Importação Itabira?

Perfeito.

s

Fernando, ele respondeu?

Ele está apagando caminhos antigos (exemplo: https://www.openstreetmap.org/way/255235151/history) em favor dos que ele importou. Quanto mais tempo passar mais trabalho vai dar.

Não respondeu… Então, acho que devemos reverter. Se ninguém se adiantar, faço hoje à noite.

Já vou adiantar o problema para quem for se aventurar: vai ter que pegar todas as edições dele a partir da data de importação e verificar/reverter a partir da última (em ordem inversa, já que ele está apagando dados anteriores e mantendo os dados da importação).
Se for reverter apenas a importação vai gerar muitos conflitos e perda de informação (do que já existia antes e foi/está sendo apagado)

Vai ter que rever o histórico dele mais para trás também.
Por exemplo:

https://www.openstreetmap.org/changeset/22212638
https://www.openstreetmap.org/changeset/22232758
https://www.openstreetmap.org/changeset/22233855
https://www.openstreetmap.org/changeset/22170566 (apagou nó que já existia da importação inicial do IBGE em https://www.openstreetmap.org/changeset/22234529)
https://www.openstreetmap.org/changeset/22009502 (source = Mapa?)

Vejo que vai ter que verificar bem para trás no histórico.

Muito provavelmente é tudo importação.
Percebam que ele importa os dados com o JOSM mas as edições e correções ele faz com o iD.

E para quem quiser ver a origem dessa importação, leiam: https://groups.google.com/forum/#!topic/alt-tracksource/9jWCPTi10LU

Mandei uma mensagem pessoal no 10. de Maio para o mapeador tb, convidando ele para entrar na conversa aqui tb.
Também ate agora não recebi resposta nenhuma.

Pelo visto os dados que ele “importou” também contem erros e as vezes a geometria esta inferior do que da geometria dos dados que já tinha antes.

Eu trabalhei muito para completar os dados em Itabira traçando imagens aéreas e pondo nomes de ruas dos mapas do IBGE.
Eu trabalhei em cima dos dados já existentes, corrigido erros ou melhorando a geometria.

Eu não acho certo de um mapeador simplesmente importar dados em cima de dados já existentes, e depois deletar os dados velhos (que as vezes ate são de melhor qualidade).
Se for isso o jeito de mapear/trabalhar, melhor nem participar, pq os dados vão ser apagados depois e o trabalho foi fútil / a toa.

Sé os dados existentes não foram muito errados eu acho, que sempre tem que trabalhar de forma para melhorar e completar os dados já existentes.
Eu evito deletar dados o máximo possível.

Também considero o OSM um projeto comunitário onde as pessoas comunicam com os outros.
Desta forma eu espero que o mapeador que “importou” os dados entra na conversa aqui também.

Fernando, quanto a sua resposta na lista https://groups.google.com/d/msg/alt-tracksource/9jWCPTi10LU/fs7qcuvNqgQJ, desculpe, mas não concordo em deixar do jeito que está.
Só é válido os dados que vierem do TS que utilizarem tracks de GPS e mapas do IBGE, de autoria própria. Nem imagems do Bing podem ser utilizadas (é muito claro que a Microsoft deu permissão apenas ao OSM para utilizar as suas imagens de satélite).

De qualquer forma, supondo que os dados sejam realmente legais (o que eu não acredito que seja), a importação causou mais dano do que benefício. Não houve em momento algum preocupação com os dados que já existiam (prejudicando em muito os que colaboraram e tiveram seus dados apagados, como o nesol).

E tem importações de mais de 2 meses atrás, como:

https://www.openstreetmap.org/changeset/21030344
https://www.openstreetmap.org/changeset/20974632
https://www.openstreetmap.org/changeset/20972925
https://www.openstreetmap.org/changeset/20807281

+3 meses:
https://www.openstreetmap.org/changeset/20433049
https://www.openstreetmap.org/changeset/20373686
https://www.openstreetmap.org/changeset/20373524
https://www.openstreetmap.org/changeset/20373429
https://www.openstreetmap.org/changeset/20371466
https://www.openstreetmap.org/changeset/20371375
https://www.openstreetmap.org/changeset/20371375
https://www.openstreetmap.org/changeset/20371296
https://www.openstreetmap.org/changeset/20251873
https://www.openstreetmap.org/changeset/20250766
https://www.openstreetmap.org/changeset/20250730
https://www.openstreetmap.org/changeset/20244557
https://www.openstreetmap.org/changeset/20244416

+4 meses:
https://www.openstreetmap.org/changeset/20228047
https://www.openstreetmap.org/changeset/20227902
https://www.openstreetmap.org/changeset/20227720
https://www.openstreetmap.org/changeset/20183136
https://www.openstreetmap.org/changeset/20183000

E parei por aí.

