Mapeando POIs somente com anotações em papel e lápis

Pessoal,

por diversas vezes, faço levantamento de POIs em regiões densas (ruas estreitas, prédios muito altos) sem usar aparelho GPS, somente anotando com papel e lápis ou no smartphone sem geolocalizar (anotando no Evernote, por exemplo). Isso aqui no Rio, que tem imagens de satélite em alta resolução (observação importante!).

Costumo fazer assim: Para cada quarteirão, vou anotando:

Rua tal, esquina com rua tal, lado esquerdo
[123 Edifício XPTO
restaurante xpto, Loja 1, telefone tal, site tal
bar xpto, Loja 2 etc.
(entrada do edifício), árvore em frente
farmácia xpto, etc.
]
[125 edifício exemplo]
[…]

e assim vai. Usando [colchetes] para agrupar os POIs que ficam em um único prédio (que tem contorno facilmente reconhecível pelas imagens de satélite) (basta olhar para cima :wink: ) e anotando todos os pontos daquele determinado quarteirão. Depois é só jogar no OSM.

Você também mapeia desta forma? Comente aí.

[]s

Quando já tem as ruas mapeadas, eu gosto de imprimir o próprio mapa. Daí eu vou acrescentando números no papel e, no verso, a descrição. :smiley:

Abraços, Linhares

Com ou sem GPS, prefiro tirar foto de fachada e placas de cada POI. É mais rápido. Chama mais a atenção mas acho que ainda assim corro menos risco de ser assaltado. Fico menos distraído e posso ter mais cuidado. É claro que evito fazer isso em zonas mais movimentadas e perigosas (de alguém tomar o equipamento da minha mão :roll_eyes:).

Pretendo fazer um suporte de madeira para a bicicleta, para caneta, papel e smartphone. Já tenho para adaptar, na realidade. É uma geringonça e algumas pessoas podem rir de mim, mas eu não me importo. :smiley:

De bicicleta, é legal usar aqueles suportes de bicicleta speed para cotovelo, desses aqui:

Dá para deixar uma prancheta presa nele facilmente, basta fazer uns furinhos e prender com lacre plástico. :slight_smile:

Não gosto muito de tirar foto porque chama atenção demais, às vezes as pessoas ficam olhando mal encaradas, achando que eu estou tirando foto para denunciar etc., e nem sempre tenho paciência para isso.

[]s

Prender o smartphone ainda seria um problema. E eu tenho uma desculpa: meu suporte de madeira, além de ser feito sob medida, não atrai ladrão. Aliás, minha bicicleta é boa pra mim mas também não atrai ladrão :laughing:.

É verdade. Mas duas coisas podem ajudar para não termos essas situações: 1) muita movimentação e muitos POI’s próximos um do outro; ou 2) não haver pessoas olhando e não fazermos “pantinho”, fazermos a coisa com naturalidade.

Aquelas camisas e folders, dos quais se falou em tópico mais antigo, poderiam ajudar muito nesse sentido. As pessoas precisam perceber que é um levantamento que estamos fazendo. Alguns dos ladrões em potencial teriam até pena de nos roubar :laughing:.

Já mapeei ( no TRC ) com um celular fixado no parabrisa, filmando.

é só escolher um lado da via, quase sempre do lado direito.

Daí, chegando em casa, assistir filminho e mapear o que encontrou.

Fica tão mais fácil quanto se conhece a área.

Também já mapeei com vídeo, no meu caso usando uma câmera GoPro no capacete de ciclismo.

[]s

E tu ker + o q?!

hahahaha

é que dá mais trabalho, tem que ficar vendo o vídeo em casa, avançando… hehehe :stuck_out_tongue:

[]s

Ela não tem uma espécie de controle remoto para usar em campo? Para disparar fotografia ou pausar gravação…

Tem a técnica molecular !

Tu diz, moleque, vai ali e pega o número daquela casa…

Dá para usar o celular como controle remoto wifi. Mas não é tão prático, para isso eu usaria o próprio celular mesmo.

[]s

Se for possível configurar botões físicos do celular como atalho…

Hoje andando de ônibus por Porto Alegre aproveitei para coletar muitos pontos com o GPS, mas não dava tempo para digitar, a não ser que perdesse muitos pointos. Marquei os pontos e anotei o que eram num papel tomando cuidado com a sequência. Depois conciliarei a lista com a sequencia de waypoints criados.

Pode-se gravar waypoints numerados e anotar no papel relacionando com o número. Ou gravar um waypoint qualquer e anotar no papel hh:mm:ss aproximados.