Incluir Ponto ou desenhar Área?

Marquei no mapa o seguinte ponto desta universidade (UNIFEMM):
http://www.openstreetmap.org/#map=18/-19.48052/-44.26527

Só que é uma grande universidade, com vários prédios, teatro, estacionamento, etc.

Dúvidas:
1 - Quando devo marcar somente um ponto e quando é melhor eu desenhar toda a área?

2 - Posso desenhar a área e marcar os pontos dentro desta área, como no caso deste shopping:
http://www.openstreetmap.org/#map=18/-19.47373/-44.27052
A área está desenhada. Posso incluir os “Pontos” referentes a determinadas lojas presentes dentro da área do shopping?

3 - A marcação de Área e Pontos tem o mesmo efeito para montar um trajeto de localização, utilizando somente os nomes dos locais?

Não fui eu quem fez e também eu não sei identificar se tem falha, mas talvez você queira olhar — como exemplo — o mapeamento rico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eu não tenho a prática nisso, mas existe um tipo de relação para áreas como bairros, municípios e, possivelmente, universidades. Segundo eu entendo mas não tenho praticado, desenha-se o contorno externo da área e cria-se um ponto no centro ou em local mais adequado, para nomeação. E configura-se uma tal “relação” entre a área e o ponto.

Campi muito grandes merecem maior detalhamento, pois é comum a pessoa ter que navegar no local como se estivesse em um bairro:
Campus Centro da UFRGS: http://www.openstreetmap.org/node/1398057026#map=18/-30.03315/-51.22041
Campus da U. de Stanford, em Palo Alto: http://www.openstreetmap.org/#map=15/37.4310/-122.1664

Só pra me vangloriar um pouco. Mapeei o meu campus: http://www.openstreetmap.org/way/263290462#map=18/-26.25335/-48.85465
Dá pra melhorar, mas já está bem legal.
(comentário aleatório: acabei de ver que finalmente adicionaram um estilo diferente para caminhos cobertos para pedestres, show :-] )

Agora respondendo as perguntas:

  1. Geralmente colocar como área quer dizer que tem mais precisão geográfica. No início eu tentava sempre mapear como área as coisas, mas hoje em dia geralmente mapeio como ponto. Isso porquê no final das contas você está dedicando o seu tempo livre para isso, e mapear como área demora mais, e tem vários casos que é difícil saber a área exata de um lugar;
  2. Pode colocar as lojas dentro do shopping sim, mas tente colocar os pontos ± nos lugares onde eles realmente se encontram (e se quiser detalhar a estrutura do shopping por dentro, tem uma área experimental do OSM: Indoor Mapping, mas pessoalmente não recomendo por enquanto);
  3. Em geral sim, se tiver o nome e classificação do local.

Dois shoppings e uma passarela. Mas não foi eu quem fez.

A passarela está certa, já os corredores internos desses locais são colocados com highway=corridor em vez de highway=footway, mas parece que esses corredores foram adicionados faz muito tempo, e highway=corridor provavelmente nem existia naquela época.

Em geral são shoppings/galerias e aeroportos que as pessoas mapeiam por dentro.

Valeu pelas respostas.
Tem alguns mapeamentos muitos interessantes.
Como o jgpacker citou, realmente estou dedicando o tempo livre ao mapa e tem muitos lugares ainda a serem mapeados na cidade (ruas sem nome, etc.) e muito a ser aprendido.
Assim que as dúvidas forem aparecendo, vou colocando-as aqui.

Na vida real, tudo é uma área, mas, por praticidade, costumamos mapear uma área usando apenas 1 ponto quando:

  • estamos com muita pressa
  • estamos importando de uma fonte de dados onde estava mapeado assim
  • a área é muito pequena (no máximo uns 3 m de diâmetro)
  • o estabelecimento fica dentro de um edifício (mapeamento “indoor”) onde é difícil obter um sinal de GPS para desenhá-la

Desenhamos vias usando linhas por motivos parecidos, embora não os mesmos. (Você pode mapear a área da via se quiser, mas você é obrigado a mapear o eixo da via - uma linha - pra poder calcular rotas. Mapear com linhas então é mais rápido e resolve mais de um problema de uma vez só.)

Pode, e se tiver tempo, deve. Assim, quem estiver procurando um restaurante usando um aplicativo que procura restaurantes vai encontrar os restaurantes do shopping, por exemplo.