Nada contra o usuário, mas com a certeza de ser tachado mais uma vez de pessoa chata, só houve importações e ajuste dessas importações.
Pra mim isso é caso de comunicar ao DWG para reversão de tudo.

Eu estava esperando que o Genulpho ou alguém da alt-tracksource nos respondesse… mas até agora, silêncio. Alguma coisa do que ele importou foi feita por ele mesmo e provavelmente é legítimo (ele afirma que “Pegando carona nestas explicações, acabo de transferir 2 mapas que desenho para o OSM, completos, com todas as estradas rurais.”), a questão é saber se tudo foi feito por ele.

Obviamente, é muita informação pra nós selecionarmos o que é bom e que não é, então faz sentido reverter tudo e passar pra DWG. Eu só esperaria mais 1 ou 2 dias pra ver se não ouvimos algo do tipo “por favor salvem pelo menos os changesets A e B, que foram inteiramente feitos por mim, sem Bing e sem Google, e são legítimos”.

Pois é, eu concordo, ANTES de importar ele deveria ter selecionado a geometria de maior qualidade, e deveria estar tendo o cuidado de passar as informações das tags de um conjunto de dados para o outro.

Olá,

Sou DM do TS e comecei a colaborar com o OSM (to quase abandonando o TS).
Não conheço o colaborador que enviou essas cidades inteiras para o OSM e sendo sincero, creio que boa parte das estradas de terra foram feitas com as imagens do google, mas só o DM para falar se sim ou se não.

Infelizmente ele não respeitou a primeira regra básica que é a de não apagar o que já existe no mapa e só completar as informações faltantes. Acredito que o melhor mesmo seja desfazer tudo o que ele fez, pois assim, ele aprende como trabalhar e a respeitar o trabalho dos outros.
Eu também ficaria P*$0 da vida, se alguém fosse lá e apagasse o que o já fiz.

No TS fiz cidades inteiras sem as imagens do google, como exemplo Nova América da Colina e Cornélio Procópio.
Em NAdC eu fui de moto com o GPS e andei rua por rua (a cidade não é grande) e depois desenhei as vias em cima das trilhas.
Já em Cornélio Procópio, eu consegui um mapa digital georeferenciado com a prefeitura e fiz o traçado das vias em cima do mapa, isso com a autorização deles.
E, mesmo eu tendo desenhado todos esses mapas do zero, achei mais simples no caso de NAdC desenhar tudo de novo no OSM, pois as imagens do BING estão boas na região. Mesmo tendo o mapa todo em gtm.

Eu não pego nem os nomes das vias dos mapas do TS que eu mesmo coloquei tendo como fonte o IBGE ou o mapa digital da prefeitura. Vejo novamente tudo diretamente nos arquivos do IBGE para não ter a mínima chance de vir dado “contaminado”.

Tenho hoje no TS 16 cidades sob minha supervisão, e a maior parte delas, com excessão de Maringá/PR e Sarandi, está sem o nome das vias e algumas ainda sem o traçado no OSM. Como Astorga que comecei a fazer no ID essa semana, Cambé e Rolândia que tbm estão sem nome das vias.

Pq estou dizendo tudo isso? Para que não julguem todos os colaboradores do TS tendo como referência um único DM que fez (ou não) coisa errada.

O ideal seria ele se manifestar aqui e dizer como foram obtidos os dados colocados no TS e agora importados por ele para o OSM.

Não sei qual a política por aqui, mas acho importante dar mais um prazo para ele responder e se não o fizer, reverter todas as contribuições dele.

Abraço,

Wesley

Bem-vindo, Wesley! Afinal, é o seu primeiro post. :smiley:

Realmente eu estava tentando conseguir um pouco mais de prazo pro Genulpho responder. A idéia é justamente ajudá-lo a entender por que dessa forma não está certo. Melhor ainda seria ele mesmo se prontificar a desfazer as importações (algo que podemos ensinar, não é difícil). Mas me preocupa que ninguém da lista alt-tracksource se manifestou até agora.

