Tutorial: Copiar conteúdo do fórum para o wiki

Aqui.

Talvez eu tenha de colocar algumas imagens. Sem imagens. Qualquer dúvida ou dificuldade, por favor, pergunte-me, para que eu possa fazer melhor.

Nossa. Eu uso Linux há uns anos e acho que um usuário médio ficaria meio espantado com a quantidade de comandos. (Sem falar que a maioria dos colaboradores do OSM não usa Linux.)

Uma forma talvez mais tangível prum usuário não tão técnico e que funciona em qualquer sistema operacional é clicar em Quote na mensagem do fórum, copiar o texto (Ctrl+C), daí abrir o artigo lá no wiki, colar (Ctrl+V) e adaptar as ocorrências de bold italic, underline, url, code, e quote. Uma busca textual simples pelos BBCodes resolve isso. As de img são as mais trabalhosas - é necessário fazer o upload de cada uma das imagens. Mas pelo menos assim não se corre tanto o risco de copiar uma imagem de uma fonte externa, com copyright.

(Não que usar os comandos seja errado - bem pelo contrário -, é só que poucas pessoas conseguiriam usá-lo.)

Fernando Trebien, eu não sei se fui dormir mais insatisfeito ou cansado. Vou defender a existência do tutorial não por estar achando-o uma maravilha. Não estou. Sei que várias coisas podem dar errado pela imaturidade do script. Mas o tutorial também não é destinado a todos que queiram um Control+C Control+V no sentido Fórum → Wiki. É para quem quer mover/copiar para o wiki um post longo e cheio de imagens (principalmente), seguindo as boas práticas de upload num menor espaço de tempo.

Experimente simular a migração de “Como criar restrições de conversão com o iD” usando o seu método manual e usando o método Pt-br:Tutorial:Copiar conteúdo do fórum para o wiki. Com certeza, acontecerá que você ainda achará que teve ou teria muito trabalho com o segundo método; nisso influi que na primeira vez faz-se necessário a etapa 1: “Instalar as dependências”.

O negócio é que realmente serão apenas 6 comandos muito simples no fluxo de trabalho normal:


 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO export
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO download
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO write
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO rename
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO pages

E na verdade eu ainda posso facilmente deixar somente em dois, numa próxima versão de osm-bb2wiki.sh :


 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO begin
 bash osm-bb2wiki.sh PROJETO end

Vantagens

Nenhuma edição de código, a não ser a edição do arquivo PROJETO-files.txt.

Nenhum download manual.

Nenhuma renomeação manual; só dentro da edição de PROJETO-files.txt.

O wizard de upload das imagens fica de preenchimento mais simplificado possível. Toda a informação a respeito das imagens esteve numa única tela, o editor de texto com PROJETO-files.txt aberto. Tornando mais fácil de padronizar a informação de todas as imagens de um único tutorial. Assim foi muito prático imitar sua forma de deixar os arquivos de imagem no wiki. Compare os códigos wiki das páginas dos arquivos que nós dois enviamos. Eu lhe imitei em tudo, apenas editando PROJETO-files.txt.

O trabalho fica sendo semi-automático. Além dos comandos acima (que poderão tornar-se apenas um “begin” e um “end”), só um monte de Control+C Control+V “burros” faz-se necessário entre PROJETO-pages.txt e as páginas dos arquivos hospedados no wiki, além do Control+C Control+V “quase completamente burro” entre PROJETO-wiki-final.txt e a página wiki do tutorial. Mais automatizado do que isso, só se o script fosse um software com interface gráfica e ainda fosse conectado como bot, ao wiki.

No caso da migração de um tutorial menor e sem imagens, tal como o “Mapeando características de vias com o Osmtracker”, podemos — assim que eu descansar e melhorar o script — chegar a precisar apenas do seguinte:

  1. bash osm-bb2wiki.sh PROJETO begin

  2. bash osm-bb2wiki.sh PROJETO end

  3. Control+C Control+V “quase completamente ou até completamente burro” de PROJETO-wiki-final.sh para o código da nova página no wiki

Cara, só um detalhe: 95% das pessoas envolvidas com o OSM não têm aprofundamento em informática. Não estou dizendo que o teu tutorial está ruim, só estou dizendo que acho válido uma dica lá no começo pra quem não é programador/sysadmin. :smiley:

Eu entendo, Fernando Trebien. Fique tranquilo. Mas, por favor, escreva o aviso lá em meu lugar. Eu não sei como dizer.

E fiquem à vontade para também alterar o próprio conteúdo do tutorial. Se eu discordar de algo, a gente conversa aqui. O tutorial recebeu conteúdo hoje à tarde, duas novas seções.

Está ótimo. Obrigado.