=7

erickdeoliveiraleal, Arcs seria mesmo um caso complicador para o que estou fazendo, por comparar dois objetos.

Farei um divisor genérico. Mas hospedarei os grupos de 100 no Gist também, para não requerer que vocês executem Bash.

Penso que o controle que erickdeoliveiraleal propõe deve ser feito através de uma página no wiki. Por favor, alguém crie a página.

muralito, esse serviço faz os mesmos apontamentos? Não me detive em olhá-los. Quero terminar de simplificar os relatórios…

Update

Fiz o divisor, que agrupa por 99 IDs: pooler-of-99-ids.sh

Usa assim:


$ ./pooler-of-99-ids.sh Flares_BRA
$ ls Flares_BRA/
Flares_BRA-0.ids   Flares_BRA-12.ids  Flares_BRA-15.ids  Flares_BRA-1.ids  Flares_BRA-4.ids  Flares_BRA-7.ids
Flares_BRA-10.ids  Flares_BRA-13.ids  Flares_BRA-16.ids  Flares_BRA-2.ids  Flares_BRA-5.ids  Flares_BRA-8.ids
Flares_BRA-11.ids  Flares_BRA-14.ids  Flares_BRA-17.ids  Flares_BRA-3.ids  Flares_BRA-6.ids  Flares_BRA-9.ids

Mas eu vou colocar cada arquivo no Gist ou no GIthub, para dispensar essas execuções e poder linká-los no wiki.

Ou talvez… invés de tabela no wiki, issues num projeto Github! Daí pode ter checklists, e os envolvidos em cada grupo de 99 comunicar-se-iam numa issue dedicada. Vocês aproveitariam tal arrumação?

Gist inicial com arquivos inteiros e scripts: gist.github.com/alexandre-mbm/87deea7ca534a913a985

No. Na visão “Routing” mostra os erros prováveis afetando ruteamiento.

  • Mostra ruas próximas, mas não conectado.
  • Mostra onde ilhas de tráfego não conectado com o resto do mapa.
  • Mostra as ruas que são duplicados.

Disclaimer: Google Translator…

Exemplo: www.openstreetmap.org/node/2884302302 não está ligada à estrada.
¿A estrada é trunk_link 27,3 km de longo?

Eu terminei uma etapa inicial de geração de arquivos facilitadores.

Optei por duas listas HTML numeradas quando identifiquei que dentro dos relatórios havia casos complicadores (para mim). Infelizmente isso deixa de lado a possibilidade de se lançar mão de uma lista TODO dentro do JOSM. Mas são 500+250 ocorrências em HTML. Minha sugestão é que, a partir do mapa em openstreetmap.org**/***, o mapeador acione o JOSM por Controle Remoto. Por enquanto.

Ontem, da tarde para noite, eu tive de ir fazer outras coisas, por isso deixei de atualizar aqui.

Como eu tinha dito antes, ainda pretendo disponibilizar as “listas com 99 IDs”. Mudei de ideia novamente e farei no wiki, mantendo todo o resto nesse Gist e não num projeto Github. Principalmente porque ninguém respondeu à minha pergunta “se vocês aproveitariam tal arrumação”.

Update

Estou criando WikiProject Brazil/Manutenção COCAR. Todos os arquivos (pools de 99 IDs) serão hiperligados na tabela. Por enquanto, estou fazendo isso manualmente, mas guardarei comandos para automatizar a geração de novas tabelas.

Essa nova página consta em WikiProject Brazil/Projetos.

Terminei de fazer o que ninguém me pediu pra fazer. Ninguém me deve nada. Ninguém tem de usar algo. Eu fiz o que quis fazer.

Ref.: talk-br.

Inicialmente deixo registrado meu respeito e admiração por aqueles que prontamente atenderam meu chamado e de alguma forma envidaram esforços para resolver o problema das inconsistências existentes no mapa.

Fui apresentado ainda pouco ao http://tools.geofabrik.de que, em analise superficial, muita facilita o trabalho daqueles que querem corrigir os erros.

Confesso que não conhecia o OSM Inspector em http://tools.geofabrik.de/osmi/ e acabei editando e corrigindo alguns erros no mapa por ele indicados.

