IBGE tem registro de residências (ou edificações)?

Disponibiliza?

Números e complementos tem de ser “adivinhados” com bases em intervalos dados por rua?
*
Update: estou meio lesado… deve ser o sono. Trata-se do tão falado CNEFE.*

Depende muito de como as coisas funcionam na sua região. Aqui pelo menos é praticamente impossível descobrir os números sem fazer survey (sair à rua e ver os números nas casas).

Caso (caso!) a sua cidade respeite a regra da distância (de que a numeração é atribuída com base na distância da casa em metros até o início da rua), dá pra fazer uma estimativa com o JOSM. Mas daí você deve usar a tag http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Addresses#Using_Address_Interpolation_for_partial_surveys pra dizer que o número é uma estimativa.

Você está querendo mapear número por número ou quer usar interpoladores?

Na realidade, eu tenho em mãos, há alguns anos, os dados íntegros de numeração de edificações deste bairro onde resido. Acontece que eu os obtive para outros fins e então precisaria ir lá novamente, pedir permissão, para o novo fim e as especificidades de ser o projeto OpenStreetMap. E na verdade eles chegaram até mim através de um intermediário; não sei exatamente quem procurar, eu iria ao intermediário. Pode até ser que uma particular tenha feito esse trabalho, de coletar os números ordenadamente.

Uma rua com dois lados. Pode-se pegar a coleção de números pares e a coleção de números ímpares, do CNEFE, ordená-las e distribuí-las no espaço de cada lado correspondente da rua. Isso funcionaria, ou é exatamente a mesma coisa que o tal plugin do JOSM faz? Ao plugin nos damos um intervalo arbitrário, e não uma coleção de números, não é?

Pra um projeto em que trabalhei fizemos um estudo da cobertura do CEP do CNEFE comparado com a base do DNE (correios), e a correlação não é alta (menor que 60%).

Ou seja, os dados de CEP do CNEFE estão lá, mas os milhares de agentes do censo que trabalharam no input desse dado na base podem ter feito sem que houvesse nenhuma validação do CEP.

Por fim, resolvemos corrigir o CEP do CNEFE conforme a base do Correios. E construímos uma base unificada, convergindo o DNE e o CNEFE numa outra base.

Infelizmente por motivos contratuais este projeto não permite a abertura da base.

Mas é “relativamente” simples unificar as bases.