OpenStreetMap Brasil enquanto Pessoa Jurídica

Enfim, vamos voltar ao assunto do tópico - podemos seguir a discussão por mensagem privada ou em outro tópico se preferir.

Recebi agora a proposta. Segue:

Vou verificar a possibilidade de patrocínio vindo da Telenav (o Thierry já postou aqui no fórum) e com empresas parceiras; caso as negociações sejam infrutíferas, irei passar o chapéu aos membros da comunidade.

s

Puxa, que caro. Tomara que a gente consiga patrocínio. Não sabia que lucravam tanto assim com associações sem fins lucrativos.

Então pessoal. Conversei bastante com o Thierry hoje, e ele me aconselhou uma série de pontos, que listarei abaixo:

  1. Já podemos começar a associação de maneira informal, com um custo relativamente baixo, que seria compreendido por:

1.1) compra dos domínios openstreetmap.org.br, openstreetmap.com.br, openstreetmaps.org.br e openstreetmaps.com.br = 4x30 = R$ 120/ano. Pegar os quatro domínios caso a pessoa digite errado, isso é algo que a comunidade internacional também faz, experimentem carregar openstreetmaps.org;

1.2) hospedagem de um site simples que construiremos colaborativamente, isso eu consigo hospedar na minha conta da Bluehost de graça. Nesse site, imagino que deveria ter: um link de cara explicando o projeto, um link para acessar o mapa, links para diferentes ferramentas de terceiros, como OSRM, links para a lista de emails, fórum e wiki, link explicando de maneira bem simples como usar os tiles do tmpsantos, link para a ferramenta de inclusão de notas que o Alexandre está desenvolvendo, e um link para download do mapa para diferentes aparelhos GPS - e, nesse sentido, eu pretendo convidar o pessoal do COCAR para uma parceria. Acho que vocês entenderam a proposta… divulgar o máximo possível as ferramentas do OpenStreetMap na internet;

1.3) confecção de cartões de visita para os membros mais ativos e interessados (já imagino em alguns nomes: eu, Fernando Trebien, Alexandre Magno, Gerald Weber etc.). Nisso, ele sugeriu que usemos a tática usada pelo Citibank, que é colocar membros chave em todas as cidades com o cargo de “Vice-presidente”. Assim, cada membro que tiver interesse poderia se apresentar na prefeitura se dizendo vice-presidente do OpenStreetMap Brasil, dar o cartão, explicar o projeto etc. etc. e pegar os dados com uma burocracia menor. Não sei se funcionaria para órgãos grandes, tipo Correios ou Exército, mas pode funcionar com as prefeituras.

1.4) (diretamente ligado a 1.2 e 1.3) criação de emails nome.sobrenome@openstreetmap.org.br, seja usando alguma solução do tipo Google Mail for Business, seja simplesmente redirecionando para o email pessoal da pessoa;

1.5) (mais para frente) contratação de um serviço de secretária, de forma que você possa disponibilizar no cartão de visitas um telefone fixo, e alguém atende “Bom dia/boa tarde, OpenStreetMap Brasil, deseja falar com o sr. [nome da pessoa]? Só um instantinho enquanto eu transfiro a ligação”… e você recebe no celular, ou “ele não se encontra no escritório, você deseja deixar recado” e você recebe no email. Bem interessante. Infelizmente esqueci o nome da empresa que disponibiliza este serviço, vou perguntar de novo ao Thierry.

  1. Deixar a legalização para um segundo momento, até porque muitos dos capítulos do OSM pelo mundo não são entidades constituídas legalmente - e muitas o são ou tem a intenção de se tornar somente para possibilitar o recebimento de doações de pessoas físicas e jurídicas - mas principalmente físicas, mapeadores do país - com dedução do imposto de renda, o que não acho que tenhamos massa crítica aqui no Brasil para justificar.

  2. Nos divulgar mais. Nas palavras dele “se eu tivesse três mil reais para investir no OSM, contrataria uma assessoria de imprensa, para divulgar a imagem do OSM pelo país. Precisamos que o projeto se torne mais popular!”

No aguardo de sua opinião.

[]s
Arlindo

Acabo de descobrir que os domínios .org.br só podem ser registrado por ONGs (empresas sem fim lucrativo). Vou conversar com o Ze Lobo da Transporte Ativo para ver se conseguimos registrar o domínio pelo CNPJ dele.

Outra possibilidade seria usarmos o nome “OpenStreetMap Brasil” e usar o domínio openstreetmapbrasil.com.br

[]s

e obter subdomínio da organização global como fazer alguma transnacional?
br.openstreetmap.org?

