Da talk-br - Mapeando locais religiosos

Da lista: https://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-br/2013-October/004409.html
Tem vários mapas que mostram p.ex. historic=wayside_cross ou wayside_shrine
Mas a maioria deles está limitado a Europa.

Mas um deles que funciona mundialmente:
Historische Objekte Karte (mapa de objetos históricos):
http://geschichtskarten.openstreetmap.de/historische_objekte/?zoom=13&lat=-24.20558&lon=-48.50328&layers=B0000FT&detail=3

Já que eu introduzi este mapa, talvez eu também deveria introduzir a chamada que foi feita para corrigir objetos que estão com tag historic=monument, mas na verdade deveriam ter o tag historic=memorial ou outros:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/CheckTheMonuments
Aqui tem um site para ajudar com a correção de objetos com historic=monument
http://geschichtskarten.openstreetmap.de/monuments/

O historic=monument é uma estrutura grande, onde é possível entrar.
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Tag:historic%3Dmonument

Sou novato. Por que mesmo é que você está usando geschichtskarten.openstreetmap.de?

Como fazer para declarar que o monumento ou o memorial tem cunho religioso? Eles podem referir-se a políticos, não é?

Esse site geschichtskarten.openstreetmap.de é uma das várias visualizações que existem por aí pros dados no OSM. Esta é especialmente voltada a monumentos.

Por enquanto, não parece haver uma forma amplamente usada para distinguir monumentos religiosos de monumentos políticos.

Os objetos que o nesol mapeou nessa área aparecem como cruzes porque são mapeadas como “historic=wayside_cross”, que é diferente de “historic=monument”.

Aqui no Brasil tem muita cruz em beira de estrada, mas elas nunca são de Via Sacra. Marcam o local onde pessoas morreram em acidentes automobilísticos (geralmente em curvas acentuadas de estradas estaduais no Nordeste) ou atropeladas (mais na zona urbana). Quase sempre constituem-se de uma cruz, e uma lápide e/ou um retrato in memoriam. Parecem túmulos. Como configurá-los?

Boa pergunta. Eu não sei bem como são as vias sacras no RN. “Acho” que ainda seriam mapeadas como historic=wayside_cross, mas sem a tag “religion”.

Qual a diferença entre uma cruz de via sacra e uma que não é? Mais especificamente, o que há de especial no conceito da via sacra que torna as suas cruzes diferentes dessas? Os usuários prefeririam ter uma distinção entre as duas?

Na cidade de Natal, no calçadão da Av. Engenheiro Roberto Freire, a prefeitura (suponho) colocou placas luminosas de tantos em tantos metros, preparando o ambiente para vias sacras. Pessoas que caminham aquele calçadão à tarde, para cuidar da saúde, podem usar daquele conjunto de pontos e realizar a devoção católica. A intenção é possibilitar isso.

A devoção religiosa “via sacra” que eu conheço não baseia-se em cruzes sozinhas, crucifixos. Cada estágio da via sacra representa um estágio do caminho de Cristo ao calvário. Dentro de um templo católico, nas paredes de cada lateral ou em pilares, podem haver molduras com imagens representativas demarcando os estágios de uma via sacra. O fiel percorre orando cada um daqueles pontos dentro do templo, realizando assim a devoção da via sacra. Um templo é menor do que um calçadão e pode mais facilmente ser inteiramente percorrido por anciãos devotos; mas há casos de de calçadões (calçadas longas) com estágios de via sacra, como exemplifiquei acima com a Av. Engenheiro Roberto Freiro. Parece-me que na Praia de Ponta Negra também tem uma “via sacra” (demarcações em preparação para a devoção via sacra).

A imagem que representa um estágio de via sacra quase sempre mostra a Cruz de alguma forma, sejam com Cristo pregado nela, seja Ele com ela nas costas, ou de outra forma. Mas nem sempre. Vejam Via Crúcis, na Wikipédia.

Acredito que respondi acima.

Para vias sacras tem a possibilidade de criar uma relação como eu fiz aqui p.ex.
http://geschichtskarten.openstreetmap.de/historische_objekte/translate/pt-br/index-pt-br.html?zoom=18&lat=47.25012&lon=11.32681&layers=B0000000FFFFFFTFFTFT
No mapa vai aparecer um ícone maior no meio e todos os elementos estão sendo iluminado enquanto o mouse passa o ícone maior.

Estou mapeando enquanto eu faço mountainbike com gps e câmera digital. Como os mapas de caminhadas tradicionais dos Alpes contem cruzes e capelas eu estou tirando fotos quando eu passo nestes na mata e depois mapeio tb.
Ex. para mapa tradicional: http://www.austrianmap.at/amap/index.php
(No zoom maximo vão aparecer cruzes e alminhas tb)

Como estes objetos estão sendo mostrado no mapa de objetos históricos eu me interessei para este mapa também.
Turistas podem se interessar para objetos históricos p.ex. assim eu acho legal este mapa.

Eu fiz o trabalho de traduzir o mapa de objetos históricos para o português. Tem partes que ainda estão precisando de tradução para o português p.ex. partes do wiki e algumas adições novas que tem falta de tradução para o português. Eu não tive muito tempo para trabalhar na tradução. Talvez tem outra pessoa que tem tempo e interesse para trabalhar na tradução

Um monumento em geral é uma estrutura bem grande, com possibilidade de entrar nela. Um memorial e uma estatua ou placa ou coisa parecida que lembra a uma pessoa ou acontecimentos históricos ou coisas parecidas.

Depois tem p.ex. historic=wayside_shrine que é usado para coisas religiosas.
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/DE:Tag:historic%3Dwayside_shrine

Para pessoas que morreram em acidentes no transito provavelmente historic=memorial é mais apropriado. P.ex. como alguém usou aqui:
http://geschichtskarten.openstreetmap.de/historische_objekte/translate/pt-br/index-pt-br.html?zoom=14&lat=47.5593&lon=12.31994&layers=B0000000FFFFFFTFFTFT&detail=0

  • placas e cruzes para lembrar a pessoas que morreram em acidentes nas montanhas.
    Com o tag memorial:type da para especificar mais o tipo de memorial.

Aqui no RJ fiz assim: http://www.openstreetmap.org/node/2256422504#map=19/-22.82624/-43.31432

Se trata de uma Ghost Bike, uma bicicleta branca presa num poste ou fincada no chão, de forma semelhante a uma cruz de estrada.

(Eu sou o de camisa verde.)

[]s