Revisão do wiki

Categorias

Baixei os artigos de cada categoria e procurei pelos que referenciam o termo Brasil/Brazil no texto. Comecei a dividir o resultado em partes e, numa primeira passada, já encontrei os seguintes problemas:

  1. Categorias para Microrregiões: a maioria não chegou a ser criada (só são referenciadas em artigos) e quase todos são para umas poucas microrregiões do Rio Grande do Sul. Não parece ser uma prática ampla, e eu acho pouco útil também (dá menos trabalho manter uma estrutura em estado/município do que fazer toda a estrutura com níveis intermediários). Eis a lista das que eu pretendo remover (mas tenho que confirmar se cada artigo está devidamente vinculado à categoria do estado respectivo):

Category:Microrregião_da_Campanha_Central
Category:Microrregião_da_Campanha_Meridional
Category:Microrregião_da_Campanha_Ocidental
Category:Microrregião_das_Serras_de_Sudeste
Category:Microrregião_de_Cachoeira_do_Sul
Category:Microrregião_de_Camaquã
Category:Microrregião_de_Carazinho
Category:Microrregião_de_Caxias_do_Sul
Category:Microrregião_de_Cerro_Largo
Category:Microrregião_de_Cruz_Alta
Category:Microrregião_de_Erechim
Category:Microrregião_de_Frederico_Westphalen
Category:Microrregião_de_Gramado-Canela
Category:Microrregião_de_Guaporé
Category:Microrregião_de_Ijuí
Category:Microrregião_de_Jaguarão
Category:Microrregião_de_Lajeado-Estrela
Category:Microrregião_de_Montenegro
Category:Microrregião_de_Não-Me-Toque
Category:Microrregião_de_Osório
Category:Microrregião_de_Passo_Fundo
Category:Microrregião_de_Pelotas
Category:Microrregião_de_Porto_Alegre
Category:Microrregião_de_Restinga_Seca
Category:Microrregião_de_Rio_Branco
Category:Microrregião_de_Sananduva
Category:Microrregião_de_Santa_Cruz_do_Sul
Category:Microrregião_de_Santa_Maria
Category:Microrregião_de_Santa_Rosa
Category:Microrregião_de_Santiago
Category:Microrregião_de_Santo_Ã%82ngelo
Category:Microrregião_de_São_Jerônimo
Category:Microrregião_de_Soledade
Category:Microrregião_de_Três_Passos
Category:Microrregião_de_Vacaria
Category:Microrregião_do_Litoral_Lagunar
Category:Microrregião_in_Acre
Category:Microrregião_in_Brazil

  1. Existe uma série de categorias que usam o termo “Brasil” misturado com palavras em inglês, e a maioria tem duplicatas com o termo “Brazil”. Pretendo mesclar essas categorias da seguinte forma:

Category:Users_in_Brasil >>> Category:Users_in_Brasil
Category:Brasil >>> Category:Brazil
Category:Cities_in_Brasil >>> Category:Cities_in_Brazil
Category:Brazilian_cities >>> Category:Cities_in_Brazil
Category:Import_from_Brasil >>> Category:Import_from_Brazil

No Category:Brasil, só vou verificar antes se os demais países constam com seus nomes em inglês.

  1. Estas três categorias parecem conter mapping parties que ocorreram/ocorrerão no Brasil:

Category:Mapping_Parties_no_Brasil
Category:MappingParty
Category:Mapping_Party

  1. A categoria Category:States_in_Brazil não contém quase nenhum estado brasileiro. Vou incluir as páginas do estados que faltam.

  2. Talvez estas duas categorias tenham correspondentes em inglês. Nesse caso, o ideal (para manter a coesão) seria que tivessem um prefixo Pt-br na frente, ao invés de um nome em português.


Category:Cidades_com_mais_100_mil_de_habitantes
Category:Cidades_com_mais_de_1_milhão_de_habitantes

  1. Os seguintes estados têm categorias para eles mesmos, faltam categorias para os demais (ou talvez falte um vínculo com uma categoria sobre o Brasil):

Category:Acre
Category:Alagoas
Category:Distrito_Federal
Category:Rio_de_Janeiro
Category:Rio_Grande_do_Sul

  1. Existe uma série de categorias do tipo “Cities in [nome do estado]”, mas nem todos os estados são listados. Pode ser que falte um vínculo com uma categoria sobre o Brasil. Da mesma forma, tem várias categorias do tipo “Users in [nome do estado/cidade]”, mas só uns poucos realmente citam Brasil/Brazil no corpo, pode ser que falte vínculo nos demais.

