Como criar restrições de conversão com o iD

Inspirado pela dúvida do Alexandre Magno nesse tópico, procurei por um tutorial de como se criar uma restrição de conversão usando o iD e não encontrei, por este motivo resolvi criar um.

Suponha que na esquina da Rua Juvêncio de Menezes com a Rua Capitão Cruz exista uma placa de proibido converter a esquerda na posição indicada:

Ao entrar no modo de edição, note que as ruas se cruzam no ponto cinza:

Divida as vias das ruas no ponto do cruzamento clicando neste ponto cinza e clicando no ícone da tesoura:

Note que ao fazer isso, as duas ruas viram 4 vias, separadas pelo cruzamento:

Clique na rua anterior a placa (no exemplo, a parte sul da Rua Juvêncio de Menezes) e clique no último botão + abaixo de Todas as Relações no painel da esquerda (pode ser necessário rolar o painel para baixo):

Clique em “Nova Relação…”. Será aberto o painel a seguir:

Clique em “Restrição”. Será aberto o painel a seguir:

O campo “Nome” pode deixar vazio. No campo “Tipo”, escolha o tipo de restrição adequado. Neste exemplo é “no left_turn”. Mais abaixo, em Todos os Membros, a rua selecionada estará listada. Nela, há o campo “Papel”. Preencha com a palavra “from” e tecle Enter:

Clique no ponto do cruzamento, escolha a última opção “Outro”, clique no botão + abaixo de “Todas as Relações” e escolha a “Restrição”. Em “Papel”, preencha com a palavra “via” e tecle Enter:

Por fim, clique na outra via, clique bo botão + abaixo de “Todas as Relações”, clique em “Restrição” e preencha o “Papel” com a palavra “to”:

É só isso! Para conferir a restrição, clique no link “Restrição” (acima do campo aonde você preencheu o papel):

Agora é só salvar as alterações - de preferência com um comentário significativo, como “Restrição de conversão a esquerda entre as ruas tais e tais”. :slight_smile:

Qualquer dúvida, não deixe de perguntar.

[]s

Sugiro que ao final do tutorial você apresente em linhas gerais o caminho de estudo que fez para aprender isso, o chamado “caminho das pedras”. Para que possamos aprender a criar relações de outros tipos a partir de um estudo autodidata facilitado.

Sete anos de experiência com o projeto, leitura da wiki e (principalmente) tentativa e erro :slight_smile:

[]s

Eu aprendi a usar o iD por tentativa e erro, viu. Tem alguns tutoriais no YouTube, e tem páginas espalhadas pela Internet. Certamente ajuda já ter alguma experiência com o JOSM, que exige ler boa parte do wiki em inglês, que te leva a conhecer a fundo o funcionamento do OSM por trás dos panos (editores como o iD e o Potlatch apresentam uma visão maquiada daquilo que realmente acontece; o objetivo é simplificar, mas nem sempre dá pra simplificar tudo).

Eu estava pensando na sequência de links para as páginas wiki que teriam sido imediatamente úteis na geração do conhecimento desse tutorial.

Aí que tá, não tem uma sequência. Você lê um pouco, mapeia um pouco, pensa sobre o que fez, sobre o que os outros fizeram, volta atrás pra remapear algo, pensa mais um pouco, surgem dúvidas, você vai atrás das respostas, e com isso você vai refinando o seu próprio conhecimento. Mas como você é novo no OSM, nada melhor do que você começar a compilar esses links à medida que os vai encontrando e quem sabe abrir um tópico aqui ou uma página no wiki sobre isso.

Recomendo utilizar o seguinte site para verificar as restrições de curva da sua cidade no OSM: http://map.comlu.com/

Esse site é legal, mas eu acho ele um pouco imprático. O que eu sempre recomendo é fazer testes de roteamento numa região que sofreu edições recentes usando o OSRM em cada cruzamento, assim:

  1. Para cada combinação de entrada e saída permitida, verificar se o roteador calcula uma rota direta, sem desvios inesperados. Veja um exemplo.
  2. Para cada combinação de entrada e saída proibida (especialmente retornos), verificar se o roteador calcula não calcula uma rota indireta, e ao invés disso prefere fazer voltas. Veja um exemplo.

Por que fazer assim:

  • nem tudo precisa de restrição de conversão, às vezes um “oneway=yes” no pedacinho que liga os dois lados da via já basta
  • é fácil esquecer de uma combinação, então fazendo assim é mais fácil lembrar de todas (basta colocar o marcador numa entrada, daí mover o outro para cada uma das saídas; daí repetir para outra entrada, etc. etc.)

Não entendi que parte é imprática. Só tem duas coisas que eu melhoraria: (1) adicionar busca por nome; e (2) permitir um zoom maior, porquê pode ser necessário em algumas situações.
Pode ser criado um permalink para a área que quer verificar, por exemplo para Porto Alegre: http://map.comlu.com/?zoom=14&lat=-30.02961&lon=-51.20316&layer=Mapquest%20Open&overlays=TTT
Esse site também avisa sobre restrições de curva redundantes (e o validador do JOSM também).

Falando no JOSM, vejam o plugin Turn Restrictions, que é bem melhor de criar restrições de curva do que no iD.

Quero dizer que ele não torna evidente quando você esqueceu de adicionar uma restrição (especialmente quando mapeador não sabe bem como funcionam os algoritmos de roteametno). A forma mais rápida de se dar conta disso é testando o roteamento exaustivamente.

Faz um bom tempo que eu sei disso. :sunglasses:

Fernando Trebien, Nighto fez esse caminho antes de mim e certamente há um trajeto que ele poderia tentar representar com uma lista de hiperligações.

Obrigado, Nighto. Para mim, que tenho apenas 25 dias de OSM, seu tutorial ajudou bastante.

+1

Valeu pessoal! Vocês tem alguma sugestão de assunto para que eu possa fazer esse tipo de passo-a-passo?

[]s

  • Rotas de ônibus
  • Fronteiras administrativas
  • Deslocamento de ruas
  • Rotatórias

Beleza, quando tiver um tempinho mostro como faz os dois últimos, que são bem simples. Os outros dois é melhor fazer no JOSM mesmo.

[]s

Este tutorial agora está no wiki: Pt-br:Tutorial:Como criar restrições de conversão com o iD.

Nighto, fiz o upload das imagens declarando CC BY-SA 2.0, que era o modo mais restritivo possível. Se você preferir, coloque elas em domínio público ou aumente a versão da licença.

Se eu eu fiz algo errado quanto à licença dessas imagens, por favor, alguém me diga aí.

CC-BY-SA tá de boa! :slight_smile:

[]s

Pessoal,

Apenas para atualizar o tópico gostaria de citar os videos do Márcio Soares no youtube.

Aprendi a editar as restrições no ID com este video:
http://youtu.be/FuEu2eCZkKU

E acabo de descobrir a versão para o JOSM que ainda vou estudar:
http://youtu.be/X9eqd49r3Qc

Quando vou inserir/corrigir/atualizar uma restrição de manobra acho que a visualização no ID ainda é mais eficiente.

[]s.