A minha visão sobre a interação com os colaboradores do TrackSource é igual à sua (e eu nunca contribuí com o TrackSource). O julgamento não deve ser generalizado (discriminação contra todos do TS e seus dados) mas sim em relação aos métodos empregados (uma das questões aqui) e à preocupação que o mapeador/importador demonstrou com os direitos autorais (provavelmente o ponto mais importante do problema) e com as diretrizes de importação. Isso na verdade é o mesmo que fazemos com todo o mundo. Só no TrackSource sabemos que direitos autorais (particularmente os das imagens do Google) não era um tema levado tão à sério, então não se tornou parte da cultura, e por isso a preocupação com a questão.

A nossa política está se definindo aos poucos. Ainda hoje começamos a discutir sobre prazos razoáveis para se aplicar uma reversão. Em lugares como o Rio de Janeiro, onde há muita gente mesmo editando, é bem provável que há menos dano e menos injustiça para todos optar por reverter imediatamente do que aguardar uma resposta (isso porque reverter também destrói as edições subsequentes sobre os dados, e daí passa a ser injusto com quem editou depois de forma legítima e bem comportada). Já em Itabira, onde o ritmo é baixo, acho que podemos esperar um pouco mais. Um prazo que eu sugeri foi 3 dias no lugar onde eu mapeio (Porto Alegre) e 7 dias no interior. Mais do que isso e eu acho que passa a ser injusto com os usuários do mapa. Sua opinião a respeito é bem-vinda.

Wesley, ótima atitude a sua. Muito bom mesmo ver pessoas conscientes assim.

E quanto ao caso original desse assunto, o usuário ainda está (nesse momento) apagando informações que já existiam e que foram criadas pelo nesol:
https://www.openstreetmap.org/changeset/22332067
https://www.openstreetmap.org/changeset/22332683
https://www.openstreetmap.org/changeset/22332713
https://www.openstreetmap.org/changeset/22332904

Eu mandei outra mensagem a ele, mas imagino que não vá responder.

Alguém teve algum tipo de resposta?
Caso não, vou mandar mensagem ao DWG.

Se é assim, eu acho que já pode mandar a mensagem pro DWG. Acho difícil que o Genulpho:

  • não tenha visto o aviso de que recebeu uma mensagem ao fazer login no site pra continuar editando (o JOSM também mostra que tem mensagens na caixa agora)
  • não tenha visto a mensagem que mandamos para a alt-tracksource
  • não tenha sido avisado por ninguém da alt-tracksource sobre a nossa mensagem
  • pare de fazer o que está fazendo, depois de toda a nossa iniciativa (agora não tem como dizer que uma reversão foi injusta)

Perguntei a ele sobre os dados e comentei sobre as modificações (para não apagar mais dados anteriores).
Ele respondeu:

Perguntei novamente sobre os dados e ele respondeu:

E novamente, perguntei sobre esses dados, se são do TS ou não. Estou aguardando resposta.
Mas de qualquer forma, traçar em cima do Bing fora do OSM não é permitido. Também não é correto adicionar dados novos sem levar em consideração o que já existe (apagando o que já está presente).

Naoliv, como contatamos o DWG? Já temos 3 usuários na lista de espera de reversões cujas edições (todas elas) teriam que ser revertidas (sem necessariamente banir os usuários):

  • Genulpho
  • MAPAGIRL88
  • Uchimura

A última mensagem que eu tinha enviado ao Genulpho:

E ele respondeu apenas um “Sim”.
Se alguém quiser aproveitar que ele está respondendo para tirar mais alguma dúvida, acho que agora é a hora.

Mas como diz a licença de uso do Bing, com exceção do OSM, não se pode utilizar o Bing para traçar os dados.
Quebra de contrato/licença + exclusão de dados, para mim, claramente justifica reversão.

Sobre o DWG, tem que enviar um e-mail para data@osmfoundation.org, explicando a situação, motivos, o que a comunidade fez ou vai fazer sobre isso (eles perguntam, por exemplo, se nós não conseguimos solucionar o problema por nossa conta).
Usuários com poucos changesets até dá para a gente verificar e reverter, mas com muitos changesets (como é o caso de alguns), é humanamente impossível.
Se quiser mandar uma cópia para a talk-br eu ajudo a reforçar isso com o DWG.

Fazendo um cross-posting muito relevante e urgente: https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2014-May/007615.html

Não entendi. Pode dizer de outra forma?