Bem, tem vários outros grupos menores de categorias e que eu vou precisar olhar com calma pra saber se estão ok. Vou relatar mais tarde.

Sobre a unificação dos artigos dos dois wikis, somente estas categorias existem com o prefixo Pt:


Category:Pt:Documentation
Category:Pt:Key:amenity
Category:Pt:Keys
Category:Pt:Tags
Category:Pt:Tags_by_value
Category:Pt:Templates

Principalmente por causa da possível maratona de tradução daqui a 2 meses, no FISL15.

Automaticamente?

Uma das predefinições do esquema de tradução que propus faria isso, mas não de maneira automática, e sim com parâmetros passados pelo utilizador.

Concordo com a remoção. Mas também saberia criá-las facilmente, usando o iMacros para Firefox.

Concordo com a renomeação. Tinha percebido, mas sem tempo trazer o assunto à tona. Se não me engano, algumas predefinições estão com o mesmo erro.

Sugestão de unificação: Category:Mapping_Party_at_Brazil

Concordo.

Ainda bem que concordamos, agora é só sair fazendo então. (De noite vou dar mais alguns detalhes sobre o que consegui levantar.)

Isso. Eu andei pensando em duas abordagens:

  • um template que recebe como parâmetro a data da útlima comparação com o artigo em inglês, e que mostra há quantos meses uma comparação não é feita (acho que seria o mais fácil)
  • um template que recebe como parâmetro a versão do artigo em inglês com a qual o artigo foi comparado pela última vez, e mostra se houve edições depois disso (compara essa versão com a versão mais recente do mesmo artigo)

Seria bom que fosse o mais automático possível pra nos dar pouco trabalho, senão teremos que ficar de olho em quase 700 artigos. Mas se não conseguirmos, fazemos manual mesmo.

Hm só um detalhezinho: “in” ao invés de “at”. :stuck_out_tongue: Fora isso, acho excelente. Só temos que olhar as outras duas categorias e trazer as “mapping parties” brasileiras que estão lá para essa nova categoria.

Se você quiser fazer alguma dessas coisas, me avisa, daí nos dividimos pra terminar mais rápido.

Quanto às predefinições, acho que estamos falando da mesma coisa. Eu não estou considerando “automático” e você está. Esses parâmetros (de tempo) que você mencionou dão mais inteligência à predefinição. Mas as comparações seriam humanas (manuais, no olho, com alguma automação pessoal), não é?

Eu disse que sou “analfa” em inglês. Você parecia que não tinha acreditado.

Isso, as comparações seriam manuais. O importante é que os usuários (que não sabem como o wiki tem sido gerenciado) saibam se o que estão lendo está acompanhando a comunidade internacional (ou não). Também é importante para nós, para lembrarmos de revisar com alguma frequência. Se for possível fazer o wiki nos mostrar numa página só quais dos artigos que estão há mais tempo sem revisão, daí fica bem mais fácil garantir que o wiki se mantenha atualizado.

Mas o importante não é o erro e sim o aprendizado que ele gera. :smiley: Posso não gostar às vezes quando me corrigem (principalmente se fazem isso de forma meio grosseira - espero que não tenha sido assim que você recebeu), mas geralmente acabo contente já que cada correção me poupa várias horas de estudo.

Categorias específicas marcadas por predefinições parametrizadas.

Não imagine coisas.

Me desculpe se estou falando bobagem, mas categorias não costumam ter o nome no plural?
Isso me lembrou que também tem uma página de listagem de mapping parties no Brasil.

Vi nesta página a seguinte mensagem (muitissimo interessante) de um desenvolvedor da wiki:
(contexto: antes desta mensagem, alguém comenta que os prefixos Pt e Pt-br não são namespaces de fato, mas são somentes letras no ínicio do título de uma página separada por dois pontos(:)).

A vantagem de ter um namespace para as páginas com prefixo Pt: (que não o possuem atualmente), é que poderíamos pesquisar termos somente em páginas deste namespace (veja aqui para ver o que estou falando).

Deve ser uma pergunta idiota, mas por desencargo de consciência, você vai atualizar as páginas que referenciam essas categorias, né?

Não entendo exatamente o que, mas já foi feito um trabalho em relação aos estados: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/Template:Unidades_Federativas_do_Brasil

Às vezes o nome da categoria é o assunto do qual se trata. Mas no caso em questão talvez seja mesmo melhor “Mapping Parties”, no plural.

A melhor solução seria termos pt.wiki.openstreetmap.org etc.

