Administração do fórum

Eu gostaria de poder solicitar em português algumas coisas à administração do fórum. Há algum moderador que fale português? Se não, quais deles estariam mais próximos do projeto brasileiro?

Tenho consciência de ter colocado questões dentro de tópicos que haviam sido criados para tratar outros assuntos. Quero determinar pacotes de mensagens pergunta/resposta e solicitar que sejam movidas para novos tópicos, para não deixar diminuída a qualidade do fórum devido a discussões mal organizadas.

Fóruns estão cheios de posts que fogem ao tópico, eu não me estressaria com isso. :smiley:

Mas me permita lhe esclarecer: moderador não é administrador. Moderador só tem o poder de remover posts inadequados. E o administrador do fórum só fala inglês e holandês, até onde eu sei.

Se for só 1 post dentro da linha de conversa, você mesmo pode fazer algo bem parecido (bom o bastante) da seguinte forma:

  • abra os tópicos sobre os assuntos desejados, se já não estiverem abertos
  • clique em “Quote” na sua mensagem e copie o texto gerado
  • vá para o tópico certo e poste lá o texto “quoted” (talvez descrevendo antes do bloco “quote” por que você está postando isso)
  • no tópico original, clique em “Edit” e substitua o seu texto por um link para o seu post no outro tópico

Só que se alguém respondeu à sua pergunta, o ideal seria mover a conversa inteira para o outro tópico. Daí só um trabalho coordenado.

Geralmente isso é pouco necessário, não tem ninguém lendo o fórum de cabo a rabo (imagine isso no fórum alemão ou no russo, cada um com 140 mil posts). Fóruns são naturalmente meio caóticos (assim como listas de e-mail), espera-se que os leitores saibam selecionar o que lêem, mas quem escreve pode ajudar nisso fazendo posts pequenos e tratando de um assunto só por mensagem. (O título do tópico deve ser bem descritivo do seu conteúdo também, assim quem não está interessado sequer vai começar a ler as mensagens. Do que uma pessoa qualquer pensaria que este tópico trata ao ler o seu título na lista de tópicos?)

Muitas das coisas que surgem em fóruns e em listas de discussão acabam indo pro wiki depois de bem discutidas. Lá sim o texto tem que ser bem organizado pra permitir uma leitura integral, sem pausas ou divagações.

Fernando Trebien, eu conhecia todas essas orientações e infelizmente não as observei. Em 2002 ou 2003 eu já participava de newsgroups. Dessa vez, aqui na Comunidade OSM, eu estava demasiadamente ansioso e querendo participar e sanar um monte de dúvidas. Ainda tenho várias. Depois percebi que fui praticamente o único que chegou bagunçando a casa.

Desculpem-me! Estou com vergonha.

Eu li o sub-fórum “users: Brazil” de cabo a rabo.

Legal que você leu todo o fórum! Você é uma exceção à regra. :smiley:

Não tem do que se envergonhar, fóruns são assim mesmo. E este recém foi aberto.

Eu postei isto no outro tópico, mas pelo que eu li aqui não temos esperança…

Alexandre, sobre você ler todo o fórum, eu tenho a dizer: “Diga não às drogas!” :laughing:
Brincadeira, eu gosto do fórum porque permite que cada um leia as informações a seu próprio tempo. O meu, por exemplo, é bem devagar…

Abraços, Linhares

Isso é muito importante. Eu tive tempo (prioridade), então li muito. Outra coisa importante é que o fórum permite uma formatação rica e editável. E o principal: o monitoramento de tópicos individuais. Fora que “o histórico já é o fórum”, a cores.