Se entendi bem, sua pergunta é se faz diferença para o cálculo de rotas. Faz sim: na maioria dos sistemas, o destino será o ponto central da área, e esse ponto pode acabar num local “inconveniente” (pouco, ou muito, depende do caso, do formato da área, da porção que é de fato construída, etc.). Mas isso não deve influenciar a forma com que você mapeia porque (digamos que você esteja mapeando um shopping) não há consenso sobre o que significa “mapear um shopping como ponto ao invés de uma área” - ninguém disse que o ponto representa o ponto de chegada para quem vem de carro. Tem muita gente usando o mapa: ciclistas, pedestres, etc. A melhor forma de evitar esse problema (resolve mais de 95% dos casos) é mapear os acessos ao interior do shopping. No caso desse shopping que você indicou, até já tem os acessos e o roteamento leva até a entrada, mas não entra porque falta acrescentar tags de acesso à cancela, como nesse exemplo.

AS2, uma coisinha que eu esqueci de falar:
Quando for colocar pontos de lojas dentro do shopping, lembre-se de indicar em que andar a loja fica com a chave level=*, tendo como valor o número do andar, contando do térreo como zero.

Dentro do shopping ¿todos devem ter o mesmo addr:*, exceto por tags addr:door?
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Key:addr

O ideal seria que as aplicações soubessem obter o endereço de áreas maiores (como a a área do shopping que contém a loja). Mas poucas fazem isso, então o melhor é colocar addr: nas lojas também.

Já addr:door é uma questão mais confusa. Você conhece alguma aplicação que usa essa tag?

Pessoalmente eu colocaria nas lojas só o nome do Shopping em addr:housename e o número da loja em addr:door, mas se você acha que seria bom encontrar estas lojas em um GPS (só é útil quando a pessoa não souber que a loja fica dentro do shopping), então seria bom colocar rua e número também.

É mais útil quando a “interface” não é um mapa gráfico, mas é uma lista de texto com o POI e endereços.

Se um shopping, parece mais útil do que as lojas têm o addr:housename=“Shopping ZZZ” o resto do addr: *

E por que você faria assim se nenhuma aplicação suporta essa forma de mapear?

O addr:door eu colocaria porque até onde eu sei é a forma mais “correta” de mapear. Geralmente as aplicações priorizam suportar as etiquetas depois de elas ficarem populares, então não acho que é um problema adicionar o número da sala assim.
O addr:housename acho que seria desnecessário neste caso, mas de qualquer forma Indoor Mapping é uma área recente, e não se deve esperar um comportamento ótimo das aplicações quanto a isso, mas é uma pena que o Nominatim não reconheça que as lojas ficam dentro do Shopping atualmente.

No espaço vazio, ao lado do ponto do supermercado “Mart Minas” fiz o desenho da área do Parque de Exposição JK.

https://www.openstreetmap.org/#map=17/-19.48177/-44.25543

Isto foi feito há várias semanas e até hoje ele não aparece no mapa. Já tentei forçar a renderização com o /dirty, mas sem sucesso.

O que pode estar ocorrendo?

AS2,
O objeto que você mencionou não possui uma classificação (está simplesmente marcado como “Àrea”), por isso que não aparece.
Em geral, os mapas não mostram qualquer objeto que tenha nome. Precisa ser algo que o mapa reconheça.

Tente procurar no iD se tem alguma predefinição que corresponda ao tipo deste parque.

Abs

Olá jgpacker. Grato pela informação.
Alterei para “Parque/Praça” porque não achei nenhuma etiqueta específica para parque de exposição ou semelhante.
Fiz uma busca no mapa por “parque de exposição” e não encontrei um padrão. Existem várias classificações: parque, atração, parque temático.

É possível (e viável) criar uma etiqueta para “Parque de Exposição”? Se sim, como?

Olá AS2,

O processo de criação de etiquetas é indefinido, tortuoso, e o principal problema é o tempo desde a invenção e início do uso da etiqueta até o suporte nas aplicações (que acaba ocorrendo só se a etiqueta realmente se popularizar).

Na minha opinião, um “parque de exposições” pode ser mapeado de diversas formas, e provavelmente todas elas corretas: como parque, como “área de recreação” (landuse=recreation_ground) (exemplo) (um pouco mais genérico do que parque), como uma área comercial (landuse=commercial) caso as exposições seja predominantemente dessa natureza (exemplo). E provavelmente há outras possibilidades.

Só parque temático que é um pouco menos adequado, ele é para parques de diversão.

Sendo um espaço permanente para exposições, marcaria como landuse=commercial. Se não for, mas você se dispuser a mapear agora e quando a exposição terminar, também.

[]s