Mas, sim, um espaço nominal seria uma solução mais satisfatória do que simplesmente unificar o prefixo textual em “Pt”. Entretanto, discutir e votar sobre a unificação do “prefixo” não é perda de tempo. Dele nós vamos ao espaço nominal PT: ou, futuramente, quem sabe, a um pt.wiki.openstreetmap.org.

Se eu entendi o que você pergunta: sim, será necessário.

Sim, eu quis dizer criar um espaço nominal após fundir os dois prefixos. Nem sei se é possível criar tal espaço nominal sem fundir antes.
Até onde entendi, pt.wiki.openstreetmap.org seria um subdomínio que só permitiria pesquisas em páginas com o prefixo Pt, correto?
Bem, não tem precedentes no OSM (i.e. nenhuma outra linguagem tem algo assim), mas quando tivermos artigos suficientes para isso, seria interessante ver sobre esta possibilidade com os desenvolvedores da wiki.

Só que hoje eles usam o projeto Wikidata para cruzar os wikis. Antes esse cruzamente era manual, declarado no código das páginas.

Existe a possibilidade de colocar um “espaço” após os “:” (dois pontos) quando de uma pesquisa por páginas com um prefixo textual em seus nomes.

Eu criei a página http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Brazilian_data_sources há algum tempo. Alguns artigos do tipo Tag:source=* redirecionam para lá (por exemplo, http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:source%3DIBGE))

Acho que isso é uma coisa importante de documentar na wiki, mas o formato atual não está muito legal. Se alguém estiver motivado a mexer nisso, seria bom.

Acho que está ótimo, só precisamos colocar um link pra isso na página principal do projeto.

Passei as últimas várias horas consertando vários problemas no wiki. O que segue é mais nota mental (pra continuar depois):

  • o artigo Amazonas deve virar uma página de desambiguação (à la Rio de Janeiro), e pra isso talvez tenhamos que contatar os peruanos (as páginas deles deveriam estar dentro de um WikiProject); uma solução simples é mover o artigo atual para “Amazonas (Peru)” e deixar a desambiguação no seu lugar
  • temos que dar uma revisada nos nossos templates; ao menos os templates pt-br:microrregiao e pt-br:municipio podem ser incorporados ao pt-br:place
  • falando em pt-br:place, acrescentei um slippy map nele, e com isso os slippy maps de todos os estados e municípios podem ser removidos do artigo principal (já fiz pros estados, falta pros municípios); isso facilita tanto a leitura quanto a edição do artigo
  • as microrregiões (assim como o template delas) foram criadas pelo usuário Fbello e vêm sendo mantidas exclusivamente por ele; no artigo principal dessas microrregiões, assim como nos artigos principais das cidades delas, esse usuário acrescentou tabelas iguais às usadas pelo projeto alemão para acompanhar o progresso do mapeamento, mas acho que fazer isso no artigo principal fica confuso - no projeto alemão, há uma subpágina “Status” onde eles colocam essas tabelas; além disso, apesar de terem quase 5 anos, as tabelas parecem ter sido pouco mantidas; vou mandar uma mensagem pra ver se conseguimos padronizar isso
  • alguns artigos de estados também: (notavelmente [http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/SP](São Paulo), Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul
  • falta colocar as páginas Users in * nas categorias de cada estado

Mais uma coisa: com a categoria States in Brazil aparecendo em todos os artigos dos estados, acho que o template Unidades Federativas do Brasil pode ser eliminado.

Não precisa “eliminar”. Minha sugestão é deixá-lo sem uso no caso que você falou, renomeá-lo e guardá-lo.

