Como classificar a zona urbana de um cidade

Tem muitas cidades com chave tag building residential no Brasil,Gostaria de saber se é esta classificacão é correto.

Achei sua pergunta um pouco vaga. Você se refere a como taguear um polígono da região metropolitana ou especificamente como denotar que uma determinada região da cidade é de uso residencial, comercial ou industrial?

[]s
Arlindo

como esta que lucas marque fez em Livramento/ba https://www.openstreetmap.org/way/283273199

Pra mim não é certo. A cidade não é apenas uma grande área residencial.
Marcar a área urbana dessa forma é mapear para o renderizador.

+1

Dá pra usar a etiqueta settlement, mas ela é ainda só uma proposta e pouco difundida. Poderíamos ser os primeiros a difundi-la. O único problema é que pode levar tempo (talvez meses) até que a gente consiga alguma renderização no site.

+1

Não precisa disso. Veja, por exemplo, a região metropolitana do Rio de Janeiro num nível de zoom pequeno: as próprias vias já formam a mancha urbana.

https://www.openstreetmap.org/#map=10/-22.9584/-43.1776

[]s

Pois, tem que ver bem qual é o propósito de mapear essas coisas. Na realidade, não existe um limite exato entre urbano e rural, então um limite mapeado sem critério será um mero “achismo”. O que podemos pensar é em representar o perímetro urbano, que é útil para pelo menos três coisas:

  • diferentes políticas em relação a impacto ambiental (na definição da lei de perímetro urbano)
  • diferentes políticas de imposto
  • atribuição da velocidade máxima das vias (na ausência da tag maxspeed)
    etc.

Não sei se é correto realmente apenas acompanhei outros mapeadores de outros países e o leodobrasil http://www.openstreetmap.org/user/leodobrasil igualmente como ele fez em Itapetinga, Barra do Choça, Itororó, Ibicaraí, Dário Meira, Boa Nova e varias outras cidades da Bahia, conversei com ele, e ele disse que é alemão e campanha o mapeamento de seu país e que achava correto essa forma de mapear como lá!!! Ex: http://www.openstreetmap.org/#map=13/52.4249/10.7656 http://www.openstreetmap.org/#map=14/52.7337/10.2441 http://www.openstreetmap.org/#map=14/53.3834/8.9886, não sei se isso é usado no Brasil mas me parece bastante correto, em Livramento não fiz uma minuciosa demarcação por não conhecer exatamente a cidade mas crie a tag para um outro editor melhorar a precisão! Abraço a todos! :slight_smile:

Não, não é certo.
A cidade não possui apenas área residencial. Também possui áreas comerciais, industriais, cemitério, etc. Todos esses outros também são landuse da mesma forma que o residential.
Como o Arlindo disse, a mancha urbana aparece à medida que se insere objetos na cidade.

+1

Ainda assim, acho que precisamos de uma forma de mapear o “perímetro urbano”, que é outro conceito (com outras implicações), mas que provavelmente atenderia à necessidade desses usuários que andaram mapeando a parte urbanizada com landuse=residential.

Para o perímetro urbano tem essa proposta: http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/Urban_settlements
Inclusive com a representação da mancha.

Bem, que tal então perguntarmos brevemente na lista tagging se faz sentido já usarmos essa tag (repassando os motivos já citados aqui) e, se sim, já alterar no mapa onde tiver sido feito da maneira incorreta (pelo menos nas principais cidades) e já abrir um ticket pros desenvolvedores dos principais estilos de mapa para que suportem essa tag, apontando-os para a discussão na lista tagging?

+1

+1

s