Também é uma possibilidade.

s

Acho interessante a idéia do muralito. Mas .com.br me parece bom também, e daí uma vantagem seria 2 domínios a menos para manter. A maioria dos brasileiros está mais acostumada (e na verdade até lembra com mais frequência) de endereços com esse formato. E na verdade os recém-chegados à Internet raramente sabem/lembram de algo que termina em .org.br.

Desde já eu devo adiantar que não quero participar de quaisquer das partes do “administrativo” formal da nova organização oficial ou não oficial que está por surgir. Ou seja, com isso eu espero que vocês infiram naturalmente que eu não quero um encargo que me coloque em compromisso mais grave. Não obstante, eu desejo que minhas opiniões continuem sendo recebidas/ouvidas/lidas. Minha intenção é “entregar coisas” ao projeto. “Vocês recebem”. Por exemplo, código fonte aberto (por minúsculo ou desprezível que seja), algum conhecimento/ideia diferente que eu tenha (idem), tradução… enfim, resultados concretos, materiais e pontuais. Eu espero que declarar isso de nenhum modo seja recebido como um balde de água fria.

“O que realmente ele (eu) quer?” Agir por tempo indeterminado nesse ambiente geo, dando contribuições pontuais. São três chaves.

Eu penso que essa minha postura pode se coadunar com o cerne da filosofia do Movimento Software Livre, apesar de que eu sei bem que o Movimento e qualquer projeto também precisa — e muito! e muitíssimo mais! — das pessoas “comprometidas politicamente” (quero dizer: pertencente a um organograma).

Recomendo fortemente que, no que diz respeito ao Rio Grande do Norte, trabalhem com o Bráulio Bezerra. Apesar de eu conhecê-lo pessoalmente, não temos uma proximidade que me permita prudentemente ser ainda mais incisivo nessa recomendação. Faz anos que não nos vemos. Mas posso dizer, pelo que observo virtualmente e pelo que bem lembro da personalidade dele, que ele é o cara, o potiguar que tem a bandeira do OpenStreetMap no peito e nas costas!

Voltando ao foco do tópico…

No contexto da ONG formalizada, a redundância dos domínios é mesmo conveniente.

Como não se vai ter uma ONG ainda, eu penso que um endereço alternativo deveria fugir um pouco mais da marca e tornar-se mais curto. Por exemplo: osmbrasil.org

É o melhor mesmo! Mas é preciso garantir que tecnicamente as configurações de subdomínio esteja sempre ao alcance rápido do grupo, para que ele possa criar — leia-se: configurar — sob demanda, coisas como:

  • id.br.openstreetmap.org

  • cnpfe.br.openstreetmap.org

  • ibge.br.openstreetmap.org

  • github.br.openstreetmap.org

  • code.br.openstreetmap.org

  • planet.br.openstreetmap.org

  • notes.br.openstreetmap.org

  • events.br.openstreetmap.org

  • accesibility.br.openstreetmap.org

  • gps.br.openstreetmap.org

  • data.br.openstreetmap.org

  • help.br.openstreetmap.org

Futuramente:

E todas as variações que interessarem. O idioma. Por exemplo: acessibilidade.openstreetmap.org.br

Sim, apesar das ideias que coloco acima, as coisas precisam começar do mais simples.

Eu nunca faria isso. Nem com o assentimento de todos vocês. É mentir. Eu posso ir lá, mas não como “vice-presidente”. É até meio tosco uma organização nacional com um “vice-presidente” em cada unidade da federação.

Isso é interessante para aqueles que vão se envolver administrativamente. E também para quem solicitar e puder ser aceito. Mas eu, por exemplo, não quereria um para mim. Digo-o só para vocês poderem entender melhor em que eu entro (ou não entro) nessa história. Desejo que a minha franqueza não seja um empecilho para nos relacionarmos bem e eu poder contribuir.

Não pergunte só o nome daquela empresa em particular. Procuremos saber como se chama esse tipo de serviço. Daí, talvez, vocês possam escolher entre “fornecedores” aquele que oferecer mais vantagens.

Isso! É melhor agir correto e com responsabilidade. O que nem sempre significa atolar-se em compromissos e responsabilidades “extras”.

Concordo! É uma das coisas que me ajudam a ver cabimento no afastar-me do assunto dos prefixos “Pt/Pt-br” (da wiki) e direcionar esforços para o osm-zapto.

Eu acho que “openstreetmap.com.br/subdominio” está mais próximo no imaginário dos usuários de internet brasileiros. Mas, na prática, não faz muita diferença, desde que os links na página inicial sejam bem-dispostos.

Sim, isso é apenas uma tática de “vendas”. Poderia muito bem ser “Representante do OpenStreetMap no $estado”.

