Solicitação de tutoriais

Poste aqui os assuntos complicados que você gostaria de ver tratados num tutorial detalhado. Não tem data nem responsável primário pela elaboração, esse post é mais para guardar idéias. Quem tiver tempo livre daí pode escolher um tutorial interessante.

Se você concorda com uma sugestão de outra pessoa, reposte-a colocando um +1. Isso ajuda a determinar qual o tutorial mais importante.

Vou começar colocando um assunto que circulou pela talk-br: uso de imagens/mapas como fundo no JOSM usando a extensão PicLayer. Já foi discutido aqui, só falta colocar numa forma elaborada pra facilitar a leitura.

Trazendo de #15 do tópico “Como criar restrições de conversão com o iD”:

Adicionando:

  • Formas geométricas contendo curvas

  • Customização e utilização de OSMTracker — ref.: CustomButtonsLayouts

  • Mapeamento por fotos — cf. tópico
    [list=*]

  • Máquina fotográfica simples + GPS ou smartphone *

  • Dicas do que e como fotografar

  • Hospedagem de material usado como matéria prima de mapeamento

[/*] [*]Uso do wiki
  • Processo recomendado de Consulta

  • Processo recomendado de Edição

  • Processo recomendado de Tradução

  • Processo recomendado de Conversação

[/*] [*]Criação de fluxogramas[/*] [*]O que o IBGE nos entrega[/*] [*]O que outros órgãos públicos podem nos entregar[/*] [*]RBMC[/*] [*]Datum[/*] [*]WMS[/*] [*]OruxMaps para navegação terrestre com track ou overlay de camada KML[/*] [*]Estilos CSS e renderização no OSM[/*] [*]Estilos CSS e renderização particular para testes e formulação de propostas[/*] [*]Perfis de colaboradores[/*] [*]Básico sobre licenças e legalidade[/*] [*]Os fluxos de trabalho mais úteis do JOSM
  • Trabalho a partir de um arquivo .osm anterior

  • Camadas

[/*] [/list]
  • Esse tutorial já existe mas pode ser exposto com mais clareza.

Várias coisas do que eu listo acima, eu sei fazer. Não necessariamente como vocês fazem.

Tá, assim, vamos colocar isso numa ordem de prioridade/importância? Complicado alguém saber por onde começar. :stuck_out_tongue:

Concordo. E essa prioridade deve entrar em discussão. Vamos usar o wiki? Crio a página “WikiProject Brazil/Tutoriais”?

Atualização: estou trabalhando WikiProject Brazil/Tutoriais como proposta inicial.

Eu terminei a a proposta inicial: WikiProject Brazil/Tutoriais. Vamos discutir tudo. Sem discussões, sintam-se livres para as edições menores. Quanto às edições maiores, vamos discutir. Começando pelo cabeçalho da tabela e sua legenda. Isso foi como um brainstorming. Eu ficaria triste se a questão fosse a eliminação da página, mas ainda assim eu não teria o que fazer além de apresentar uma defesa.

Gostei da ideia. Vou escrever algumas coisas que eu julgo interessante aqui no fórum e você linka por lá, pode ser?

[]s

Sim. Seria para isso também, como declarado sem detalhes lá no topo da página. Qualquer um pode atualizar a tabela com o que tiver ou ligando material público alheio.

Mais um: http://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=24458 :slight_smile:

Já está lá. Você pode “vigiar” a página.

Valeu :slight_smile:

Se esses materias vão ser agregados em algum lugar, eu escrevi um tutorial (para uma tarefa bem especializada, é verdade) aqui: https://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/Unidades_de_conserva%C3%A7%C3%A3o#Como_mapear_uma_unidade_de_conserva.C3.A7.C3.A3o_a_partir_da_legisla.C3.A7.C3.A3o

Não me ocorre nada no momento, mas talvez haja outros tipos de coisas que possuem memoriais descritivos (na lei ou em outro lugar) e possam ser mapeados através desse processo.

Augusto S, está beleza! Isso é, sim, um tutorial. E eu já quis saber desses assuntos. Claro que eu não percebia que eu podia ir buscar em leis.

Adicionei sua contribuição em uma nova seção da tabela: “Importação ou chair mapping”.

Os demais participantes do tópico não vão fazer suas observações, análises, alterações, aprovações ou confrontações?

Gostei das categorias. Quando eu tiver tempo vou fazendo tutoriais dos diferentes assuntos.

Agora, vocês acham que o lugar mais adequado para os tutoriais deveria ser o wiki, e não o fórum, afim de que se possa construí-los colaborativamente? Me ocorreu este pensamento. :slight_smile:

[]s

Eu acho que tem dois caminhos possíveis:

  • você pode postar o tutorial aqui (se for só um rascunho ou se não tiver pensado muito a fundo), ouvir os comentários/dúvidas, e daí passar uma versão mais final pro wiki; ou
  • você pode escrever direto no wiki, criar um post no fórum pra discussão, e vincular esse post a partir do wiki (acho muito imprática a página de discussão do wiki, só pra coisas mais oficiais/graves mesmo)

Já que esse assunto explodiu agora, eu comecei nesse fim de semana um tutorial de restrições de conversão (está inacabado, mas quero acabar ainda hoje) e já deixei ele pronto pra que os tutoriais futuros acabem automaticamente numa categoria de tutoriais brasileiros. Se vocês seguirem essa estrutura, fica mais fácil de achar e organizar depois, e dá pra vincular a página da categoria dos tutoriais direto na página principal do projeto brasileiro.

A idéia era seguir o segundo caminho: escrever no wiki, abrir um post a respeito no fórum, e vincular um no outro.

Estou achando muito interessante a agilidade do fórum. Também simpatizo com a ideia de ter, pelo menos na primeira versão do tutorial, a autoria bem individualizada.

Mas sou a favor de que os tutoriais originais sejam aperfeiçoados colaborativamente no wiki, se o autor concordar.

Eu concordo com tudo que o Fernando Trebien escreveu em #15. Mas eu também penso ser interessante alguns autores escolherem começar pelo fórum por causa da agilidade/familiaridade com a ferramenta. Eu tenho algum script ou receita de uso de conversor que converte BBCode na linguagem do Mediawiki, se não me engano…

O wiki talvez seja mais colaborativo do que o fórum. :stuck_out_tongue:

Com certeza é. Editei #16; e acrescentei um parágrafo.

Claro que é melhor os tutoriais no wiki serem reunidos em Category:Pt-br:Tutorial. +1

+1000.

Alexandre, você faria a migração dos dois que eu escrevi para lá e postaria o link nos respectivos tópicos?

[]s

Nighto, sim. Farei.

Atualização: os dois tutoriais de Nighto foram convertidos de HTML (interface pública do fórum) para dialeto MediaWiki, e copiados no wiki do OSM usando-se um processo semi-automático. Estou escrevendo um tutorial ensinando a fazer isso.