Mais uma nota mental: os seguintes municípios no Brasil aparecem mais de uma vez (em estados diferentes) e precisam de páginas de desambiguação: Agua Boa, Agua Branca, Alagoinha, Alto Alegre, Alto Paraiso, Alvorada, Amparo, Anchieta, Antonio Carlos, Aparecida, Aracoiaba, Araguana, Arapua, Araruna, Areia Branca, Atalaia, Aurora, Bandeirantes, Barauna, Barra Bonita, Barra de Sao Miguel, Barracao, Barro Alto, Batalha, Belem, Belmonte, Boa Esperanca, Boa Vista, Bocaina, Bom Jardim, Bom Jesus, Bom Jesus do Tocantins, Bom Sucesso, Bonfim, Bonito, Borborema, Brejinho, Buritis, Cachoeira Dourada, Cachoeirinha, Cafelandia, Caicara, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Canapolis, Canarana, Candeias, Cantagalo, Capanema, Capela, Caracol, Caraubas, Cascavel, Catanduvas, Cedral, Cedro, Centenario, Colinas, Colorado, Condado, Conde, Cruzeiro do Sul, Davinopolis, Douradina, Eldorado, Entre Rios, Esperantina, Estrela do Norte, Fatima, Feira Nova, Filadelfia, Floresta, Formoso, General Carneiro, Goiana, Guaira, Guaraci, Guaraciaba, Hidrolandia, Humaita, Iguatu, Inaja, Independencia, Indianopolis, Ipira, Ipora, Ipueiras, Iracema, Irati, Itabaiana, Itaja, Itambe, Itapeva, Itapiranga, Itaporanga, Jaborandi, Jacutinga, Jandaira, Japura, Jardim, Jardinopolis, Jatoba, Jundia, Jurema, Jussara, Lagoa Grande, Lagoa Santa, Lajeado, Laranjal, Marau, Maravilha, Massaranduba, Mesquita, Milagres, Mirador, Monte Alegre, Monte Castelo, Monte Santo, Morrinhos, Mulungu, Mundo Novo, Natividade, Nazare, Nova Aurora, Nova Fatima, Nova Olimpia, Nova Olinda, Nova Santa Rita, Nova Uniao, Nova Veneza, Novo Horizonte, Novo Santo Antonio, Ouro Branco, Ouro Verde, Pacatuba, Palestina, Palmas, Palmeira, Palmital, Paraiso, Parana, Parnamirim, Passagem, Pau d’Arco, Paulista, Pedra Branca, Pedra Preta, Petrolandia, Pilar, Piloes, Pinhalzinho, Pinhao, Piranhas, Pitangueiras, Planalto, Praia Grande, Prata, Presidente Bernardes, Presidente Castelo Branco, Presidente Dutra, Presidente Juscelino, Presidente Kennedy, Presidente Medici, Primavera, Queimadas, Quixaba, Redencao, Riachao, Riachinho, Riacho de Santana, Riachuelo, Rio Branco, Rio Claro, Rio Negro, Ruy Barbosa, Salgadinho, Saltinho, Santa Barbara, Santa Cecilia, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Helena, Santa Ines, Santa Isabel, Santa Lucia, Santa Luzia, Santa Maria, Santa Rita, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha, Santa Terezinha, Santana, Santarem, Santo Andre, Sao Bento, Sao Carlos, Sao Domingos, Sao Francisco, Sao Francisco de Paula, Sao Gabriel, Sao Goncalo do Amarante, Sao Joao, Sao Joao Batista, Sao Joao do Paraiso, Sao Jose do Divino, Sao Luis, Sao Martinho, Sao Pedro, Sao Sebastiao, Sao Simao, Sao Tome, Sao Vicente, Sao Vicente Ferrer, Sapucaia, Sarandi, Serrinha, Sertaozinho, Sitio Novo, Sobradinho, Soledade, Tabatinga, Tangara, Tapejara, Taperoa, Tapira, Tapirai, Tavares, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Terra Roxa, Toledo, Trindade, Triunfo, Turmalina, Turvo, Valenca, Vargem, Vargem Bonita, Varzea, Varzea Grande, Vera Cruz, Viana, Vicosa, Wenceslau Braz

As páginas de desambiguação podem ser criadas sob demanda ou podem ser criadas todas de uma vez só de forma automática (o que poderia facilitar a manutenção). Fazer isso precisaria ser discutido antes principalmente porque:

  • cada página de cidade completa exige criar no mínimo 3 artigos (1 para a cidade, 1 para a categoria dos usuários, e 1 para a categoria da cidade)
  • como o Brasil tem 5564 municípios, isso daria 16692 artigos se o objetivo final for ter uma página para cada município
  • talvez não faça sentido criar um artigo para cada município sem uma comunidade ativa nesse momento (então talvez não faça sentido criar adiantadamente as páginas de desambiguação também)
  • cada página de desambiguação (245 ao total) também precisa de categorias de desambiguação, resultando em 3 artigos só para desambiguação (ou 735 artigos ao total)

Até agora, só Rio Grande do Norte e Espírito Santo parecem ter se aventurado a criar uma página para cada cidade no wiki, os demais estados basicamente só têm páginas para as cidades maiores.

Penso que é um trabalho muito grande para este momento. Mesmo com automação. Por outro lado, é interessante ter as páginas de município como pontos de recepção de interessados novatos, especialmente para o caso de serem organizadas campanhas locais.

Sim sim, é só uma reflexão sobre não fazer sentido se adiantar abrindo páginas para todos os municípios, menos ainda em ordem alfabética (como foi feito anos atrás no RN e no ES; e quem estava fazendo parou na metade). O melhor é esperar que um mapeador local interessado apareça e crie a própria página do seu local (ou peça ajuda).