Quanto ao seu posicionamento de uma forma geral, acho justíssimo. Se eu fosse um programador melhor, me dedicaria mais a estes aspectos. Façamos todos aquilo que achamos que podemos contribuir mais com o projeto e, principalmente, que nos sintamos à vontade. :slight_smile:

s
Arlindo

Quanto aos assuntos que deveriam constar na página inicial, o que vocês acham dos seguintes:

  • O que é
  • Perguntas Frequentes (talvez um subset do anterior)
  • Mapa
  • Rota (talvez um subset do anterior)
  • Como contribuir
  • Mapas para Aparelhos GPS (destaque neste item!)
  • Eventos
  • Blog
  • Comunidade
  • Empresas que usam OSM no Brasil (pode ser um showcase interessante e servir como divulgação gratuita para as empresas - talvez um subset do blog).

Fiz uma rápida comparação com as páginas de outros países:

  • OpenStreetMap France
    http://www.openstreetmap.fr/
    Mostra uma notícia em destaque, quatro quadros com textos informativos, e notícias embaixo

  • OpenStreetMap US
    http://openstreetmap.us/
    Mostra slides explicando de maneira simples do que se trata o projeto. Menu horizontal com blog, calendário de eventos, comunidade (falando da lista de emails, fórum etc.) e botão em destaque “Comece a mapear” com um tutorial super simples.

  • OpenStreetMap España
    http://www.openstreetmap.es/
    Blog com notícias, perguntas frequentes e contato.

  • OpenStreetMap Chile
    http://www.openstreetmap.cl/
    Abre o mapa de cara com zoom no país, já trazendo ferramenta de busca e rota. menu horizontal “escondidinho” com blog, lista, wiki e comparativo de mapas

  • OpenStreetMap Deutschland
    http://www.openstreetmap.de/
    Perguntas frequentes de cara, link para o mapa, quadro com links para diferentes visualizações, uso em dispositivos móveis etc.

[]s
Arlindo

OK. Entendi. Caso você já não esteja considerando isso, saiba que chamamos “subdomínio” aquilo que vem antes do “domínio”. “cnpfe” ou “cnpfe.br.openstreetmap.org” é subdomínio de “br.openstreetmap.org”. Mas um subdomínio também é um domínio. Ele é “sub” de um outro. Apesar de que técnica e comercialmente você não diz que tem o domínio “cnpfe”. Você diz que tem os domínios “cnpfe.br.openstreetmap.org”, “br.openstreetmap.org” e “openstreetmap.org”; ou os subdomínios “cnpfe.br.openstreetmap.org” e “br.openstreetmap.org”, e o domínio “openstreetmap.org”. Comercialmente, é mais claro dizer que tem o domínio “openstreetmap.org”, e os demais são todos subdomínios. Mas eu não sou um especialista no assunto e posso estar cometendo erros (que acredito serem pelo menos bem próximos do acerto).

Você quis dizer “openstreetmap.com.br/diretorio”, onde “diretorio = subdomínio imaginário”.

Desculpe, me referi realmente a um diretório dentro da pasta /. Desculpe pela confusão.

[]s

Que ótima notícia ! Contem comigo !:wink:

Concordo com o Fernando. *.com.br é muito mais fácil para comunicar. Inclusive, eu tinha tentado fazer o registro openstreetmap.com.br em Março através do uolhost, mas teve um problema no registro devido a um bug de integração com o registrobr, creio eu. Arlindo me fez redescobrir que, finalmente, o domínio está no meu controle. Já passei a minha senha para o Arlindo e é claro que eu me comprometo em repassar o domínio para a associação, assim que esta estiver criada.

A grafia “OPENSTREETMAP BRASIL” não está inadequada? Não é o caso de precisar “OpenStreetMap Brasil”?

No documento, você diz? Via de regra o nome da associação é em maiúsculas.

s

Um comentário rápido:
Concordo completamente que é muito bom nós termos o domínio openstreetmap.com.br
Mas acho que o ideal seria ter o domínio openstreetmap.org.br mesmo (o “.com” poderia redirecionar para este).

Se obter o openstreetmap.org.br for complicado demais (a OpenStreetMap Brasil tem que ser considerada uma ONG), ainda tem a possíbilidade do domínio br.openstreetmap.org como o muralito sugeriu.

Mas assim, um passo de cada vez: podemos começar com o .com e mudar para o .org depois.

Oi,

Me parece que falta no estatuto uma menção para que seja bem distinto a associação da fundação… Mas sinão é um bom trabalho, parabens :slight_smile:
E possivel tambem de ter inspiração com o estatuto de outros organizaçoes como os Local Chapters do Wikimedia, que tem objetivos similares…