Mapillary "Projeto América do Sul"

Link

Legal! Pena que há poucas pessoas participando.

Nighto, estou vendo as fotos da passarela nova da estação vicente de Carvalho. Ficou muito bonita!

Por enquanto eu sou o número #1!!! \o/ \o/ \o/ :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Valeu Linhares :slight_smile: Ficou bacana mesmo.

[]s

Alguém sabe como listar os uploads recentes apenas do Brasil?

Ontem utilizei pela primeira vez o modos bicileta e panorama do aplicativo. :sunglasses:

Para o Brasil exato, eu não sei, mas a API permite algumas consultas por BBOX. Porém, deve haver limites para o uso da API, e limites pequenos. Pelo menos parece-me que os provedores do serviço deixam claro que não desejam abusos de requisição.

E aí, pessoal, estão tirando muitas fotos?

Eu peguei uma seqüência legal da BR-070 ontem. :smiley:

Abraços, Linhares

Legal. Nunca tive vontade de ter carro/moto, mas agora tou me coçando para sair com algum amigo que tenha para queimar uma gasolina :slight_smile:

Tou pensando em fazer pegar umas viagens num desses ônibus double-deck, sentar na primeira fileira e grudar o celular no vidro com fita adesiva :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

De repente fazer Rio-Sampa na 1001 e gravar a Dutra inteira, hahahaha

Hoje eu capturei um trechinho na Pavuna de bike.

[]s

Pois, é. Tirar fotos é bem divertido! :smiley:

Eu tento escolher locais que o Google não foi. :sunglasses:

Aliás, fiquei decepcionado ao descobrir que ele passou na BR-070 inteira! :confused:
A cobertura do GoogleStreetView é impressionante, mas ele não tirou fotos no meio do Rio Araguaia. :laughing:

Abraços, Linhares

Essa galera é show. Depois vou fazer uns survey de bike também.

Fomos à praia de Ponta Negra eu, minha irmã e meu tio, hoje pela manhã. Pude usar o smartphone dela e foram capturadas mais de 960 fotos, das quais só aproximadamente duas centenas já estão aqui. Quando minha irmã parar em casa com o smartphone dela é que o resto poderá ser enviado (por wifi). E será a parte mais interessante para o OpenStreetMap, pois imagino que terá praticamente todos os POIs da orla de Ponta Negra (a parte que funciona à noite), além do que interessa para o mapeamento do novo calçadão, com objetos como rampas de acessibilidade, cesto de lixo, barracas, pontos de taxi, restrições de trânsito, vendedores ambulantes (que praticamente são fixos), escadas de acesso etc.

Não se preocupem, eu estou fazendo todas as requisições devidas para borrar os rostos das pessoas que às vezes aparecem.

Próximos ao morro tem uma fotos que podem parecer sem sentido, focando a área das cadeiras. Mas isso também é algo que o Mapillary aceita. Eles já me explicaram que novas fotos vão complementando antigas (desse tipo) e o sistema vai se aperfeiçoando naturalmente.

Fiquem à vontade para mapear esse relevante local turístico do Nordeste. Eu não sei quando eu o faria. Imagino que segunda-feira todas as fotos estejam online. Eu espero que sim!

Que legal!

Só não entendi a parte das requisições. O mappilary não borra automaticamente os rostos?

Provavelmente ele borra. Já vi algumas minhas borradas, muito recentes. Deve ter sido automático. Mas também vi fotos antigas, de outros usuários, sem estar borradas. Não confio. Então revisei todas as minhas fotos. A interface do site é bastante rápida para isso.

Outra questão é que ele borra coisa que não precisa. Por exemplo, ele deve borrar placa de carro e de moto, sim, mas não precisa borrar a maioria dos anúncios (fachadas) de POIs. Então nesses casos eu tenho solicitado um “desfazer”, removendo quadrinhos vermelhos de marcação. Mas ainda não deu para ver se isso está sendo aceito.

Todas as minhas fotos de ontem estão prontas para utilização em mapeamento. São mais 850 (depois dos filtros/seleções). É claro que só uma parcela disso é mais evidentemente útil.

Depois eu melhoro a técnica de captura. Eu fiquei tenso para um trombadinha não me roubar o celular, então não pude ficar olhando a tela o tempo todo, e tentei “adivinhar campos de visão no escuro”, deixando muito tempo o dispositivo bem próximo ao meu abdômem, segurando-o firme :D.

Mas eu também tenho fotos não georreferenciadas, que pretendo georrenferenciar manualmente. Vai dar trabalho mas elas são até muito melhores, no conjunto. Porque foram capturadas com calma, fazendo enquadramento de cada “chapa”.

Estou criando notas para fotos Mapillary, como esta: openstreetmap.org/note/194601

Se forem usar esse plugin, por favor tenham cuidado com notas duplicadas.

Update

Para um exemplo mais completo: vejamos uma região de notas.

Legal, hein!! Gostei bastante dessa ideia do script. Dá para pegar um montão de fotos, subi-las sem olhar uma a uma, depois ver no site o que é mais relevante e criar notas direto. Bacana.

PS: Já sugeriu a eles essa ideia? De repente eles implementam direto no site.

[]s

Se ele parecer não estar funcionando, invés de clicar o botão Atualizar do navegador, dê novo ENTER na Barra de Endereços, acessando aquela página novamente. Isso acontece mais quando se sai do modo de edição de fotos no sistema Mapillary. Por enquanto eu vou relevar essa questão, vou deixar assim. Talvez fosse necessário codificar outra metade do que há hoje.

Uma dica é ter muita atenção para não criar notas duplicadas ou excessivas num mesmo local. O ideal, quando os objetos forem muito próximos, penso eu, é comentar notas existentes, adicionando nos comentários os respectivos novos links.

Eu comentei no projeto mapillary_tools, sem propor que eles embutam no site. Vejo este como um interesse que inicialmente ainda mostra-se muito particular, e eu quis tentar evitar mexer com o foco da equipe deles. Poderia atrapalhá-la. Outro motivo para minha hesitação é que no script eu uso uma funcionalidade — GM_setValue() e GM_getValue() — que não vejo como eles poderiam substituir facilmente/barato em código from server (digamos assim). Então eu também evitei de dar a eles mais esse problema. Inclusive essa mesma funcionalidade está implicando em um erro de programação, issue 6, para o qual estou fazendo vista grossa, já que tudo está funcionando para o uso comum, o uso mais simples. O erro pode embaralhar dados entre abas do navegador. Por enquanto, o usuário deve partir de uma única aba Mapillary, e não de uma navegação concorrente com mais de um Mapillary aberto.

OpenStreetMap continua sendo algo separado de Mapillary, e preferi tentar não abusar da generosidade que o projeto Mapillary já tem conosco. É verdade que isso será simbiótico, mas mesmo assim.

Qual o tempo médio para as imagens aparecerem no site após o upload?

Achei que logo após o upload poderia fazer algum tipo de edição e/ou exclusão.

Fiz uma carga de aproximadamente 1500 fotos.

:open_mouth:

Tentei fazer o up de uma imagem sem geolocalização, achando que o site poderia me ajudar a colocar, mas não tinha a opção, que pena.

Alguem sabe uma ferramenta que possa me ajudar a colocar esses metadados nas imagens?

Elas vão aparecendo logo que chegam ao servidor. Mas se fazem parte de uma sequência, só quando o envio da sequência é concluído.

Update: o página “My Profile” tem um bug que às vezes faz ela não mostrar nosso conteúdo. Mas lembre-se de usar a página “My Uploads”. Aparece no meu do site depois que você está logado.

Você pode e deve borrar informações sensíveis. O sistema tenta fazer isso sozinho mas erra. Ele também borra coisa que não era pra borrar, e então podemos configurar (solicitar) para a ação ser defeita.

Você não pode apagar imagem, mas solicitar (através de botão) que ela seja escondida. O ideal é você apagar as imagens indesejadas ainda no dispositivo, antes de enviar tudo por wifi. Para isso, você acessa a galeria de miniaturas através do botão de seta (que parece botão de player de música) que há no canto direito da barra superior da interface da aplicação móvel.

Você pode selecionar múltiplas imagens demorando um pouco o dedo em cima de uma imagem que você queira adicionar à seleção. Eu achei muito prática revisar toda a galeria para descartar imagens que devem ser enviadas.

Parabens por sua carga! Qual é seu nome de usuário lá no mapillary.com? Por onde as fotos foram capturadas?

A opção “aberta” que encontrei e identifico como adequada a mapeadores OpenStreetMap é usar os plugins do JOSM em cima das camada Mapbox Satellite ou Bing. São dois plugins. Mas continuemos sobre isso num tópico específico que já existe: Georreferenciação manual de fotos para Mapillary.

Um aviso para quem esteja esperando algum dos resultados que intenciono e que tenho declarado:

De 20 dias pra cá, e de agora em diante, eu farei as “coisas de computador” mais lentamente do que já era. Porque meu tio especial agora mora comigo e requer minha atenção, e eu fico muito satisfeito e realizado com isso.

Eu não estou dizendo que vou parar de fazer as coisas no OpenStreetMap. Pelo contrário! Só que vai ser bem lento…

Eu e meu tio, por exemplo, caminhamos pela manhã (porque ele tem obesidade e diabetes), e cada caminhada pra mim é oportunidade de survey. Eu tenho planos de fazer um “Mapeleire Tabajara” em QPython, para usar um smartphone Android 2.3 que tem por aqui. Meu tio o usaria fixo ao corpo, ao caminhar comigo, e também quando eu o levasse para passear de bicicleta. Ele se sente muito bem com esse tipo de inclusão. Temos o costume de colocar uma almofada no varão da bicicleta e passearmos por locais com baixo ou nenhum risco de atropelamento. É um divertimento! Para ele e para mim. E eu exercito as pernas :D, pois ele pesa mais de 80 Kg.

Vlw Alexandre, façam bons surveys rs.

Alexandre Magno,

Acabo de igualar o username ao do openstreetmap para facilitar.

Fiz uma boa parte do campus da USP (Butantã) aproveitando o sol das 12:00h

Ontem fiz uma fotos no final da tarde e acho que ficaram um pouco escurar. Como o aplicativo é lento para manusear as fotos, achei que seria mais fácil subir as fotos e apagar depois.

Notei que existe um erro no site quando utilizo a página de login com HTTPS. Usando o 1password tive que alterar o campo de URL para HTTP.