Alguém que tenha experiência com esse OSM Inspector poderia comentar algo mais a respeito?

Talvez o OSM Inspector não seja um projeto de código fonte aberto, apesar dos arquivos HTML e JS estarem acessíveis ao usuário. Achei o perfil Geofabrik no Github com apenas dois projetos. Existem outros provedores de repositórios de código fonte. Não procurei neles. Se o projeto fosse aberto, talvez fosse conveniente integrar as novas capacidades de relatório conhecidas.

OSM Quality Assurance http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Quality_assurance

Alguém sabe dizer se todos aqueles relatórios do COCAR-DL estão cobertos por uma ou outra das ferramentas referidas por muralito?

Que relatório do COCAR DL? Como administrador do COCAR DL desconheço esse relatório.

Expressei-me mal. Referi-me aos relatórios de mapas.alternativaslibres.es/errors_Brazil.zip.

Não saberia lhe dizer se estão cobertos pelas ferramentas referidas no muralito, mas uma coisa experimentei, quando analisei mais de 300 erros reportados. Todos procediam.

Em nenhum momento identifiquei um erro ali reportado que não existia no mapa.

De qualquer forma já estamos trabalhando na correção dos erros e volto a citar que é um esforço grande e desnecessário se não fizerem alguma coisa nos validadores impedindo que erros semelhantes voltem a serem lançados no mapa.

Interessante que o OSM Inspector também reporta a maioria desses erros e não entendo porque os deixaram entrar.

Não entendi.

Você saberia dizer-nos o que está coberto e o que não está?

Não entendi.

O que me importa é uma ferramenta que me mostre rapidamente e visualmente onde existe um erro.

Se o OSM Inspector aponta o erro, comprovo esse erro no mapa e corrijo, por enquanto isso ja me facilita.

Se OSM Inspector aponta os mesmos erros que são apontados por um dos relatórios do errors_Brazil.zip, então o OSM Inspector “cobre” aquele determinado relatório do errors_Brazil.zip. Em outras palavras, eu estou perguntando se você ou outra pessoa já sabe se o conteúdo de errors_Brazil.zip já existe nessas ferramentas que mostram rapidamente e visualmente onde existem os erros.

São tantos erros apontados por ambos que não tenho resposta para essa sua pergunta.

Das centenas que verifiquei e corrigi, aqueles que verifiquei em ambos informativos eles eram comuns.

Agora, se existe algum tipo de erro que é coberto só por um deles não sabarei responder.

Em tempo: em todas as páginas das cidades brasileiras no wiki (exemplo: Rio de Janeiro) existe um painel na direita com uma série de links interessantes, alguns deles para sistemas que fazem controle de qualidade. Lá já consta o OSM Inspector da Geofabrik.de e também consta o Keep Right (outro famoso de localização de inconsistências no mapa), além de outros. Sempre que eu descubro algo interessante, acrescento lá, e obviamente me disponho a acrescentar mais links se me sugerirem.

Ainda assim, nenhuma ferramenta é completa. Há erros que o validador do JOSM encontra que esses sistemas não encontram, e vice-versa. Se o objetivo é deixar o mapa livre de erros, o melhor é usar todos os sistemas. E os compiladores de mapas (ex.: mkgmap) podem achar mais alguns erros que outros validadores ainda não encontram.

Só tomem cuidado com os falsos positivos, nenhuma ferramenta é perfeita, nem mesmo os compiladores de mapas (aliás, estes costumam se ater a um subconjunto dos dados e por isso capturam menos erros). E cuidado com a diferença entre “aviso” e “erro”: muitas dessas ferramentas reportam coisas que “podem estar erradas” (algumas de fato não estão) juntamente com coisas que “certamente estão erradas”.

E eis aqui a lista completa de ferramentas de controle de qualidade disponíveis pro OSM. No painel das cidades eu coloquei só as mais famosas (pra não poluir demais o painel e não fazer as pessoas gastarem tempo com ferramentas que não são tão completas/práticas/úteis).

Dos erros do site espanhol, no que ser refere ao Brasil, o arquivo Roundabouts_BRA, está ZERADO, os
500 erros que supostamente estavam ali,limpei…:smiley: