Bing desalinhado é terror?

Ora está alinhado, ora não. JOSM. Resolver? Como? Realinhar a camada pra lá e pra cá tende ao acerto?

O Bing tende a desalinhar em torno de 6m entre uma versão da imagem e outra. É mais comum em áreas cujo terreno não é plano (a ortorretificação da Microsoft não é uma beleza que nem a do Google). Mas não reclama muito porque pelo menos temos uma imagem - há lugares no mundo que não têm nada. (A equipe do HOT até costuma adquirir e disponibilizar imagens quando tem que prestar auxílio humanitário.)

O que eu costumo fazer é ignorar as mudanças até que seja muito necessário realinhar. Daí realinho numa área pequena, até onde o realinhamento se “mistura gradualmente” ao alinhamento das áreas ao redor. Isso normalmente é trabalhoso, por isso deixo pra depois. Se o erro ficar dentro dessa margem (menos que 10m), já está aceitável pra maioria quase absoluta das aplicações. Mais importante do que isso é que o erro relativo entre os elementos seja pequeno (ex.: que dois elementos próximos que estão a 15m de distância estejam aproximadamente a 15m de distância no OSM também, mesmo que ambos estejam defasados em 10m do ponto exato na superfície do planeta).

Mas tem como fazer um pouco melhor do que isso sim. Só que pode precisar realinhar para cada quadrícula (complicado na transição das quadrículas), e não vai conseguir compensar os erros da ortorretificação produzidos pelo relevo. A perfeição absoluta só dá pra atingir usando um GPS bem caro com antenas grandes.

Na Europa, a imagem do Bing não sofre desses problemas com tanta frequência.